Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



quarta-feira, 23 de maio de 2012

JOVENS DO PROGRAMA CUBATÃO SINFONIA FAZEM HOMENAGEM ÀS MÃES


Apresentações do Coral, Cameratas e da Orquestra Jovem lotaram a Escola da Cota 200 e a sede do Programa

Os jovens músicos do Programa Cubatão Sinfonia presentearam suas mães com uma vasta programação musical e cênica. Os mais de 140 alunos realizaram pequenos espetáculos na Sede do Programa, na Cota 200, e no colégio do bairro, a Escola Estadual Maria Helena Duarte Caetano.

De 7 a 9 de maio, os estudantes se dividiram em trios, quartetos e grupos de saxofone, clarinete, flautas e outros instrumentos de sopro. O pessoal de violão, violino e viola também realizou pequenas apresentações no pátio do Shopping da Comunidade, onde são realizadas as aulas do Programa. As atividades atraíram a atenção de muitos moradores e frequentadores dos estabelecimentos comerciais que funcionam no local.

Já no dia 10, a garotada do Curso de Musicalização Infantil e do Coral Mirim interpretaram sucessos da Música Brasileira inspiradas nas mães e na mulher e até cantigas de roda. A apresentação especial foi no pátio da Escola Maria Helena Duarte, que serviu de palco para que as crianças mostrassem todo seu talento. Um dia depois (11/5), no mesmo local, as meninas do Grupo Cênico e os alunos que formam o Grupo de Sopros também deram o ar da graça.

A Semana de homenagens terminou em grande estilo: no sábado (12/5), a Orquestra Jovem do Cubatão Sinfonia, formada pelos alunos mais adiantados, tocaram belíssimas canções eruditas e populares em um concerto que durou uma hora. Foi no pátio do Shopping da Comunidade. Muitas mães se emocionaram com a apresentação e viram de perto, os frutos musicais que seus filhos têm desenvolvido por meio das aulas no Programa.

Cubatão Sinfonia -Projeto sociocultural criado em 2007 pela Associação de Músicos da Banda Sinfônica de Cubatão. A ideia era levar a Arte até locais e exclusão social e por isso, o espaço escolhido para o projeto-piloto foi a Cota 200, comunidade cravada no coração da Serra do Mar. O projeto inicial que tinha apenas 30 alunos cresceu, e hoje são atendidos mais de 140 moradores das Cotas e de outros bairros próximos como Fabril, Água Fria e Pinheiro do Miranda. A criançada tem aulas na teoria e prática de mais de 20 instrumentos musicais diferentes, canto coral, Fanfarra e Linha de Frente.

O Programa, que valoriza os jovens como cidadãos, oferecendo atividades de lazer e formação, obteve a chancela do Ministério da Cultura e o apoio da Prefeitura de Cubatão que doou os instrumentos musicais no início de tudo. Através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, pode ser patrocinado por empresas que tem engajamento social. Atualmente, quem abraça o Projeto, permitindo a continuidade desse sonho, é a Anglo American-Copebrás.

Ano passado, o Projeto ganhou o status de "Programa" permitindo a perpetuação das atividades. Esta nova denominação permite que o Cubatão Sinfonia venha expandir sua área de ação. Uma ideia gerada em corações! O objetivo era criar oportunidades na vida de jovens através da Arte... um sonho que está transformando a realidade de estudantes dos bairros Cota. O Programa Cubatão Sinfonia tem regido o futuro de muita gente em Cubatão.


Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário