Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



quarta-feira, 2 de maio de 2012

BANDA MARCIAL PARTICIPA DO JUBILEU DE PRATA DA "ESCOLA TÉCNICA FEDERAL" DE CUBATÃO


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia comemorou 25 anos em grande estilo

A Banda Marcial de Cubatão foi convidada especial durante as comemorações dos 25 anos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, campus Cubatão. O jubileu de prata foi destaque no dia 24/4, na sede da escola, no Jardim Casqueiro. Também conhecida como "Escola Técnica Federal" - dos tempos em que ainda funcionava na Vila Paulista - o colégio é sinônimo de excelência na qualidade de ensino.

Em um evento fechado, para cerca de 200 convidados, o Grupo Artístico realizou um concerto ao ar livre, ao lado da rampa de acesso ao campus. O local escolhido para o espetáculo foi especial, simbolizando o lugar por onde subiram as autoridades que inauguraram o prédio. "Foi montado um espaço que nos lembrava um teatro ao ar livre, com a plateia sentada confortavelmente e a presença de várias autoridades e ex-alunos de grande importância para a Escola", disse o maestro Alexandre Felipe Gomes.

Na oportunidade, a Banda Marcial apresentou um repertório bastante eclético, agradando a todo o público. Fizeram parte do programa, além do Hino Nacional Brasileiro e do Hino de Cubatão: Abertura Alvamar, Jurassic Park, Fantasia Asa Branca, entre outras canções inesquecíveis. O público ovacionou a banda, que prometeu voltar à escola por conta do projeto "Música na EJA", desenvolvido pelos músicos.

Alunos representando suas classes e cursos deram prosseguimento à solenidade, descerrando a placa que marca os 25 anos da escola. Fechando o evento, os servidores, alunos, convidados e autoridades reuniram-se para cantar "parabéns". OCampus Cubatão do Instituto Federal de São Paulo - IFSP pode ser considerada uma escola de muitas conquistas. Primeira Unidade Descentralizada (Uned) do Brasil da antiga Escola Técnica Federal de São Paulo - ETFSP, a escola dependeu exclusivamente dos esforços de seus alunos e servidores que promoveram, poucos anos depois de inaugurada, a oferta do primeiro curso superior público de uma instituição de ensino federal na Baixada Santista, desejo antigo da população da Região.

Marcial na Parada Pedagógica do EJA- oque seria apenas um encontro para discutir propostas de trabalho se transformou, também, em uma reunião musical. A Banda Marcial de Cubatão realizou apresentação especial no dia 25/4 durante a Parada Pedagógica do Projeto EJA - Educação de Jovens e Adultos. O concerto foi na Associação Comercial e Industrial de Cubatão, ACIC.

Com um repertório eclético, passeando do erudito ao popular, a Marcial encantou as dezenas de professores em uma noite especial, recheando cada espaço do salão principal da ACIC com sua música de alta qualidade. O convite para participação da Marcial neste encontro surgiu porque o Grupo Artístico realiza o Projeto Música no EJA, levando concertos às escolas atingindo os alunos do período noturno.

A Parada Pedagógica do EJA prevê encontro de todos os professores da Educação de Jovens e Adultos do município. Neste dia, há suspensão das aulas nos colégios - já prevista no calendário escolar para que os educadores discutam propostas e ideias de reformulação do currículo escolar. Desta maneira, esses profissionais puderam debater a melhor forma de promover o aprendizado de seus alunos, utilizando as novas tecnologias e repensando sua prática.

Texto: Morgana Monteiro e Thalita Di Bella 
Foto: Fernando Moreira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário