Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



domingo, 24 de fevereiro de 2013

CUBATÃO RECEBE CURSOS DA OFICINAS PAGU

Inscrições estarão abertas de 25/2 a 6/3 na Secretaria de Cultura da Cidade (Secult)

A Oficina Cultural Pagu terá cursos disponíveis na cidade de Cubatão. As inscrições estarão abertas de 25/2 a 6/3 e deverão ser feitas na Secult (Av. Nove de Abril, 2275) das 9h às 17h. É preciso levar documento de identidade e comprovante de residência.

A Oficina de Curadoria e Produção será o destaque na cidade. Ministrado de 6 a 27/3 (todas as quartas-feiras), das 18h30 às 21h30, no Novo Anilinas, o curso disponibiliza 20 vagas e tem por objetivo apresentar ao aluno o caminho de uma produção e uma curadoria para exposição, passando pela elaboração o projeto e pesquisa sobre o tema.

A coordenação é de Izabel Muanis do Amaral Rocha, que é museóloga, historiadora com mestrado em História da Arte pela USP, além de ter sido curadora de exposições do Museu da Imigração do Estado de São Paulo, Museu de Arte Sacra de São Paulo e Museu do Café de Santos.

Projeto especial regional – Este ano, a Oficina Pagu lança um projeto regional com workshops que percorrerão todas as cidades da Baixada. O tema é: Estrutura pública de Cultura, Leis de Incentivo e Elaboração de Projetos. Em Cubatão, a oficina acontece dia 3 de abril, das 9h às 12h e das 14h às 18h. São oferecidas 20 vagas.

Direcionado para agentes culturais, artistas e público em geral, o curso rápido abordará os diversos programa do Ministério da Cultura e da Secretaria Estadual da Cultura como Lei Rouanet, ProAC, ProAc/Icms e demais editais e prêmios.

Outras atividades também serão realizadas pela Oficina Pagu, como um espetáculo em homenagem às mães. Intitulado “Canção para elas”, o concerto traz o Coral Zanzalá de Cubatão em única apresentação, no dia 12/5, às 18h, na Igreja São Judas Tadeu (Rua Saturnino de Brito, 112, Marapé), em Santos. Com um repertório recheado de canções que enaltecem a mulher e todo universo feminino, o programa traz composições que vão de Rachmaninov e Bruckner, a Gilberto Gil, Gilberto Mendes, Chico Buarque e Milton Nascimento. A entrada será gratuita.

Todas as informações sobre os cursos que serão ministrados em Cubatão e, ainda, as oficinas realizadas em Santos e outras cidades da Região estão disponíveis no www.oficinasculturais.org.br. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 3219-2036 e 3219-1741 e, ainda, pelo email pagu@oficinasculturais.org.br .

Texto: Morgana Monteiro

CORAL DOS SERVIDORES ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS PARA NOVOS INTEGRANTES

Funcionários públicos, familiares e comunidade em geral podem participar

O Coral dos Servidores Municipais de Cubatão retomou as atividades e está com inscrições abertas para novos integrantes. Além dos funcionários públicos, podem participar familiares dos empregados e a comunidade em geral, desde que maiores de 18 anos.

Os interessados podem comparecer aos ensaios que acontecem todas as quintas-feiras, das 18h às 19h30, no Miniauditório do Paço Municipal, no 1º andar (Pça. dos Emancipadores, s/nº). Não é necessário ter conhecimento musical, pois será ensinado pela maestrina Nailse Cruz, que comanda o Coral dos Servidores atualmente.
O Grupo tem no repertório, principalmente, canções da Música Popular Brasileira e Folclore. Os participantes aprendem técnicas vocais e de respiração, interpretação e expressão corporal, tudo de graça. Frequentemente, o Coral é convidado a se apresentar em diferentes locais e até mesmo outras cidades da Baixada Santista.

Os benefícios do Canto Coral são informados por estudiosos, como Lia Olympia Kogiardis, pós-graduada na Escola de Música e Belas Artes do Paraná. De acordo com sua tese sobre o assunto, o Coral surgiu no Brasil ainda na época colonial, sob influência da Corte. Ela defende que os benefícios resultantes da mistura de inserção social e música chegam a transformar a realidade de vida de seus participantes. Muitos conseguem diminuir ou até mesmo abandonar o uso do fumo, do álcool. Na história da humanidade o canto em grupo sempre foi uma prática social comum.

Texto: Morgana Monteiro 

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

LIVRARIA MÓVEL DA UNESP CHEGA A CUBATÃO

Nas próximas duas semanas, unidade circulará entre a Biblioteca Municipal e o Parque Anilinas

Até 3 de março, os cubatense têm pela primeira vez a oportunidade de frequentar uma livraria. É que nesta quinta-feira, dia 21, o caminhão da Livraria Unesp Móvel, projeto da Editora Unesp, chegou à cidade e fica estacionado em frente à Biblioteca Municipal, na Avenida Nove de Abril, durante dois dias. No final de semana, dias 23 e 24, a livraria móvel se desloca para o Parque Anilinas. Na semana seguinte, o caminhão volta para a frente da biblioteca nos dias 28/2 e 1º/3 e retorna para o Parque Anilinas no final de semana, dias 2 e 3/3.

Nas primeiras horas de funcionamento, o movimento já mostrava que a cidade comporta a instalação de uma livraria. A professora de matemática Márcia Helena Marques Rabelo, da Rede Municipal, saía do local com nove livros, dois da área de Direito para o filho que está estudando para concurso e o restante sobre Educação e Pedagogia. “Tem muito estudante universitário na cidade e essa experiência pode despertar editoras e livreiros a trazer uma livraria para Cubatão”, comenta.
Quem também andava por ali era o artista Tótila Ártigas, que atua como palhaço. Ele estava escolhendo entre “O Hobbit”, clássico de J.R.R. Tolkien recentemente levado ao cinema, e “Palhaços”, do artista Mário Fernando Bolognesi.

Descontos – Para marcar a presença na cidade, a livraria anunciou uma política de descontos de 30% para todos os livros da Editora Unesp para a população em geral. O desconto chega a 50% para os servidores municipais e funcionários da Associação Comercial e Industrial de Cubatão. Já os livros das demais editoras terão desconto geral de 15%.

A Livraria móvel – Conduzida e operada pelo livreiro-motorista Jorge Menezes, que atua no ramo de livros há 15 anos, a Livraria Unesp Móvel tem área de 20 metros quadrados, espaço suficiente para receber cerca de 28 clientes ao mesmo tempo. Essa metragem é alcançada com a abertura da porta lateral do baú (que mede 4,50m x 2,40m x 2,20m de altura). A capacidade é de 2 mil livros, que são acomodados e expostos em estantes que circundam o veículo, e ainda em duas prateleiras posicionadas na parte central, podendo acomodar até 28 pessoas. A livraria carrega também dois computadores – um para registro de vendas e outro, com tela voltada para o exterior, para uso do cliente, que assim pode pesquisar e comprar livros a partir do site da Livraria Virtual da Editora Unesp.

“Nosso objetivo sempre foi alcançar o leitor onde quer que ele esteja”, diz José Castilho Marques Neto, presidente da Editora Unesp e idealizador do projeto. “Já tínhamos a livraria física, da Praça da Sé, e a Livraria Virtual. A loja móvel é mais um canal de acesso ao livro. Mesmo em tempos de distribuição online, é importante apresentar o livro físico ao leitor.”

Texto: Secretaria de Comunicação – com informações de Alessandro Atanes
Imagens: Allan Nóbrega

COMEÇAM INSCRIÇÕES PARA A FEIRA DE ARTESANATO

Interessados em comercializar seus trabalhos de artesanato e alimentícios podem se inscrever de 25/2 a 15/3 na Secretaria de Cultura (Secult).

Artesãos cubatenses podem tentar uma das 95 vagas na Feira Municipal de Artesanato, onde vão expor e comercializar seus trabalhos. As inscrições começam na próxima segunda-feira (25/2) e seguem até 15/3. Podem ser feitas na Secult (Av. Nove de Abril, 2275), das 10h às 12h e das 13h às 17h.

