Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



quarta-feira, 23 de maio de 2012

BALÕES ESPALHAM POESIA PELO CÉU DE CUBATÃO


É o projeto "Limeriques no Ar!", mais uma ação do Prêmio Tatiana Belinky 

Poemas que viajam pelo céu, em balões soltos por crianças. A iniciativa, inédita em Cubatão, aconteceu na tarde deste sábado (15/2), no Jardim Casqueiro. Pelo menos 100 criançasparticiparam da ação intitulada Limeriquesno Ar! Isso porque os meninos e meninas soltaram bexigas com as poesias limeriquesdentro. O evento é mais uma ação do Prêmio Tatiana Belinky, concurso literáriovoltado para a garotada com idade entre 6 e 11 anos.

Logo no início da tarde, os alunos do Projeto Escola Legal se reuniram no Centro Esportivo Armando Cunhapara participar de uma roda de capoeira. Depois que já estavam bem aquecidos, aescritora Viviane Veiga Távora, idealizadora do evento, falou um pouco sobre oslimeriques e realizou uma oficina rápida para construção do poema - que são poesias curtas, com cinco versos rimando entre si eque sempre falam de coisas malucas.

Aí sim, chegou o momentode celebrar a Literatura. As crianças amarraram os limeriques em balões de gás queforam soltos e se espalharam pelo céu. "Quem tiver sorte vai receber a poesiano quintal, num banco de praça ou na rua. Nossa ideia é movimentar a cidade efazer as pessoas se interessarem por Literatura", afirmou Viviane. A notíciafoi destaque na programação especial de fim de semana no site da Folhinha (www.folha.com.br/folhinha), suplemento infantil do Jornal Folha de São Paulo.

Os meninos e meninas aindareceberam presentes: cinco cartõezinhos com limeriques escritos e ilustrados,para que pudessem presentear suas mães. Os cartões, chamados 5 por 1, foramcriados por Viviane Távora e ilustrados pela artista Nice Lopes.

O dia do evento, 12 demaio, é simbólico, pois é a data de aniversáriodo inglês Edward Lear, considerado o criador dos limeriques. "Lear é uma referência quando falamos nesse tipo de poema. A data é só um pretexto para despertaras pessoas para a novidade da poesia: tanto a criança que soltou o poema no arquanto os que irão receber a surpresa", comentou Viviane.

Prêmio Tatiana Belinky- Voltado para crianças do Ensino Fundamental I e II,incentiva os pequeninos a criarem suas próprias poesias. As inscrições já estãoabertas e seguem até dia 2 de junho, somente pelo site www.portalpanapana.com.br/premio . O resultadosai em agosto.

Apremiação é interessante: os autores mirins dos cinco melhores limeriques recebem computador (1º lugar), notebook (2º lugar), netbook (3º), troféus e kit de livros, sendo que os professores ecolégios desses estudantes ganham publicações infantis. Os alunos escritoresdos 100 primeiros limeriques levam o livro "Mareliques da Praia-Louca" eum broche do projeto "Eu amo Limeriques!". O Prêmio Tatiana Belinky érealizado pela Cooperativa Cultural Brasileira, empresa VARAL e conta com apoiodo Proac - Programa de Ação Cultural da Secretaria do Estado da Cultura e daUnisanta.

TatianaBelinky- O Concurso Literário homenageia Tatiana Belinky, grandenome da Literatura Infantojuvenil contemporânea, hoje com 93 anos de idade.Belinky construiu uma carreira embasada no carinho pela Literatura e pelascrianças. Já foi tradutora de livros, fez adaptação para TV do "Sítio doPicapau Amarelo", e começou a escrever livros infantis e de limeriques aos65 anos. De lá pra cá foram mais de 120 títulos. Em 1989, recebeu o PrêmioJabuti e 2010 passou a ocupar a cadeira 25 da Academia Paulista de Letras.

Fotos: Rodrigo Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário