Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

CUBATÃO COMEMORA 478 DE FUNDAÇÃO DO POVOADO

Solenidade na Biblioteca dia 10/2 resgata história do início do processo de povoamento

Dia 10 fevereiro de 1533. Há exatos 478 anos tinha início o processo de povoamento de Cubatão. Um grande pedaço de terra, que incluía o trecho onde hoje está situada a cidade, foi doado a Rui Pinto justamente nesta data. E detalhe: na carta de doação, escrita no século XVI por Martim Afonso, o município já é citado com esse nome: “Cubatão”. O Largo do Sapo aparece como lugar importante neste processo, já que ali funcionava o Porto Geral e foi onde teve início o processo de povoamento.

E justamente na próxima quinta-feira (10/2), a importante data será lembrada em uma solenidade na Biblioteca Municipal, a partir das 9h. O secretário de Cultura, Welington Borges, o Chefe das Bibliotecas e Arquivo Histórico, Francisco Torres, e o arquiteto da Prefeitura de Cubatão, Rubens Brito, falarão sobre a importância de relembrarmos o início do processo de povoamento do município. Atores do Teatro do Kaos também participam, com uma rápida performance sobre o assunto. O evento só acontece na Biblioteca porque a praça Coronel Joaquim Montenegro, onde está o Largo do Sapo, passa por uma ampla restauração.

Destaque, ainda, para a palestra de Manoel Gonzalez, que coordena as pesquisas arqueológicas no Largo do Sapo desde o ano passado. Ele vai falar sobre o processo científico aplicado no local como as escavações arqueológicas. Os pesquisadores encontraram pedaços de ferro, garrafas de vidro e faiança inglesa, provavelmente dos séculos XVIII e XIX, reafirmando o local como referência histórica. O Largo foi tombado como patrimônio histórico em 2010 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural, Condepac.

Cartilha ensina importância da Arqueologia – na oportunidade, a Biblioteca Municipal recebe a doação de 500 revistas sobre arqueologia, adaptadas por Manoel Gonzalez para o público infantil. A cartilha “Vamos conhecer e colorir a nossa Arqueologia”, das autoras Adriana Teixeira, Katianne Bruhns e Rossano Lopes Bastos, traz textos e desenhos sobre essa ciência que estuda o passado do homem através da cultura material, utilizando pesquisas para identificar e estudar os sítios arqueológicos.

Texto: Morgana Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário