Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



quarta-feira, 4 de maio de 2011

FESTA DA BANANA É NESTE DOMINGO (8/5) EM CUBATÃO

Entre as atrações está o sambista Leandro Sapucahy. A festa comemora o aniversário do bairro Vila Nova



Bolos, tortas, doces e até banana frita! A fruta oferece inúmeras possibilidades gastronômicas que estarão presentes na Festa da Banana de Cubatão, no próximo domingo (8/5), a partir das 12h. A banana virou tema da festa criada para comemorar o aniversário do bairro da Vila Nova, que completa 59 anos. São esperadas mais de 15 mil pessoas durante todo o dia do evento.

A avenida Nações Unidas será ocupada por cerca de 20 barracas, distribuidas entre entidades assistenciais, religiosas, escolas e associações, que poderão comercializar uma infinidade de produtos feitos com a fruta, a casca e até a fibra da bananeira, somando duas toneladas de banana, distribuídas pela Sociedade de Melhoramentos da Vila Nova.

Outro destaque do evento é a decoração das barracas e os shows musicais. A partir das 13h, artistas cubatenses apresentam os mais diferentes estilos, trazendo um resumo do trabalho musical desenvolvido na cidade. Bandas como a Refresh, Conexão Vida Nova, Ministério Moriá Music, além da Escola de Samba Nações Unidas, a agremiação do bairro.

Destaque também para o Grupo Veteranos do Samba, que reúne pessoal da melhor qualidade apresentando samba de raiz, partido alto, músicas de compositores como Zeca Pagodinho, João Nogueira, Jovelina Pérola Negra, Almir Guineto, Cartola, entre outros. Já a cantora Simone Ancelmo e sua Banda trazem repertório especial com canções de Roberto Carlos, homenageando as mulheres, afinal, este segundo domingo de maio também é Dia das Mães.

A atração principal fica por conta do sambista Leandro Sapucay, destaque no Programa “Esquenta”, da TV Globo. Jovem e determinado, o cantor é uma das revelações do mundo do samba, unindo som de qualidade, músicos de primeira e composições com letras de cunho social. Para a Festa da Banana, Sapucahy leva uma banda com 16 instrumentistas e backing vocals e promete colocar todo mundo para dançar.

O evento sempre conta com o apoio do governo municipal que oferecerá toda infraestrutura de palco, som, iluminação, banheiros químicos, segurança e montagem/desmontagem das barracas. Vale lembrar que a avenida Nações Unidas será interditada para o tráfego de veículo um dia antes do evento, no sábado (7/5), a partir das 15h, quando começam as instalações dos equipamentos.

Os bananais da Vila Nova – a Festa da Banana é tradicional em Cubatão, pois o cultivo da fruta era grande no século passado, não somente na cidade, mas em toda a Baixada Santista, principalmente por conta das condições climáticas favoráveis. Antes de receber este nome, “Vila Nova”, o bairro era ocupado por manguezais, bananais e alguns sítios. Aqui na cidade, a cultura da banana foi introduzida por Henrique Muniz de Gusmão Brunken. Reconhecendo a importância histórica da fruta para a economia municipal no passado, entre os meses de março e maio é comemorada a "Festa da Banana", juntamente com o aniversário do bairro Vila Nova e, posteriormente, sendo incorporado no calendário oficial de eventos.

Programação da Festa da Banana
12h – abertura
13h – Banda Refresh
14h – Ministério Moriá Music
15h – Banda Conexão Vida Nova
16h – Escola de Samba Nações Unidas
17h – Veteranos do Samba
18h20 – Homenagem às mães
19h45 – Simone Ancelmo e Banda
21h45 – Leandro Sapucahy


Texto: Morgana Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário