Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



quarta-feira, 11 de maio de 2011

CONCERTO "DE FILHO PARA MÃE" LOTA BLOCO CULTURAL

Apresentação foi no último fim de semana e reuniu Sinfônica de Cubatão e alunos do Programa BEC

Em um clima de felicidade e emoção, mães de todas a idades foram homenageadas pela Banda Sinfônica de Cubatão no último fim de semana (7/5). Com o Bloco Cultural completamente lotado, famílias inteiras acompanharam o Concerto “De filho para mãe”, que uniu em um só palco, os músicos da Sinfônica e 70 crianças do Programa BEC – Banda Escola de Cubatão.

A abertura do espetáculo ficou por conta da Sinfônica que, com a competência que lhe é tradicional, encantou com peças eruditas de Stravinsky, Cy Coleman e a bela “Circus suite”, de Frigyes Hidas, transportando a plateia a um clima circense, que pouco tempo depois, tomaria conta do espaço. A regência do maestro Marcos Sadao Shirakawa foi, mais uma vez, impecável.

Depois, os alunos de Iniciação Musical do BEC juntaram-se aos músicos da Sinfônica trazendo, conectadas em uma só canção, “Moon river” e “Over the rainbow”, que receberam arranjos um tanto quanto diferentes. As melodias principais apareceram no conjunto de flautas doces dos estudantes do BEC, com acompanhamento delicado feito pela Banda, combinando perfeitamente com a sutilezas das sonoridades dos instrumentos solistas. As duas músicas são célebres composições de filmes antigos, respectivamente, “Bonequinha de luxo” e “Mágico deOz”.

Os meninos e meninas de 6 a 11 anos do curso de Musicalização Infantil também participaram. Em “A foca”, letra de Vinícius de Moraes e música de Toquinho, a meninada cantou com afinco. Interessante a história desta melodia, que tem ilustração de três focas: a norte americana – com uma citação do hino dos Estados Unidos; a foca francesa e a brasileira, homenageada através de um trecho de “Tico-tico no fubá”. A garotada também interpretou a canção “Todos juntos”, do musical “Os Saltimbancos”, que toma emprestada uma melodia da Fantasia Coral Op. 80 de Beethoven.

A cantora Daniela Martins, que também é monitora de canto coral do Programa BEC, emprestou sua bela voz à “Ciranda da bailarina”, que teve a performance de uma aluna de Balé do Programa BEC. Toda de branco, com direito àquela saia rodada de tule, a bailarina mirim encantou o público. Todas as canções tiveram arranjos especialmente confeccionados para esta oportunidade, caprichoso trabalho de João Victor Bota, Transcritor Musical dos Grupos Artísticos de Cubatão.

Momento único aconteceu na canção “Piruetas”, com letra de Chico Buarque. A música ganhou destaque quando compôs o repertório do filme “saltimbancos trapalhões, em 1981. Em coro, crianças do BEC e adultos – relembrando sua infância – cantaram: “Uma pirueta, duas piruetas! Bravo! Bravo!”. Adolescentes vestidos de palhaços surgiram por entre o público tornando o clima de circo ainda mais presente. Sinfônica e alunos do Programa BEC presentearam as mães com uma rosa vermelha e foram aplaudidos em pé, com direito a “bis”, em mais uma noite de música e emoção.

Texto: Morgana Monteiro
Foto: Carlos Felipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário