Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



quarta-feira, 4 de maio de 2011

CUBATÃO REALIZA I ENCONTRO REGIONAL DE CONTADORES DE HISTÓRIAS DIAS 19 E 20/5

As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelas internet, de 4 a 13/5
Viajar por reinos distantes ou, quem sabe, até conhecer outros planetas: tudo isso é possível em uma boa sessão de contação de histórias. O resgate dessa tradição, que consiste em uma simples prosa que comunica e diverte, será o objetivo do I Encontro Regional de Contadores de Histórias que acontece em Cubatão, nos dias 19 e 20/5. A programação, gratuita, será realizada no Bloco Cultural da cidade (Pça. dos Emancipadores, s/nº) e vai trazer oficinas, palestras, apresentações lítero-musicais e muito bate-papo sobre as diferentes técnicas de contação de histórias.

Os interessados devem se inscrever antecipadamente, pois as vagas são limitadas. O cadastro deve ser preenchido, de 4 a 13/5, pela internet, no www.bibliotecacubatao.blogspot.com ou www.portaldecubatao.com.br . Nestas páginas eletrônicas, o interessado encontrará o formulário de inscrição e poderá escolher uma das oficinas oferecidas no Encontro. Outras informações, pelo tel. 3361-6844 ou e-mail: bibliotecacubatao@yahoo.com.br .

O encontro acontecerá em dois dias, no Bloco Cultural (Pça. dos Emancipadores, s/nº). O evento será aberto na quinta-feira (19/5) às 9h30, com apresentação musical de Dan Lisboa. Haverá palestra com Carlos Sereno, contador de histórias assumido, professor de Artes Cênicas e Educação Artística. Sereno desenvolve importante trabalho de contação de histórias em hospitais paulistas através da ONG Viva e Deixe Viver.

Mas são as oficinas de contação de histórias que devem atrair grande público no período da tarde, promovendo a capacitação e treinamento dos contadores de plantão. Serão seis atividades com temas diferenciados e vagas limitadas:

-A arte de contar histórias, ministrada por Nalva Leal (30 vagas);

-Histórias com fantoches, com participação da diretora de teatro Lúcia Oliver (10 vagas);

-A música e o contador de histórias, com aula direcionada pela regente e professora Sonia Oniki (20 vagas);

-Teatro de sombras, oferecida pelo ator Tótila Artigas (12 vagas);

- Laboratório cênico para contar histórias, com Eliana Tavares (15 vagas)

-Panos e lendas, com Aparecida de Paula (15 vagas);

Na sexta-feira (20/5), os oficineiros terão a oportunidade de exercitar o que aprenderam, através de apresentações voluntárias na Biblioteca Municipal e escolas pré-agendadas. Haverá, também, neste mesmo dia, “Roda de Histórias” com Eliana Grecco, Nalva Leal e Ana Correia; performances como a interpretação de “Burrinho azul”, de Cecília Meireles, pelo ator Natan Alencar;  do Coral Zanzalá com a apresentação “Cantando Histórias”; e do ator, músico e contador de histórias Zé Bocca, com o espetáculo “Boca cheia de histórias”, trazendo muitas melodias e literatura. Bocca conduz o público a uma viagem lúdica, despertando a plateia para sua infância.

O objetivo dessas palestras e apresentações é o treinamento dos contadores de histórias nos mais variados segmentos de origem: educação, voluntariado, artes cênicas, etc. Os participantes terão à disposição nos dias de evento, uma Feira de Livros com inúmeros títulos voltados para o tema. Este I Encontro promete reunir gente de toda a Baixada Santista, tornando a cidade mais um polo de divulgação da arte da Contação, tranasformando Cubatão um município cheio de boas histórias pra contar.

Serviço
Inscrições para o I Encontro Regional de Contadores de Histórias
De 4 a 13/5 somente pela internet:

Programação
Local: Bloco Cultural (Pça. dos Emancipadores, s/nº)
Dia 19/5
8h30 – Credenciamento e café
9h30 – Abertura com apresentação de Dan Lisboa
10h – Palestra com Carlos Sereno
11h – Feira de Livros e Artesanato
12h – intervalo
13h30 – Oficinas
Dia 20/5
9h – Café
9h30 – Performance com Natan Alencar
10h – Apresentações na Biblioteca e escolas
12h – Intervalo
13h – Feira de livros
14h – Roda de histórias
14h45 – Coral Zanzalá em “Cantando Histórias”
15h30 – Considerações do Secretário de Cultura
15h40 – Performance “Boca cheia de histórias” com Zé Bocca

Texto: Morgana Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário