Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



quinta-feira, 1 de julho de 2010

VIDA NOVA AO PROJETO CUBATÃO SINFONIA


Em novo endereço, o projeto será patrocinado pela Usiminas neste segundo semestre, mantendo vivo o sonho musical de mais de 130 jovens da cidade.

Por cada espaço que caminhamos, é possível escutar um som diferente. Na sala de número 1, a monitora Patrícia Antunes dá aulas de violão. Atentos, os alunos acompanham todas as dicas. Ricardo Carvalho, 15 anos, é um deles. Conta que começou a aprender violão há pouco tempo. Tímido, é através da música que o jovem se comunica melhor. “Já faço aulas de viola sinfônica e trompa e agora, violão. Adoro estar aqui!”, afirma, orgulhoso. Ricardo é um dos adolescentes que participam do Cubatão Sinfonia, Programa sociocultural que leva música e cidadania a jovens moradores dos bairros Cotas.

O Projeto conta com apoio financeiro da iniciativa privada por meio da Lei Rouanet de incentivo à cultura. Até o mês passado, o grupo sofria com a incerteza da falta de um patrocinador. Mas essa história mudou: a partir de agora a Usiminas apóia o sonho desses jovens. O investimento será suficiente para pagar até o fim do ano, os 15 monitores que ministram as oficinas. “É muito importante essa parceria com as fábricas da cidade porque vemos que elas reconhecem o trabalho sério que realizamos”, afirmou Éder Crispim, coordenador do projeto.

Outras empresas também demonstraram interesse em manter o Programa, como o Posto Polo. Essa verba, por exemplo, será usada para o pagamento do aluguel do prédio onde funciona o Programa. É com recursos como esses que o projeto poderá ampliar ainda mais o número de alunos atendidos, além da compra de instrumentos, uniformes e outros equipamentos. Pessoas físicas também têm colaborado: “Já recebemos doações de computadores, material de escritório, didático e de papelaria. Toda ajuda é bem vinda”, garante Crispim.

De uma simples escola livre de música, o Programa se tornou referência no bairro. A mudança de local trouxe novo fôlego: salas de aula padronizadas com forro acústico, suporte para guardar os instrumentos musicais, copa, secretaria... tudo que um espaço de aprendizado tem direito. Desde março, o Cubatão Sinfonia funciona no "Shopping da Comunidade" na Cota 200, na principal avenida do bairro. As novas instalações do Cubatão Sinfonia trouxeram melhorias até mesmo para o espaço comercial, antes, praticamente fechado. Hoje, além do Projeto, o local conta com lanchonete, escritório da CDHU e até igreja.


As salas de aula ficaram mais confortáveis e com isolamento acústico...

... e a chegada do Projeto melhorou o espaço como um todo.

O Cubatão Sinfonia foi criado em 2007 pela Associação de Músicos da Banda Sinfônica de Cubatão. O Programa obteve a chancela do Ministério da Cultura e o apoio da Prefeitura de Cubatão. O projeto inicial que tinha apenas 30 alunos cresceu, e hoje são atendidos mais de 130 moradores das Cotas e de outros bairros próximos como Fabril, Água Fria e Pinheiro do Miranda.

Com a adaptação rápida dos jovens, foi possível montar grupos como a Camerata de Violões, quartetos, quintetos, sextetos de metais e até uma Orquestra Jovem com cerca de 40 integrantes. No repertório estão canções que vão de Beethoven a Elvis Presley, passando pelo tema musical que foi sinônimo das vitórias de Ayrton Senna na Fórmula-1. A próxima apresentação da Orquestra é dia 8/7 às 18h na Escola Estadual Maria Helena Duarte, na Cota 200, encerrando o Festival de Inverno do colégio.

O Programa tem, ainda, outros grupos como a Fanfarra com 25 alunos e a Linha de Frente que conta com 20 adolescentes, trabalho esse coordenado por Sílvia Maria Silva Santos, criadora da Linha de Frente de Banda Musical de Cubatão, pioneira na elaboração de coreografias no estilo militar e ganhadora de inúmeros prêmios estaduais e nacionais.

Cubatão Sinfonia, um projeto "de filho para pai" – muitas mães confirmam a mudança de comportamento de seus filhos depois que entraram no Projeto. A maioria relata que os jovens melhoraram as notas no colégio e passaram a ter mais disciplina em horários, por exemplo. Para elas, o objetivo do Cubatão Sinfonia, que é tirar as crianças da rua, dando oportunidade de aprendizado, está sendo plenamente cumprido.

E embora tenha sido criado focando os jovens que vivem em áreas de vulnerabilidade social, de algum tempo para cá, o Programa abriu as portas para adultos também. Os pais dos estudantes foram os primeiros a se inscrever. A grande maioria optou pelo canto coral, mas há quem se aventure em aprender a tocar instrumentos musicais. Um exemplo disso é o seu Joelito Santos de Araújo, de 45 anos. O motorista sempre se encantou ao ver o filho Pedro Olímpio, de 11 anos, participar da Orquestra Jovem e decidiu, então, frequentar aulas de violão. Para ele, o Projeto preenche o vazio que há dentro da alma das crianças, adolescentes e dos adultos: "Qualquer coisa que venha de bem para nossa comunidade temos que abraçar e colocar no coração", afirma seu Joelito.

Seu Joelito faz aulas de violão, veio depois que o filhão Pedro começou a frequentar o Projeto. É o Cubatão Sinfonia, de "filho para pai"

Texto: Morgana Monteiro
Fotos: Rodrigo Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário