Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



quarta-feira, 26 de maio de 2010

QUITUTES & BATUQUES CHEGA A CUBATÃO


Pela primeira vez, a África é sede da Copa do Mundo. Em Cubatão, uma caravana multicultural africana chega, trazendo música, dança, culinária, futebol em um projeto sociocultural, realizando oficinas e shows.

Começa hoje (26/5) e segue até o dia 3/6 em Cubatão, o Projeto “Quitutes e Batuques”. O evento estabelece na comunidade um festival de cultura que abrange música, dança, vídeo, culinária e educação. As oficinas e muitas apresentações acontecerão, principalmente, no Centro de Capacitação Comunitária São Vicente de Paulo – Ponto de Cultura Afrobanda. Participarão do evento os artistas Fanta Konatê (Guiné Conakry), Adama Yalombá (Mali), Bayfall (Senegal), Luis Kinugawa, Pitu Leal, Gabriel Madeira, Simone Sou, Carlinhos Antunes, Rui Barossi, Thomas Rohrer, entre outros.

O tema é a cultura africana e suas heranças, entre elas a Cultura Mandinga, predominante na Africa Ocidental. A força dessa cultura perdurou mesmo após o fim do império, espalhando-se pelo mundo. Quitutes e Batuques traz artistas africanos que, juntamente com artistas locais, mostrarão como a cultura brasileira tem fortes raízes africanas, e ao mesmo tempo, como as influências das Américas mudaram o perfil das artes contemporâneas africanas.

Entre 26 de maio e 3 de junho, acontecem oficinas socioculturais, que se assemelham a uma residência artística, em que os artistas africanos convivem intensamente com a população local. Há um intercâmbio estreito, já que a comunidade e seus artistas são anfitriões e apresentam sua visão de mundo, dividem experiências e encontram novas formas de soluções para questões comuns, através das expressões culturais de cada um.

As oficinas desenvolvidas serão culinária, dança, vídeo, percussão, biomúsica e confecção de instrumentos musicais artesanais. Elas serão organizadas para que se realize uma festa final com a participação de todos, comunidade e artistas. Assim como o conhecimento gerado nas oficinas é aplicado na produção deste evento de encerramento, pode ser aplicado em outras produções culturais, o que traz um caráter multiplicador ao projeto. No fim da residência, Carlinhos Antunes, Rui Barossi, Thomas Rohrer e Simone Sou encontram os artistas Quitutes e Batuques para a realização de um show inédito, na comunidade da Vila Natal, uma jornada pelo rumos da música africana do tradicional às novidades do Afro Pop.

Inscrições para as oficinas - ficarão abertas nos dias 25 e 26 de maio em dois horários: das 09 às 12 h e das 14h às 16h. Pessoalmente no Ponto de Cultura Afrobanda ou no telefone (13) 3361-6802. Outras informações serão disponibilizadas no Blog: quitutesebatuques.blogspot.com

Quitutes e Batuques - uma realização do Instituto Plataforma Brasil e WZM Plataforma Brasil Holanda, apoiado pela Secretaria de Estado da Cultura e pelo programa de Promoção e Intercâmbio de Eventos de Arte e Cultura da FUNARTE, com o patrocínio da USIMINAS, apoio cultural do Instituto Cultural Usiminas e em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo de Cubatão, Instituto África Viva, Grupo Afrobanda, Programa Mais Cultura do MinC.

Oficinas de Culinária: a cantora e bailarina Fanta Konatê, da Guiné Conakry (antiga Guiné Francesa), traz toda sua experiência na diversa e exótica culinária do Oeste Africano, com pratos típicos de diversos países na abrangência do Império Mandinga. Fanta aprendeu a dança e a culinária em sua própria família, reconhecida internacionalmente pela profundidade e conhecimento da tradição Malinkê, e estruturou um cardápio que apresenta desde o prato mais inusitado até aqueles que fazem ponte com a culinária brasileira, revelando que somos mais próximos dos Mandingas do que podemos imaginar.

Oficinas de Percussão e Dança: Adama Yalombá, do Mali, realizará oficinas que trazem a atualidade das danças e percussões de Bamako, apresentando a combinação de instrumentos e seus contextos nas festas Bamaná. O djembê, tambor em forma de cálice, e seus acompanhantes de base como os Dununs, Karinhans e Kodos, serão apresentados de maneira moderna, mantendo-se a estrutura que conduz as danças, desde os tempos do Império Mandinga, no século XIII.

Oficinas de Biomúsica: Luis Kinugawa é musicoterapeuta e criou a Biomúsica Sem Fronteiras a partir da experiência com percussão, culturas populares e trabalho humanitário, atuando no Brasil, EUA e África. O objetivo da oficina é promover uma experiência de integração coletiva baseada na ancestralidade africana, através de um formato lúdico e totalmente inovador. Tambores, movimentação corporal, voz e muita percussão são utilizados neste belo trabalho que chega a integrar centenas de pessoas de todas as idades, de professores de música àqueles que nunca tiveram contato com nenhum instrumento musical.

Oficinas de Confecção de Instrumentos Artesanais: Crianças e jovens de 10 a 20 anos criarão instrumentos musicais a partir de materiais recicláveis e de baixo custo, aprendendo a tocar a partir de conceitos musicais que serão introduzidos. A oficina será realizada pelo arte-educador e músico Pitu Leal que visa difundir as competências artísticas dentro da percussão, induzir os alunos ao conhecimento de outras etnias e ritmos brasileiros, utilizando assim a improvisação com os diversos tipos de materiais reaproveitáveis dentro da realidade local, nunca esquecendo das preocupações com o meio-ambiente. Entre os instrumentos que serão feitos estão tamborim, xequerê e pandeiro.

Oficinas de Vídeo: Gabriel Madeira propõe práticas audiovisuais a partir da realização do documentário Quitutes e Batuques 2010. Jovens participantes de oficinas de vídeo poderão aprofundar seu conhecimento participando do planejamento e gravação do documentário. Serão analisadas as escolhas do diretor e como estas conduzem as demais funções em um ambiente de produção audiovisual. De acordo com o conhecimento de cada um, os participantes poderão assumir funções específicas na realização entrando para equipe do documentário.

Show Quitutes e Batuques: Quitutes e Batuques em parceria com o Instituto África Viva reúne artistas africanos com grandes músicos brasileiros, apresentando a conexão musical entre a ancestralidade e contemporaneidade, em uma sonoridade atual, repleta de significados e histórias do velho e do novo mundo. Com danças e projeções multimídia que tornam o show um espetáculo de beleza, cenografia e técnica. É uma viagem musical pela cultura africana, partindo dos elementos tradicionais ao encontro da África contemporânea. Que se inicia pelo encontro com a música funcional que permeia as atividades cotidianas dos povos africanos, passa representação de seu desenvolvimento pela criação de ritmos pelas mãos dos descendentes da diáspora negra em terras do Novo Mundo. Também, a influência desses novos ritmos na cultural tradicional africana como uma volta às raízes e o desenvolvimento de uma nova música popular africana que se desponta como um dos gêneros mais importante da world music.

Vivência – Cultura Africana: A Vivência é uma atividade de integração entre artistas e comunidades. Nesse momento, todos se reúnem para pensar o projeto e transformar esses pensamentos em conhecimento aplicado ao cotidiano da comunidade. Em 2010, o projeto encontra a cultura africana como universo para expressão artística. Para os africanos, a música é parte de seu cotidiano e relações tanto as estabelecidas pela espiritualidade quanto entre indivíduos e comunidades. Esse aspecto funcional da música tradicional africana é colocado como tema e instrumento de integração da Vivência. Os participantes irão conhecer a música africana a partir de sua utilidade na comunidade e experimentá-la em seu cotidiano. Como conseqüência, as atividades trarão a tona questões particularmente ligadas à comunidade, que em contraponto com a realidade dos artistas e profissionais da caravana irão permitir um novo olhar para diferentes assuntos do dia a dia. A Vivência é um chamado para a comunidade se unir compreendendo a diversidade entre ela, o mundo e entre seus integrantes, percebendo que o esforço pela soma das diferenças é gerador de melhores oportunidades e resultados do que a divisão da atitude individualista.

Panna Knock Out Brasil: Panna é o jogo de futebol Holandês com uma regra principal, ganha quem passar a bola entre as pernas do adversário. O drible conhecido no Brasil como rolinho ou caneta recebeu dos descendentes de imigrantes surinameses na Holanda o nome de Panna, portal em suronamês. Joga-se um contra um em quadras infláveis com dois pequenos gols em partidas de 3 minutos. Se ninguém faz um Panna, ganha quem fizer mais gols. Quanto mais habilidade nós pés, maior a chance de êxito. O jogador familiarizado com os truques de estilo livre leva a vantagem, mas o jogo é para todas as idades e perfis. Por isso, Panna é um esporte de integração sócial, qualquer um pode jogar. Mais do que um esporte, Panna é estilo de vida, um evento autenticamente street, é acompanhado por Black Music tocado por um DJ, comandado por um MC e com apresentações de grandes freestylers brasileiros. Cubatão é uma das etapas de preparação para o lançamento do campeonato nacional. Outras informações: www.pannaknockout.com.br

PROGRAMAÇÃO

26/5 às 20h
Abertura
Local: Ponto de Cultura Afrobanda

27,/28 e 31/5 - 1 e 2/6 das 8h às 11h
Oficina de Culinária
Local: Ponto de Cultura Afrobanda

27/28 e 31/5 - 1 e 2/6 das 9h às 11 e das 14h às 15h
Oficina de Dança e Percussão
Local: Ponto de Cultura Afrobanda

27 e 28/5 - 1 e 2/6 às 13h
Oficina de Confecção de Instrumentos Musicais artesanais
Local: Ponto de Cultura Afrobanda

27/28 e 31/5 - 1 e 2/6 às 15h
Oficina de Biomúsica
Local: Ponto de Cultura Afrobanda

29 e 30/5 às 13 e às 15h
Vivência Cultura Africana
Local: Parque Anilinas

2/6 às 14h
Roda Discussão
Local: Teatro do Kaos

3/6 das 9h às 13h
Panna Knock Out
Local: palco montado na Rua das Flores, próximo á Escola Luiz Gustavo - Vila Natal

3/6 às 20h
Show Quitutes e Batuques
Local: palco montado na Rua das Flores, próximo á Escola Luiz Gustavo - Vila Natal

Endereços
Ponto de Cultura Afrobanda
Rua São Francisco de Assis n° 70 - Vila Natal

Show na Comunidade Vila Natal
Rua das Flores s/nº - Próximo a Escola Luiz Gustavo

Parque Anilinas
Avenida 9 de Abril, 2.275, Centro

Teatro do Kaos
Praça Coronel Joaquim Montenegro, 34 – Largo do Sapo

Nenhum comentário:

Postar um comentário