A Feira acontecerá em quatro diferentes locais e dias. São oferecidas 15 vagas para a área externa do Parque Anilinas, em frente ao Portão da Av. Nove de Abril, 2275, sendo todas para produtos artesanais. Neste espaço, os trabalhadores ficarão de quarta-feira a sábado.

Outras 40 vagas estarão disponíveis na parte interna do Novo Anilinas, sendo 36 barracas para artesanato e 4 para alimentação, funcionando sábado e domingo. As 40 vagas restantes, 36 para artesanato e 4 para alimentícios, estarão nas Praças Princesa Isabel, no Centro, e na Praça da Independência, no Jardim Casqueiro.

Os candidatos deverão expor até três tipos diferentes de técnicas na barraca e deverão estar presentes em todos os dias da feira. Vale lembrar que esta inscrição não garante reserva de vaga nem a participação, pois a comissão organizadora vai, posteriormente, avaliar os produtos que serão oferecidos. Caso o número de interessados seja superior ao número de vagas disponíveis, a comissão selecionará os participantes.

A Feira Municipal de Artesanato é uma articulação da Rede pela Diversidade Cultural de Cubatão, atendendo pedido dos próprios artesãos, que sempre tiveram grande expectativa na implementação da Feira. O edital com todas as informações sobre a Feira estão disponíveis no site www.cubatao.sp.gov.br, à esquerda da tela, na parte Oficial, em Editais Diversos.

Texto: Morgana Monteiro

MAESTRO ROBERTO FARIAS É HOMENAGEADO EM SÃO PAULO

 
Foi durante a apresentação da Orquestra de Metais Lyra Tatuí, na Sala São Paulo.

O cubatense Roberto Farias foi homenageado em um dos espaços mais imponentes do Brasil: a concorrida Sala São Paulo, no coração da Capital. Foi durante apresentação da Orquestra de Metais Lyra Tatuí, no último domingo (17). O maestro Roberto – como é conhecido pela maioria – foi lembrado no discurso do regente da Lyra, Adalto Soares. Roberto Farias hoje é coordenador artístico dos Grupos Artísticos de Cubatão e foi o criador da Banda Musical de Cubatão, em 1970, oficializada posteriormente e que deu origem à conhecida Banda Sinfônica de Cubatão (atualmente regida pelo maestro Marcos Sadao Shirakawa).

“Tenho convicção de que a filosofia pedagógica e musical implantada pelo maestro Roberto em Cubatão nos anos 70 e 80, rompeu a barreira artística e atingiu um patamar social. E isso modificou a vida não apenas dos que estavam sob sua orientação, mas toda a Cidade que vivia um período muito difícil”, afirmou Adalto.

O idealizador e diretor artístico da Lyra de Tatuí (cidade do interior paulista), Adalto Soares é cubatense, filho do ex-vereador Fulgêncio Soares. Deu início aos estudos musicais na então Banda Musical de Cubatão e lembra com saudades da época em que o Grupo desfilava e garantia a primeira colocação nos Concursos Brasil afora. De Cubatão Adalto seguiu para várias orquestras como Sinfônica de Campinas, da Paraíba, Jazz Sinfônica e Banda Sinfonica do Estado de São Paulo. Em 1987 venceu o Concurso Jovens Solistas da Osesp com uma peça composta por Farias. Há 11 anos declinou do posto de trompista da Osesp para se dedicar a projetos sociais.

A Orquestra de Metais "Lyra de Tatuí" atende crianças e adolescentes de 5 a 18 anos e vem se destacando em turnês nacionais e internacionais. O repertório eclético de extrema qualidade, garante o diferencial do grupo. Para Adalto, a experiência que ele viveu em Cubatão, a base teórica e as técnicas musicais que aprendeu com Farias foram impescindíveis para o desenvolvimento do trabalho em Tatuí: “Todos os dias quando vou dar aulas aos jovens músicos sou o Adalto, porém, com uma boa dose de Roberto”, comenta.

