Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



quarta-feira, 23 de maio de 2012

2º ENCONTRO REGIONAL DE CONTADORES DE HISTÓRIAS É SUCESSO EM CUBATÃO


Mais de 200 inscritos, dezenas de oficinas e muitas histórias para contar. 

Cubatão foi o ponto de encontro de centenas de pessoas que gostam de contar e ouvir histórias. O 2º Encontro Regional de Contadores de Histórias encantou por três dias com uma vasta programação, tudo gratuito. O objetivo foi capacitar professores, arte-educadores, artistas e demais pessoas interessadas nesta arte milenar que mantém vivos os laços com a literatura e com os bons exemplos.

A abertura do Encontro foi no Bloco Cultural, com a apresentação do Grupo Rinascita de Música Antiga, que encantou com um repertório das épocas barroca, renascentista e medieval, transportando a todos para os grandes salões de baile dos palácios europeus. O que mais chamou a atenção foram os instrumentos musicais do Grupo, réplicas dos originais usados entre os séculos XIV e XVIII. Ainda pela manhã, os mais de 200 inscritos acompanharam performances de contação de histórias com as companhias Mundo Mágico e o espetáculo "Contos da mata", da Cia. Histórias do Baú.

O Encontro também oferece material de apoio para os participantes com expositores que comercializam livros (Livraria Nobel), fantoches de espuma (Beto Arte Espuma), dedoches de feltro (Labores de Fabiana), mamulengos de papel marchê (Cia. Miriam Freitas) e reprodução de obras históricas e escudos medievais (João Carlos Braga Junior).

A hora da criançada - Com o foco na valorização da leitura e perpetuação do ato de contar histórias, principalmente entre a criançada, os inscritos participaram do workshop "À Sala do Conto", realizado pela Cooperativa Cultural Brasileira e apoio do ProAC. Aprenderam sobre desenvolvimento da linguagem e técnicas de contação.

Nesta segunda edição do Encontro Regional, as atividades são realizadas em dois locais: as palestras e apresentações, no Bloco Cultural e as oficinas, na Biblioteca Municipal. No primeiro dia de atividades, dezenas de meninos e meninas de escolas públicas visitaram a Biblioteca para acompanhar uma tarde cheia de emoções. A começar pelos contadores de histórias do Grupo Carochinhas, formado por vovôs de Cubatão. A contadora Tatyana Felix levantou a plateia com a história de "Camilão, o comilão", baseada na obra de Ana Maria Machado.

Muitas oficinas fazem a festa dos contadores- Nesta quinta-feira, o forte da programação são as oficinas, som oito temas diferentes para os contadores se deliciarem, tudo a partir das 13h30. Na Biblioteca Municipal são oferecidos os seguintes workshops: "Confecção de mamulengos", "Teatro de sombras", "Bonecas que contam" e "Histórias com objetos", onde os oficineiros ensinam os contadores a utilizarem os bonecos para dar vida às histórias.
Haverá também:"Contar histórias: uma Arte sem idade" e "Relembranças da infância". Já no Bloco Cultural, acontecem: "O contador de histórias e a música" e "Técnicas teatrais na contação". Toda a programação está disponível em www.bibliotecacubatao.blogspot.com.

Contação de Histórias nas escolas- Já na sexta-feira, além dos inúmeros espetáculos e performances que serão realizados tanto no Bloco Cultural quanto na Biblioteca Municipal, os participantes do Encontro poderão contar histórias para as crianças. Às 10h, três grupos saem do Bloco Cultural em direção à Escola Estadual "Júlio Conceição", e UMEs "Lucy Montoro" (bairro Vila Couto) e "Estado do Amazonas" (bairro Santa Rosa). Nos três locais, pelo menos 500 crianças devem passar bons momentos ouvindo as histórias que lá atrás, até mesmo seus avós já ouviram por aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário