Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



quarta-feira, 11 de maio de 2011

CUBATÃO PARTICIPA DE ENCONTRO COM A MINISTRA DA CULTURA

Representantes da Cultura de Cubatão estiveram presentes no encontro com Ana de Hollanda, ministra da Cultura, nesta terça-feira (10/5), na Assembleia Legislativa de São Paulo. O secretário de Cultura, Welington Borges, além de produtores, artistas e integrantes do Conselho Municipal de Cultura participaram da audiência pública no auditório Paulo Kobayashi, que ficou completamente lotado. A ministra se reuniu com gestores, artistas, produtores, artesãos, sindicatos da área, cooperativas, associações e educadores.

Ana de Hollanda foi recebida pela Banda Musical Conselheiro Mayrinck (cidade do interior paulista) e falou sobre os projetos, programação e ações do Ministério da Cultura, o MinC. Foi aberto um canal de diálogo com a ministra, em que a plateia pode fazer perguntas à dirigente. Questionada sobre o atraso no pagamento de prêmios e editais, ela explicou que o fato aconteceu porque o orçamento deste ano acabou ficando comprometido com o que foi assumido ano passado. Disse que o MinC está liberando as verbas por etapas e que honrará todos os compromissos.

Falou também sobre a reformulação da Lei de Direito Autoral e informou que estão abertas, até o fim de maio, as contribuições para a nova lei, que podem ser feitas através do e-mail ascom@cultura.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . A Ministra escutou críticas e sugestões sobre as políticas públicas voltadas para artes visuais, cultura popular, política de sustentabilidade, supervisão do Ecad (órgão independente que arrecada e distribui os direitos autorais) e educação musical nas escolas.

Ana de Hollanda explicou mudanças no MinC, como a criação da Secretaria de Economia Criativa e União da Secretaria de Cidadania e Diversidade; a lei de criação do “Vale Cultura”, um cartão magnético direcionado a trabalhadores que recebem até cinco salários mínimos, onde são oferecidos R$ 50,00 para que sejam gastos em consumo de cultura (espetáculos, livros, cds, etc); a manteneção dos Pontos de Cultura em parceria com os municípios – Cubatão hoje conta com um ponto de Cultura, o “Afrobanda”, instalado na Sociedade São Vicente de Paulo, na Vila Natal; a criação do “Livro popular”, em parceria com grandes editoras brasileiras, que ofereceriam títulos de autores importantes por R$ 10,00.

A agenda da Ministra faz parte da aproximação e parceria de deputados paulistas com os ministros do governo da presidente Dilma Roussef. Nos últimos dias, além de Ana de Hollanda, passaram pela Assembleia os ministros da Saúde, Educação e Esportes.

Texto: Morgana Monteiro
Foto: Rodrigo Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário