Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



quinta-feira, 8 de julho de 2010

RINASCITA REALIZA ESPETÁCULO NO TEATRO GUARANY, EM SANTOS


Vai ser neste domingo (11/7) às 11h. É o projeto “Domingo às 11” que tem por objetivo apresentar o melhor da música regional durante a temporada de inverno.

Música renascentista, barroca e da idade média da melhor qualidade! É isto que o Grupo Rinascita, de Cubatão, sabe fazer de melhor. E esse som diferente vai preencher cada canto do Teatro Guarany, em Santos, no próximo domingo (11/7) a partir das 11h. O Grupo é o convidado especial do Projeto “Domingo às 11” que tem por objetivo oferecer uma opção de lazer nas manhãs de domingo ao público da cidade durante a temporada de inverno. A entrada é gratuita. E no dia 12/9 quem se apresenta é o Coral Zanzalá de Cubatão.

Este é o primeiro concerto que o Rinascita realiza depois que foi tombado como patrimônio cultural de Cubatão. Para este concerto, o Rinascita preparou um repertório que traz um pouco de tudo: desde a galharda, pavana até aquelas canções que parecem nos remeter a um dos grandes salões de baile da Idade Média. O Grupo é especializado em melodias barrocas e renascentistas, também conhecidas como “Música Antiga”.

Nas mãos da equipe estão réplicas de instrumentos musicais dos séculos XIV a XVII, feitos artesanalmente, como viola da gamba, guitarra barroca, alaúde, uma família de flautas doces e instrumentos de percussão. Embora muitas pessoas achem que esse tipo de Música é elitizada, o Rinascita luta para mostrar justamente o contrário: é um estilo que agrada a todas as faixas etárias porque é um som bastante diferenciado. “Queremos que as pessoas descubram o quanto é bonita e diferente a nossa Música”, diz Albino de Oliveira, regente do Rinascita.


O Grupo surgiu em 1974 dentro do então Conservatório Musical de Cubatão, através do maestro Rodrigo Augusto Tavares. O objetivo era levar ao grande público, melodias renascentistas e barrocas, canções essas que os músicos aprendiam em sala de aula. O início foi artesanal, com pesquisa em museus, tanto da história e musicalidade, quanto dos instrumentos utilizados naquela época. Durante mais de 20 anos, funcionou como um projeto experimental, mas em 1986 foi oficializado como projeto integrante da Prefeitura de Cubatão. Atualmente o Rinascita tem 16 músicos e no fim de junho foi tombado como patrimônio imaterial de Cubatão através do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural da cidade. O Rinascita leva a música de época por meio de apresentações, concertos didáticos em escolas, praças e espetáculos que reúnem saraus de poesia.

Serviço
Espetáculo do Grupo Rinascita no Teatro Guarany

Projeto “Domingo às 11”
Dia 11/7 às 11h
Local: Pça dos Andradas, 100 – Santos (ao lado da Rodoviária)
Entrada gratuita

Texto: Morgana Monteiro
Fotos: Dilson Mato grosso

Nenhum comentário:

Postar um comentário