Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

FESTA DA CULTURA EM CUBATÃO

O I Encontro de Culturas Populares de Cubatão, realizado na última sexta-feira (28), transformou o Bloco Cultural no palco de uma festa de cultura brasileira, reunindo música, dança, grafite e literatura. Durante o evento foram entregues 40 certificados da oficina de Danças Brasileiras, freqüentadas por crianças, adolescentes e adultos moradores da Vila dos Pescadores, Jardim Casqueiro, Vale Verde e Pilões.

Realizada pelo Grupo Zabelê através da Oficina Pagu e Secretaria de Cultura de Cubatão, o projeto levou aos participantes uma série de danças brasileiras como o maracatu, maculelê, ciranda, coco e cacuriá. O resultado foi apresentado durante o encontro com a encenação do espetáculo “Tradições de nossas vidas”, unindo também percussão e cantos populares.
Juliana Clabunde e Marco Tuim

Juliana Clabunde, dirigente do Zabelê, conta que a ideia do encontro foi promover um espaço que os produtores culturais da cidade possam se conhecer. "As oficinas só deram certo por causa do envolvimento da comunidade e das escolas e com as parcerias das secretarias de Cultura do Estado e do Município".
Ela aproveitou para anunciar que o grupo teve seu projeto "Graffiti de Raiz" classificado pelo Ministério da Cultura em quarto lugar na modalidade conexões do Prêmio Premio Hip Hop 2010, edição Preto Ghóez. Representado pelo grafiteiro Marco Tuim, o grupo ficou entre os melhores entre 135 propostas de todo o Brasil, com o objetivo de formar jovens e adolescentes aptos a compreender a cultura afro-brasileira e nordestina numa interface as culturas urbanas, como o grafite, resultando em painéis que traduzem a identidade cultural brasileira, a valorização dos vínculos familiares e a cultura de paz.

A coordenadora da Oficina Pagu, Mônica Tranjan Real, destacou as parcerias locais para que as oficinas, que têm sede em Santos, possam ser feitas em todos os municípios da região metropolitana, e deu um aviso para os pais: "Levem os filhos para aprenderem cultura e artes. Vai ser importante para a formação de cada um".
Arte em Grafite


O secretário de Cultura do município, Welington Borges, destacou que o I Encontro de Culturas Populares de Cubatão foi mais um palco para a manifestação de artistas da cidade. "Nossa intenção é que a cultura comece a circular também pelos bairros porque temos que fazer com que as pessoas se aproximem da principal riqueza da cidade, que são os artistas, nossos escritores, músicos, artesãos. A cultura tem que ser necessária no dia a dia como a educação é necessária, como a saúde é necessária.

O encontro contou ainda com uma apresentação da Afrobanda, discotecagem do Dj Jogado, exposição de bicicletas pelo BL Clube, hip hop com os jovens da Academia de Break Pedro Paulo e do Grupo de Capoeira Meninos Guerreiros, além da exposição de trabalhos dos grafiteiros Marco Tuim e B.A. em telas gigantes, varal de poesia de cordel e instalações artísticas.

Fotos: Carlos Felipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário