Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



sexta-feira, 2 de julho de 2010

TALENTO E SENSIBILIDADE A SERVIÇO DA ILUSTRAÇÃO

Moradora da Vila Nova, Nice Lopes tem seus trabalhos reconhecidos dentro e fora do país

Quem vê essa mulher de jeito tímido e olhar meigo, com pouco mais de um metro e sessenta, nem imagina a concentração de talento e sensibilidade que essa artista apaixonada pelo desenho possui. Eunice Aparecida Lopes, ou simplesmente, Nice Lopes, nasceu em Santos, mas reside no bairro da Vila Nova, em Cubatão. Como ela mesma se define, apaixonada por ilustração, moda, boleros e Tim Burton.

A artista, que é formada em Publicidade, tem no currículo inúmeros trabalhos reconhecidos dentro e fora do País. Ela conta que desde pequena gostava de desenhar, mas foi pela influência de um vizinho, o Dedéco, que a sua intimidade com a arte desabrochou. "Eu ficava observando-o desenhar e achava muito bonito. Comecei a desenhar por hobby, não tinha nenhuma intenção de ganhar dinheiro com isso".

De família mineira, Nice fala que o pai Zildo Dionísio Lopes veio para Cubatão em 1968, com a esposa Geni Lina da Silva Lopes, para trabalhar na indústria. Moradores do interior de Minas, trabalhavam como cortadores de cana. As dificuldades eram muitas e - a exemplo de milhares de brasileiros - saíram do campo, à procura de uma vida melhor na cidade. Morando aqui, Zildo e Geni tiveram três filhas: Nice, Edina e Regina. "Os meus pais vieram para Cubatão, passaram por muitas dificuldades. Apesar de tudo, eles sempre nos incentivaram a estudar, com muito sacrifício pagaram escola particular para eu e minhas irmãs".

A mãe Geni foi sua maior incentivadora. "Ela ficava toda orgulhosa quando eu ganhava os concursos da escola". E acrescenta: "As pessoas chegavam lá em casa e ela ia logo mostrar os meus desenhos, coisa de mãe coruja", risos.

Aos 14 anos, Nice sofreu uma perda irreparável, o falecimento de sua mãe: "Com a morte dela, não tinha muito tempo para desenhar; como sou a filha mais velha, tomei para mim a responsabilidade de cuidar de minhas irmãs menores, Edina e Regina, enquanto meu pai trabalhava".

Nice passou algum tempo longe dos desenhos, mesmo sendo inegável o seu talento. Em 1993, a ilustradora se formou em Publicidade, na Universidade Católica de Santos, Unisantos. Depois de formada, foi morar em São Paulo, onde trabalhou por alguns anos. O retorno para o desenho só ocorreu depois que ela, ao visitar uma exposição sobre o mundo das fadas, na Livraria Pagu, em Santos, se sentiu encantada e decidiu voltar a desenhar.

Aos 34 anos e morando em São Paulo, resolveu se matricular no curso de Desenho de Moda, no Senac. Após terminar esse curso, Nice foi em busca de clientes e começou a trabalhar fazendo estampas para empresas. Desenhava para algumas confecções e conseguia se manter com este trabalho. Foi aí que teve a ideia de montar um blogue para expor seus trabalhos. "A minha intenção foi atrair mais clientes. Comecei a trabalhar com headers (cabeçalhos para blogues), confeccionar cartões, fazer ilustrações, e assim consegui me firmar na área", revela.

Em 2006, voltou a Cubatão depois de ser aprovada no Concurso Público da Prefeitura, onde trabalha até hoje na área de publicidade. Nas horas vagas, que não são muitas, continua trabalhando em diversos projetos. Entre eles estão a ilustração do livro A Nuvem Vermelha, de Mônica Amorim, que será lançado pela Editora Adonis, ilustrações para a Revista das Lojas Riachuelo do Dia das Mães, uma pocket (mini-revista) Outubro Rosa – um projeto da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femana), que divulga e conscientiza as mulheres sobre a prevenção ao câncer de mama; cabeçalho do blogue It Girls; estampas para a Coleção primavera/verão da grife infantil Bicho Comeu, de Solange Meneghel, que foi capa da revista Caras, em outubro num desfile da griffe, em Angola.

Nice tem alguns de seus trabalhos transformados em pôsteres que se encontram no site de compras do Pôster Lounge; suas ilustrações estão no B-Coolt (Boletim digital com a programação cultural de São Paulo), além de uma de suas ilustrações ter virado tatuagem. Seu nome consta no livro "Ilustration Now", da editora Taschen, que reuniu 150 ilustradores do mundo todo. A obra é destinada a designers, ilustradores e quem aprecia arte. Foi publicada em três idiomas: português, espanhol e italiano.

A artista e algumas de suas belas ilustrações. Os desenhos fazem parte de revistas, catálogos, sites. É a arte de Nice Lopes rodando o mundo!

No início de sua carreira como ilustradora, seus trabalhos eram mais comerciais. A partir de 2008 resolveu fazer um trabalho mais autoral, voltado para o período de sua infância. "O desenho que faço das meninas cabeçudas e pescoçudas tem haver com o universo onírico, da fantasia", comenta. "Me inspiro muito no trabalho de Tim Burton".

Nice elaborou um belíssimo calendário de 2010 baseado em histórias clássicas da literatura infantil com personagens como Alice no País das Maravilhas, Peter Pan, Barba Azul, Branca de Neve, Pequeno Príncipe, entre outros. "Esta fase do meu trabalho buscou resgatar a minha infância e as experiências que marcaram minha vida". Ela completa, dizendo: "O desenho sai com mais alma; quando você busca inspiração em experiências pessoais, eu acabo me emocionando e emocionando as pessoas que curtem o meu trabalho", conclui.

Uma das ilustrações do Calendário 2010

Outra realização da artista foi a publicação "A nuvem vermelha", da escritora Mô Amorim. Nice teve a oportunidade de criar as ilustrações do livro que retrata de uma maneira bastante peculiar a cidade de Cubatão.

A publicação "A nuvem vermelha" de Mô Amorim com ilustrações da Nice Lopes

Para conhecer mais sobre o trabalho da artista, acesse www.nicelopes.blogspot.com

Texto: Ana Borges
Foto: Dilson Mato Grosso

Um comentário:

nice lopes disse...

Morgana, querida! Obrigada pelo carinho e pela divulgação! Beijos! Nice

Postar um comentário