Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



segunda-feira, 31 de maio de 2010

ENCONTRO DE DANÇA EM CUBATÃO LOTA GINÁSIO DO PITA


Mais de 150 bailarinos se apresentaram no Tributo à Roseli Rodrigues. Foram 23 coreografias de tirar o fôlego!

Superando a expectativa do público, o Encontro de Dança “tributo a Roseli Rodrigues” foi um espetáculo diversificado. Organizado pela Cia de Dança da Sinfônica de Cubatão, o festival reuniu 14 equipes e mais de 100 bailarinos no palco. Coreografias de balé clássico, contemporâneo, jazz, street dance e estilo livre formaram um verdadeiro mosaico de dança na noite deste domingo (30/5) garantindo lotação completa das arquibancadas do Ginásio do Pita que teve a quadra transformada em um palco para as apresentações, com estrutura de som, iluminação e demarcação do piso com linóleo.

O Encontro recebeu este nome em homenagem a uma das coreógrafas mais importantes da atualidade, Roseli Rodrigues, que morreu em março deste ano. Em sua sólida carreira e durante os 30 anos que esteve à frente da Cia Raça, arrebanhou mais de 80 prêmios, entre eles, a indicação para o Troféu Mambembe do Ministério da Cultura, como melhor coreógrafa. E a noite de espetáculos teve início com um vídeo homenageando vida e carreira dessa grande bailarina, emocionando todo o público.

A mostra foi aberta em grande estilo com “Lamentos do mar”, da Cia de Dança da Sinfônica. A coreografia venceu a etapa regional do Mapa Cultural Paulista e a Cia será a representante da Baixada Santista na etapa estadual do Festival em junho. Contando a história do cotidiano de uma vila de pescadores, narra uma história de amor, retratando as alegrias e dores desses trabalhadores.

E seguiram as apresentações nos mais variados estilos, reunindo as bailarinas que iniciaram os primeiros passos há pouco tempo e aqueles que já tem a dança como profissão. Participaram as companhias: Backstage Centro de Dança, Grupo Alfa, Cia de Dança da Sociedade São Vicente de Paulo, Pequena Essência, Centro da Juventude da Zona Noroeste de Santos, Grupo Pivô, Silia & Ceci Dance Theatre, Unip Dança e Grupo de Dança do BEC (Banda Escola de Cubatão). Destaque para a Cia Etra, de Fortaleza, no Ceará. Com a coreografia “Entre salas”, a dupla que veio de tão longe, encantou com o dueto de dança contemporânea, estilo que sempre nos traz o inesperado.
A Cia Etra de Dança Contemporânea veio de Fortaleza, CE

O Festival reuniu os melhores grupos da região. Um deles foi Cia Loucos por Dança, de Santos. O grupo foi selecionado para participar do Campeonato Nacional de Dança de Rua no Programa da Xuxa, na Rede Globo. O Brasil todo se inscreveu mas apenas 12 grupos foram selecionados e Cia Loucos por Dança foi um deles. A equipe apresentou a coreografia “Duas caras” e encantou a platéia com a precisão dos movimentos.
Momento único aconteceu quando a Cia de Dança da Sinfônica se apresentou junto com o Balé sobre rodas da Casa da Esperança.

A coreografia “Memory” foi sensível e emocionante, criando um clima de integração e superação dos limites. Para o coreógrafo da Cia, Zeca Rodrigues, trabalhar com os cadeirantes foi um desafio: “Fazer esse trabalho foi uma das grandes emoções da minha vida”, afirmou o coreógrafo, durante a apresentação do grupo. A platéia aplaudiu em pé.

A noite terminou ao som dos anos 50, com a estréia da coreografia “Golden Days” da Cia de Dança da Sinfônica. Esses chamados “Anos Dourados”, com quebra de protocolos, mudanças culturais radicais, faziam dos bailes o centro da vida dessa juventude “transviada”. E toda essa magia foi transportada para o palco. Figurino impecável, com direito a vestido de cetim e muito glamour na maquiagem, rabos-de-cavalo à la Brigite Bardot, coques gigantes. E uma coreografia genial, alegre, colorida cheia de jazz.


Foi a estréia da coreografia "Golden Days" que trouxe todo glamour da década de 50

A sensação é de fomos realmente transportados para aquela época, afinal, quem nunca quis dar uma passada na década de 50? Superando as expectativas da organização, o Festival foi um grande espaço de confraternização e troca de experiências para os bailarinos, e de contemplação para quem acompanhou a mostra.

3 comentários:

Anônimo disse...

Amoo linduh ... num deu pra mim ir mais eu sei q. num vai falta oportunidades eles sao d mais

Anônimo disse...

u[e, ninguêm falou da X MOSTRA DE DANÇA ´PALCO & CIA´ que foi no C.E. ´Castello Branco' no dia 19 de junho! Digníssimo de nota o grupo municipal de dança ´Palco & Cia´ com a performance de ´RUTÁ´!
Grato.
http://www.myspace.com/gabbrielleschi

juliana disse...

foi lindo meu irmao dançou foi perfeito
se alguem tiver fotos do dia me passa por favor bjus

Postar um comentário