Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



quarta-feira, 4 de maio de 2011

JOVENS DO PROGRAMA BEC SE APRESENTAM COM A SINFÔNICA DO ESTADO

Os alunos participaram do Projeto “Pra ver a Banda tocar”, no Teatro do SESI, na capital
Os jovens músicos do Programa BEC (Banda Escola de Cubatão) já podem começar a sonhar alto. No dia 27/4, cerca de 30 alunos subiram a serra para se apresentar em um espaço no coração financeiro da maior cidade brasileira: o teatro do SESI, em plena Avenida Paulista. Os estudantes participaram do projeto “Pra ver a Banda tocar”, da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, e puderam até dividir o palco com os músicos deste importante Grupo Artístico.

Para quem mora na capital, já virou tradição conferir a boa música da Sinfônica na hora do almoço, neste local, sempre na última quarta-feira do mês. Neste primeiro concerto, que abriu a temporada 2011 do projeto, havia crianças de uma escola da rede pública de São Paulo, pessoas da comunidade e outras que aproveitaram os minutos de folga no trabalho para acompanhar a rápida apresentação musical, lotando o teatro.

Tímidos no início, os alunos do Programa BEC acompanharam, de olhos e ouvidos atentos, as peças executadas pelos virtuoses da Sinfônica Estadual. No repertório, canções de Gustav Holst, Jackson Lucio, Malcolm Arnold. O solo do trompista Joaquim das Dores, na canção “Adjazer”, simplesmente encantou duas alunas de trompa do BEC.

O projeto “Pra ver a Banda tocar” tem o objetivo de formar público e promover a integração de estudantes de música junto à Sinfônica, formada por uma ala pra lá de experiente. A participação dos jovens do BEC nesta apresentação aconteceu graças a um convite de Marcos Sadao Shirakawa, regente da Banda Sinfônica do Estado. O maestro também é o Coordenador do Programa BEC e regente titular da Sinfônica de Cubatão.

Aos poucos, alunos de contrabaixo acústico, trompa, flauta, clarinete, fagote, trompete, saxofone, tuba e eufônio, tomaram assento ao lado dos músicos profissionais da Sinfônica do Estado. Nota a nota, executaram com maestria a canção “Ronde for Isolde”, do compositor britânico David Bedford, arrancando muitos aplausos da plateia. “Adorei todo o concerto. E a participação dos alunos deu um brilho a mais à apresentação”, afirmou Cristina Alves, secretária do Programa BEC, que acompanhou os jovens nessa empreitada.

Se para os mais de 80 instrumentistas profissionais, a Sinfônica do Estado funciona como uma fábrica de som que se alimenta de obras clássicas e populares consagradas, para os alunos do Programa BEC, estar junto com a Banda é um impulso para continuar buscando o aperfeiçoamento. Participações dos estudantes de música em eventos como este, estimulam a veia criativa de cada um deles, abrindo a porta para um cenário musical profissional no futuro.


Texto e fotos: Morgana Monteiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário