Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



sexta-feira, 28 de maio de 2010

CONCERTOS DIDÁTICOS EM ESCOLAS PÚBLICAS


Banda Sinfônica e Programa BEC levam música de qualidade a alunos do vale Verde e Vila Light. É o projeto “Concertos Didáticos”.

Nem só de matemática e português se faz um bom aluno. Por entender que é importante o convívio do jovem com a música clássica desde cedo, a Banda Sinfônica de Cubatão e o Programa BEC presentearam escolas públicas com o projeto Concertos Didáticos. As apresentações aconteceram nesta sexta-feira (28/5) para estudantes da Vila Light e do Vale Verde.

Na UME Mário de Oliveira Moreira (Vale Verde), o pátio da escola se transformou em uma sala de concerto para receber os professores e alunos do Programa BEC – Banda Escola de Cubatão. Foram duas apresentações que reuniram mais de 300 alunos e o resultado foi de arrepiar! Pela manhã, a Camerata de Violões do BEC trouxe músicas do folclores brasileiro, música popular e estrangeiras, também.
Entre uma canção e outra, a professora Deblas Alves explicou a diferença entre um violeiro e um violonista, e o quanto os alunos do BEC estudaram para estar ali, se apresentando e fazendo bonito. No período da tarde, a Orquestra da Cordas do BEC deu o tom e simplesmente encantou os estudantes. O repertório, eclético, que mesclou música popular e erudita, prendeu a atenção de todos.

Já a Escola Henry Borden (Vila Light) recebeu uma formação menor da Banda Sinfônica. Silêncio total no pátio do colégio. De olhos fechados, a platéia escutava com atenção as instruções do maestro, que, calmamente, contando de um a cinco, pedia a todos que relaxassem. Após o exercício, era a hora dos ficarem de ouvidos bem atentos, pois a sinfonia estava prestes a começar. Também foram duas sessões de apresentações: uma no período da manhã e outra, à tarde.

De olhos vidrados, meninos e meninas acompanharam um repertório que foi do clássico (compositores como Beethoven, Bach) até canções temas de desenhos animados e programas de TV. Além da apresentação musical, o maestro assistente, Ulysses Damacena, fez uma pequena introdução explicando às crianças o que é a Banda Sinfônica, tira dúvidas sobre alguns instrumentos musicais desconhecidos do grande público (como o fagote, o oboé, por exemplo) e até como a garotada deve se comportar em um teatro, durante um espetáculo.

Toda a garotada participou ativamente do concerto e as duas apresentações terminaram com os próprios alunos regendo a Sinfônica. Desde que foi criada, a Banda Sinfônica de Cubatão tem como um de seus grandes objetivos formar público que passe a apreciar a música clássica, além de acabar com aquela idéia de que somente a “elite” gosta desse gênero musical. Os concertos didáticos tornam-se, assim, ocasião privilegiada para conferir que aos poucos a distância entre os jovens e a música sinfônica vem sendo cada vez menor.

Texto: Morgana Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário