Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

CUBATÃO COMEMORA 478 ANOS DA FUNDAÇÃO DO POVOADO

Solenidade nesta quinta-feira (10/2) incluiu exposição do material arqueológico encontrado no Largo do Sapo e doação de cartilha

Há mais de 400 anos tinha início o processo de povoamento em Cubatão: exatamente no dia 10 de fevereiro de 1533. Foi quando Ruy Pinto recebeu a doação de um grande pedaço de terra, por parte de Martim Afonso, e onde estava incluída Cubatão. Com o passar dos anos, o lugar foi sendo povoado, se expandiu, tornando-se o que conhecemos hoje: a Cubatão de 119 mil habitantes, grande pólo petroquímico, abundante em riquezas naturais e símbolo de recuperação ambiental. Mas tudo começou lá atrás, e, por isso, a data é comemorada todos os anos.

Em 2010, a cerimônia que relembra o início do processo de povoamento na cidade aconteceu na Biblioteca Municipal e foi regada à bate-papo arqueológico e apresentação teatral, com a presença de várias autoridades. O arqueólogo Manoel Gonzalez falou sobre as pesquisas realizadas por sua equipe no Largo do Sapo, local onde funcionou o Porto Geral da cidade na época do Brasil-colônia, símbolo do começo da ocupação no município.

Depois do tombamento do Largo do Sapo ano passado pelo Condepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural), os pesquisadores realizaram escavações no lugar. O trabalho durou três meses e depois de centenas de pequenas perfurações, os arqueólogos encontraram 202 peças como garrafas de vidro e barro, pedaços de porcelana, cerâmica e vidro, faiança inglesa, cravos (pregos) e até ferraduras, materiais que datam dos séculos XVIII a XIX. “Esses fragmentos são pedaços de garrafas, pratos, tigelas, ou seja, objetos do uso cotidiano do povoado daquela época. Os materiais recontam a história desse povoamento, confirmando que nos anos de 1700 já havia pessoas morando por aqui e que essa ocupação foi ininterrupta por três séculos consecutivos”, disse Manoel Gonzalez em sua palestra.

Grande parte dessa fascinante história foi contada através da cartilha “Vamos conhecer e colorir nossa Arqueologia”, adaptada por Manoel e Milene Gonzalez. Pelo menos 500 exemplares foram doados à Biblioteca Municipal e grande parte será distribuída às escolas municipais. O livreto explica de maneira bastante lúdica o que é a ciência da Arqueologia e de que maneira ela ajuda o homem a descobrir sua própria história.

O secretário de Cultura, Welington Borges, representando a prefeita Marcia Rosa, falou sobre a importância de todo esse trabalho arqueológico e justificou que a cerimônia só aconteceu nas dependências da Biblioteca porque hoje o Largo do Sapo passa por uma ampla restauração. O secretário destacou, ainda, o interesse popular em conhecer a história da cidade, citando como exemplo, o Roteiro Histórico que, em sua primeira edição, reuniu mais de 50 pessoas, que, voluntariamente, decidiram conhecer espaços e monumentos importantes do município. “O 2º Roteiro, que acontece no fim deste mês, já está completo e há lista de espera para o Passeio que acontecerá em março. Isso demonstra que a comunidade tem interesse em conhecer a história de Cubatão”, afirmou Welington.

A manhã, recheada de boas histórias, terminou com uma performance de atores do Teatro do Kaos. Vestidos com figurino da época imperial, releram parte da carta de doação da terra por Martim Afonso: “Hei por bem de lhe dar as terras do Porto das Almadias... que agora novamente chama-se o porto de Santa Cruz, e da banda do sul partirá pela barra do Cubatão pelo porto dos outeiros que estão na boca da dita barra do Cubatão, entrando os ditos outeiros dentro das ditas terras do dito Ruy Pinto”.

Texto: Morgana Monteiro
Foto: Rodrigo Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário