Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



quarta-feira, 23 de maio de 2012

ALUNOS DA UME LUIZ GUSTAVO DE LIMA PARTICIPAM DO ROTEIRO HISTÓRICO


Os estudantes fazem parte do Projeto Escola Legal e conheceram alguns pontos turísticos e históricos da Cidade

Uma tarde diferente e com muita animação. Foi o que aconteceu na tarde desta quinta-feira, dia 10, no Roteiro Histórico, onde participaram 22 estudantes do segundo e terceiro ano da UME Luiz Gustavo de Lima, na Vila Natal. Os pequenos estavam pra lá de animados com a possibilidade de visitar locais que fazem parte da história de Cubatão, acompanhados pelas estagiárias de pedagogia, Cristina Cascardi e Maria Aparecida Rocha.

 O primeiro local visitado foi o Parque Anilinas, mais precisamente, a locomotiva da marca Henchel e Sohm, prefixo 915, fabricada em 1916, que se encontra no local. De acordo com o guia da Secretaria de Turismo, Arnaldo Dias de Mello, que acompanhou a turma, a locomotivapertencia ao exército alemão e estava em um navio que se dirigia às colônias alemãs na África. A máquina foi apreendida pelo Brasil na Primeira Guerra Mundial e o vagão, na verdade, é um bonde originalmente puxado por burros na cidade de Santos. Fabricada em 1916, a máquina carrega outro fato curioso: possui um dispositivo especial na sua chaminé, que não permite o lançamento de brasas e fumaça.

No parque, os alunos conheceram ainda, uma das casas que fazia parte da Cia Anilinas e Produtos Chímicos do Brasil,uma das primeiras indústrias da região, fundada em 1916, no Centro de Cubatão, no lugar que, depois de sua falência em 1964, seria conhecido como Parque Anilinas.

A próxima parada foi na Igreja Matriz Nossa Senhora da Lapa. Lá os estudantes ouviram a história da imagem da Santa que dá nome a igreja. No Largo do Sapo, o guia Arnaldo falou aos estudantes a importância do lugar. "O Largo do Sapo é o lugar onde teria sido o início do processo de povoamento da cidade e espaço que abrigou também o Porto Geral de Cubatão, onde, na época do império, as mercadorias eram embaladas e subiam a Serra", explicou.

O último lugar visitado foi o Cruzeiro Quinhentista, o primeiro dos Monumentos do Caminho do Mar. Nesta parada, os alunos tiraram fotos e aprenderam que o ponto, através de sua arquitetura e azulejos pintados, retrata a passagem dos jesuítas, a colonização da região e abertura do caminho através dos bandeirantes.

Para o aluno Kauan Almeida de Lira, de 8 anos, o passeio foi muito legal. "Aprendi muita coisa sobre os monumentos, o Anilinas e a história de Cubatão. Mas o que eu mais gostei foi de conhecer a história da Igreja Matriz", comenta. Já a aluna, Gabriela Almeida Paiva, de 8 anos, que pela primeira vez foi ao Cruzeiro Quinhentista, ficou encantada com o passeio. "Fiquei sabendo de coisas que não conhecia, aprendi mais e isso foi muito importante".

Depois da aula de história ao ar livre, os estudantes fizeram uma pausa para o lanche e seguiram para casa levando na bagagem, um pouco mais de conhecimento sobre a cidade onde residem.

Texto e fotos: Ana Borges 

Nenhum comentário:

Postar um comentário