Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



quarta-feira, 2 de maio de 2012

INSCRIÇÕES PRORROGADAS PARA O II ENCONTRO REGIONAL DE CONTADORES DE HISTÓRIAS


Interessados têm até a próxima sexta-feira (4/5) para participar do evento que acontece de 9 a 11 de maio

Você gosta de contar e ouvir boas histórias? Então não pode perder a oportunidade de participar do II Encontro Regional de Contadores de Histórias, em Cubatão. As inscrições para o evento foram prorrogadas até a próxima sexta-feira, 4 de maio. Podem ser feitas diretamente no www.bibliotecacubatao.blogspot.com ou www.portaldecubatao.com.br, pelo e-mail bibliotecacubatao@yahoo.com.br, ligando para 3361-6844 ou diretamente na Biblioteca de Cubatão que fica na Av. Nove de Abril, 1977. Toda a programação é gratuita.

No ato da inscrição, os participantes devem optar pelas oficinas que desejam participar. O Encontro acontece de 9 a 11 de maio, com atividades no Bloco Cultural, Biblioteca de Cubatão e até em escolas da rede pública. O objetivo é a capacitação, treinamento e muito bate papo sobre as diferentes técnicas de Contação de Histórias.

"Compreendemos que o ato de contar histórias colabora no desenvolvimento de crianças, jovens e adultos, pois os mecanismos que envolvem a fala, compreensão e interação entre o contador e o ouvinte se apresentam como formas ricas de ampliar conhecimentos", afirma Nalva Leal, organizadora do evento.

Este ano, o Encontro tem um dia a mais do que em 2011. Começa de manhã e só termina no fim da tarde. Os participantes terão à disposição uma exposição temática com livros, fantoches e outros produtos. O II Encontro promete reunir participantes de toda a Baixada Santista, tornando a cidade mais um polo de divulgação da arte da Contação.

Programação diversificada- A abertura do II Encontro Regional de Contadores de Histórias acontece dia 9/5 às 9h, no Bloco Cultural (Pça. dos Emancipadores, s/nº). Contará com espetáculo do Grupo Rinascita de Música Antiga, interpretando temas da época renascentista, barroca e medieval. Isso, além de perfomances de contação com o Grupo Carochinhas, Tatyane Felix e Grupo Andorinhas.

O espetáculo "Contos da Mata", da Cia. Histórias do Baú, vai ser um exemplo de como pode ser prazeroso ouvir uma história do tempo da vovó. À tarde, o projeto "À Sala Conto" traz uma oficina voltada para professores, escritores e profissionais de teatro. Com técnicas lúdicas e utilizando obras renomadas como Roupa Nova do Imperador e Guardadora de Gansos (Irmãos Grimm) e clássicos de Monteiro Lobato, a equipe trabalha conceitos básicos da estruturação da história que ajuda no processo de criação e construção das histórias. O projeto é realizado pelo Programa de Ação Cultural, ProAC - Difusão de Literatura no Estado de São Paulo e Cooperativa Cultural Brasileira.

No dia 10/5 tem espetáculo musical com o Grupo Somente Ellas e a palestra "Humanização, hospitalidade e ambiência: a arte do bem atender", ministrada por Vânia Pereira, Maria Helena Sponton e Marcelo Cândido. Nesse dia têm início das oficinas do Encontro. A partir das 13h30, no Bloco Cultural, vai ser: "O contador de histórias e a música", com Sonia Onuki, e "Técnicas teatrais na contação de histórias e suas aplicações", com Eliana Tavares.

Neste mesmo dia, na Biblioteca Municipal, as oficinas são: "Contar histórias, uma arte sem idade", com Nalva Leal, "Relembranças da Infância", com Sylvia Manzano, "Confecção de mamulengos", com Mirian Freitas, "Teatro de sombras", com Tótila Ártigas, "Bonecas que contam", com Cida de Paula, e "Histórias com objetos", com Eliana Greco.

Contação de histórias nas escolas - No dia 11/5 haverá programação simultânea em diferentes locais. Na Biblioteca Municipal será: às 9h, espetáculo infantil "À sala do conto", com Alberes Barros e Débora Carvalho, projeto realizado pelo Programa de Ação Cultural, ProAC - Difusão de Literatura no Estado de São Paulo e Cooperativa Cultural Brasileira. Às 10h30, "Teatro de Fantoches" com a Cia. Beto Fantoches.

Já no Bloco Cultural, as atividades têm início às 9h30, com a performance dos atores Natan Alencar, Eliana Tavares e Lúcia Oliver interpretando "O menino azul", de Cecília Meireles. Nesse mesmo local, às 10h, os contadores de plantão saem em caravana e se espalham por escolas e creches municipais para encantar a criançada com o que aprenderam. É o projeto "Conte outra vez" que levará contação aos alunos da Escola Estadual Júlio Conceição, na UME Lucy Montoro e na UME Estado do Amazonas.

No período da tarde, a programação recomeça às 13h30, com roda de histórias com participação de Nalva Leal, Tatyane Felix, Ana Correia, Eliana Greco e Tótila Ártigas. Às 15h é a vez do espetáculo "Recontando histórias do céu e do mar", do Instituto Cultural Vasco Carmano, encerrando o evento. Outras informações e a programação completa do evento em www.bibliotecacubatao.blogspot.com .

Texto: Morgana Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário