Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



segunda-feira, 24 de maio de 2010

VIRADA CULTURAL: ARTES E SERVIÇOS A TODA A COMUNIDADE


Foi um fim de semana de muitos shows de qualidade e prestação de serviços. Durante o encerramento com o cantor Otto, houve grande confraternização.

Uma grande festa que mobilizou o todo o espaço do Kartódromo Municipal. A Virada Cultural Paulista em Cubatão teve de tudo um pouco: de shows musicais a oficina de grafite; de desfile de criações de moda a prestação de serviços da saúde e tarde de lazer; e tudo, com muita animação e clima sereno entre os participantes. O Festival foi organizado pela Secretaria de Cultura e Turismo de Cubatão em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado de SP e arrebanhou um público de cerca de 1 milhão de pessoas nas 30 cidades paulistas em que aconteceu.

Em Cubatão, a programação foi bastante eclética e ficou concentrada no Kartódromo Municipal. Uma grande estrutura de palco recebeu os mais de 10 grupos musicais. O último dia do evento, domingo, começou ao som do Coral Raízes da Serra da Terceira Idade, com repertório popular e pop internacional. Os B.Boys do Hip Hop deram um show durante todo o dia, exibindo o break e dança de rua em uma pista improvisada. A idéia de levar os diferentes segmentos culturais para todo o estado, ao mesmo tempo, agitou os municípios, que puderam respirar arte por 24 horas ininterruptas.

O pessoal do Hip Hop agitou o domingo da Virada Cultural

A Banda Marcial de Cubatão se apresentou no sábado com um repertório bastante eclético

O Encontro de Capoeira reuniu dezenas de participantes

Destaque para os serviços oferecidos durante todo dia, que acabaram atraindo centenas de pessoas. Na barraca da saúde, havia medição da pressão arterial e teste de glicemia, além do pessoal do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) que levou o projeto “Samuzinho” com esclarecimentos às crianças de como funciona o serviço e a importância dos primeiros socorros. Na barraca do Cepema, jovens do Projeto PJ Mais, distribuíram centenas de mudas de plantas nativas da Mata Atlântica, como Jerivá, Grumixama e Pombeira. Quem levou a plantinha pra casa aprendeu como cuidar e depois, replantá-la no solo.


A oficina de cultivo e plantação de mudas nativas, ministrada pelos jovens do CEPEMA, foi um sucesso


Exames de saúde atraíram muita gente

A Oficina de Grafite com o artista Dalata, além de ensinar as técnicas aos jovens, multicoloriu um dos muros do Kartódromo. Dalata é um dos nomes mais importantes do grafite no Brasil, conhecido por realizar intervenções em locais públicos, interagindo com a natureza do espaço. Logo após as aulas de desenho, os participantes desenharam com spray aquilo que estivesse em sua imaginação. Jair Rodrigues dos Santos, que trabalha com comunicação visual há 38 anos, pela primeira vez grafitou um muro, cheio de estilo. “Achei maravilhosa a iniciativa e o Dalata é simplesmente um dos melhores grafiteiros que já conheci”, afirmou Jair.


Dalata emprestou seu talento e pintou um lindo painel para a cidade


A obra de arte pronta

As barracas de artesanato, com a presença do pessoal da Mãos de Fibra, que utiliza a fibra da banana para confeccionar os produtos, atraiu muita gente curiosa, assim como as tendas com salgados e doces. Uma equipe da Secretaria de Esportes levou equipamentos de lazer que ficaram à disposição da criançada. A tarde seguiu com ótimas apresentações como dos Bonecões e Cabeções de Iguape e do Grupo Zabelê, de Cubatão, que levaram o melhor da cultura popular para o público, com suas canções e danças típicas. Os Radiophonicos, banda paulistana que desperta para o cenário nacional, fez um paseio pelo surf beat e country-rock.


O artesanato esteve presente com o pessoal da Cooperativa "Mãos de Fibra"

Pessoal da Cooperativa "Mãos de Fibra"

Emocionante foi a participação dos motociclistas que reunidos em associações, percorreram todo o trajeto do Kartódromo com muito barulho e fumaça, a bordo de suas motos maravilhosas, com direito a jaqueta de couro e tudo mais. Participaram os motoclubes Tribo do Asfalto, Demolidores, Renegados e Guará. Mais de 50 motos estavam ali. No fim da apresentação, houve uma oração em memória ao motociclista Eduardo, do Motoclube Guará, que faleceu, vítima de um acidente. “Vivemos em liberdade, valorizamos a vida e temos Deus como nosso caroneiro”, afirmou Damásio, participante da Tribo do Asfalto.

O encerramento da Virada Cultural em Cubatão foi em grande estilo, com show do cantor Otto. Ele mostrou todas as influências de sua música que vai do maracatu, coco, rock, soul à música eletrônica. O compositor trouxe as principais canções de seu mais novo cd “Certa manhã acordei de sonhos intranquilos”. Com uma presença de palco impressionante, cheio de estilo, Otto, que é pernambucano, ficou feliz em estar em uma cidade que é cheia de nordestinos e cantou até “Olha pro céu”, de Elba ramalho. O público, embalado pelo clima descontraído, formou uma ciranda gigante, confraternizando, inclusive, com muitos funcionários que trabalharam no evento. Em que pesem o valor da iniciativa e a importância do evento, o clima de paz e alegria reinou durante todo o fim de semana, deixando a todos que participaram com gosto de “quero mais”. Esperemos por 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário