Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



quarta-feira, 11 de maio de 2011

OBRA DO ESCRITOR CUBATENSE MARCELO ARIEL INSPIRA FILME

Obra será apresentada na USP nesta quinta-feira (12/5)
 
O obra poética do escritor cubatense Marcelo Ariel é tema do filme “Titanic World Forever – a poética de Marcelo Ariel”, que será exibido nesta quinta-feira (12), na Universidade de São Paulo (USP), durante o XI Encontro de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, que ocorre até sexta-feira na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH).

O filme é uma produção do Núcleo Portátil, da FFLCH, que une pesquisas sobre Literatura, Teoria e Vídeo, com direção de Daniel Fagundes (http://danielfagundes.wordpress.com/) e montagem de Pedro Paulo Rocha, filho do cineasta Glauber Rocha.

A exibição ocorre às 14 horas, na sala 266, com a presença do escritor. Após o filme, Ariel participa de um debate com o professor Maurício Sales Vasconcelos, coordenador do Núcleo Portátil, autor de um ensaio sobre a obra de Ariel, cuja obra pesquisou para a elaboração de sua tese de Livre Docência na própria USP.

Com o tema “Literatura, Comparatismo e Interdisciplinaridade”, o encontro conta com palestras de Benjamin Abdala Júnior, professor e pesquisador especialista das relações entre política e literatura, e Omar Thomaz, professor de Antropologia da Unicamp.

O autor – Nascido em Santos (SP) em 1968 e criado em Cubatão, Marcelo Ariel estreou na poesia com o livro "Me enterrem com a minha Ar-15" (Dulcinéia Catadora, edição artesanal, 2007); depois lançou os livros "Tratado dos Anjos Afogados" (Letraselvagem, 2008) e "O céu no fundo do mar" (Dulcinéia Catadora, edição artesanal, 2009). Em 2010, lançou “Coltrane Blues” (Dulcinéia Catadora, edição artesanal) e "Conversas com Emily Dickinson e outros poemas” (Editora Multifoco). Sua publicação mais recente é “A morte de Herberto Helder e outros poemas”, publicado em fevereiro de 2011 pelo selo artesanal Sereia Ca(n)tadora. Poeta e dramartugo, Marcelo Ariel tem recebido críticas em jornais como a Folha de S. Paulo e publicado poemas em revistas literária como a Cult. Marcelo Ariel pode ser acompanhado em seu blog http://teatrofantasma.blogspot.com.

fonte: www.cubatao.sp.gov.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário