Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



sexta-feira, 28 de maio de 2010

BANDA SINFÔNICA DE CUBATÃO E BANDA MARCIAL PARTICIPAM DO "CORETO PAULISTA"


As apresentações acontecem dias 1 e 3 de junho em Tatuí, interior do estado. Banda Sinfônica e Coral Zanzalá levarão o espetáculo “Queen Sinfônico”.

Antes de existirem os Conservatórios, eram as bandas que formavam os músicos pelo estado de São Paulo. Elas se apresentavam nos coretos que serviam de ponto de encontro e lazer da população. Bandas e coretos se transformaram em uma tradição paulista e por que não dizer, brasileira? Foi desta idéia, de resgatar as bandas como núcleos de educação musical, que surgiu o projeto “Coreto Paulista” que compreende apresentações e oficinas com músicos de bandas de várias partes do estado.

E pelo terceiro ano consecutivo, Grupos Artísticos de Cubatão são convidados a participar do evento. Em 2010, Banda Sinfônica e Banda Marcial se apresentam na cidade de Tatuí e dividirão a atenção com outros 24 bandas, fanfarras e grupos musicais. O Festival vai de 28/5 a 6/6. Além do incentivo à continuidade de tais grupos, a comunidade receberá, por meio do Coreto Paulista, apresentações gratuitas desses grupos em praças, conchas acústicas e teatros de Tatuí.

A Banda Marcial de Cubatão se apresentará, por exemplo, no dia 1/6 às 20h no Teatro Procópio Ferreira, no Conservatório de Tatuí. O repertório será bastante diferenciado, composto por trilhas sonoras de filmes como “De volta pra o futuro”, “Harry Potter e a pedra filosofal”, “Jurassic Park”, “King Kong”, “Piratas do Caribe”, “Flinstones”, entre outros. Com essas canções, a Banda Marcial traz ao público, a possibilidade de recordar imagens, de refazer o clima e as emoções de cada história. É a interpretação dos músicos da Marcial que vai transportar cada um, emocionalmente, ao mundo mágico do cinema.

A Banda Marcial vai encantar com temas musicais de filmes

O Coreto paulista contará, também, com o espetáculo “Queen Sinfônico”, da Banda Sinfônica de Cubatão e Coral Zanzalá. Os 140 artistas estarão em um palco montado na Concha Acústica de Tatuí, dia 3/6 às 20h, apresentando as canções que encantaram o mundo inteiro na voz de Freddie Mercury, a estrela maior da banda de rock Queen. Em um trabalho cheio de detalhes, Sinfônica e Coral realizarão, mais uma vez, um projeto surpreendente, de excelente qualidade artística. As músicas, originalmente compostas para uma banda de rock, receberam versões coral-sinfônicas, criadas com exclusividade por João Victor Bota, como “Bohemian Rhapsodie”, “Somebody to love”, “Crazy little thing called love”, “How can I go on” receberam uma nova roupagem.

A direção musical de Marcos Sadao Shirakawa traz novamente a ousadia, praticamente marca registrada dele, que é o maestro titular Sinfônica. Destaque também para as maestrinas Maria Fernanda dos Santos Tavares e Nailse Cruz, respectivamente, regente titular e regente assistente do Zanzalá, responsáveis pelo trabalho de preparação dos solistas e demais atuações vocais que terá a participação do cantor convidado, Fabrício Rodrigues. Outras informações sobre a Sinfônica estão no www.sinfonicadecubatao.org.br

Além das apresentações gratuitas e simultâneas na cidade, o Coreto paulista terá, além da troca de experiências entre as dezenas de conjuntos participantes, um trabalho pedagógico com músicos convidados entre os de primeira grandeza do gênero: um verdadeiro centro de aperfeiçoamento, divulgação, pesquisa, troca de repertório e doação de instrumentos para que cada cidade, cada banda, cada coreto municipal se transforme em celeiro de novos artistas. A programação completa está disponível no site www.coretopaulista.com.br .

Nenhum comentário:

Postar um comentário