Texto: Morgana Monteiro
Fotos: Divulgação

BIBLIOTECA DE CUBATÃO TEM NOVOS TÍTULOS PARA A COMUNIDADE

 
São quase 300 obras dos mais diversos autores e assuntos

De tudo, um pouco: romances, livros técnicos de adminstração e direito, filosofia, teatro. A Biblioteca de Cubatão recebeu uma doação de 289 livros do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas. A remessa já está sendo catalogada e entre os meses de março e abril estará disponível para a comunidade.
Entre os títulos mais importantes estão: Dicionário de Filosofia de Mário Bunge, Do Nilo ao Eufrates de Daniel Davidsohn, Deus não abandona de Vanda Amorim, Valentia de Deborah Kietzmann Goldenberg, Além do deserto de Érica Bombardi; os contos brasileiros como Os véus, A. de Carlos Rezende e Histórias de amor e nem tanto de Mario Rui Feliciano; Laços : crianças, jovens, famílias e Aids de Reginaldo Bortolato e Renata Godinho Brandoli; Enquanto dormem as crianças de Guido Fidélis; Gestão para inovar de Luis Alberto Piemonte, Renascença e Barroco de Heinrich Wölfflin; Teatro e sociedade:Shakespeare de Guy Boquet.
Embora a Biblioteca Municipal seja essencialmente voltada para os Ensinos Fundamental e Médio, nem por isso deixa de ter um excelente acervo de literatura infantojuvenil atualizado. “Essa diversidade de títulos nos traz a comunidade adulta que encontra histórias diferentes, exercendo o prazer da leitura. Isso, sem contar os livros em braile, os e-books com cds e dvds para o pessoal com deficiência auditiva. Encontramos grandes clássicos da Litertatura Brasileira nesses formatos”, explica a bibliotecária Marlene Streifinger.
Ainda de acordo com a bibliotecária, os best-sellers que geralmente são estrageiros e fazem sucesso no cinema são os títulos mais retirados pelos jovens, além de autores brasileiros. De agosto de 2012 até agora, a Biblioteca Municipal renovou consideravalmente o acervo, por meio de doações recebidas. “Já são 600 novos títulos e isso representa uma ótima atualização dos títulos disponíveis aqui”, garante Streifinger.
A Biblioteca Municipal fica na Av. Nove de Abril, 1977, em um charmoso prédio histórico que já abrigou a Prefeitura e a primeira escola da cidade. O local funciona de segunda a sexta-feiras das 8h às 17h. Para ter acesso aos títulos disponíveis no local, o cidadão precisa se cadastrar levando documento de identidade e comprovante de residência. Outras informações estão disponíveis no blog www.bibliotecacubatao.blogspot.com .

Texto: Morgana Monteiro
Fotos: Allan Nobrega

domingo, 17 de fevereiro de 2013

GRUPOS ARTÍSTICOS DE CUBATÃO TÊM VAGAS PARA MÚSICOS, BAILARINOS E CANTORES


São 38 oportunidades na Banda Sinfônica, Cia de Dança, Coral Zanzalá e Corpo Coreográfico da Banda Marcial. Inscrições acontecem de 19 a 21/2

Estarão abertas de 19 a 21 de fevereiro, as inscrições para ingresso nos Grupos Artísticos de Cubatão. São oferecidas 38 vagas para músicos, bailarinos e cantores, para contratação imediata e cadastro de reserva. Os interessados devem se inscrever no Serviço de Criações Artísticas (Av. Nove de Abril, 2275) das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30. 

A Banda Sinfônica tem duas vagas: uma para músico de Trompa e outra para Trombone Tenor. A exigência é ter completado o Ensino Médio. 

Já a Cia de Dança da Sinfônica tem 2 vagas para bailarinos para contratação imediata e 5 oportunidades para cadastro de reserva. O Corpo Coreográfico da Banda Marcial oferece 7 vagas para bailarinos que serão preenchidas imediatamente, e outras 10 para cadastro de reserva. Para a Cia de Dança e Corpo Coreográfico é necessário ter, no mínimo, 14 anos de idade.

O Coral Zanzalá também seleciona cantores. Serão 4 vagas para Soprano, contratação imediata. Outras 8 vagas são para cadastro de reserva (2 para Soprano, 2 para Contralto, 2 para Tenor e 2 para Baixo. A idade mínima é de 14 anos e o candidato precisa ter conhecimento musical (teoria e solfejo) e experiência na área de canto coral. 

A ajuda de custo varia de R$ 300 a R$ 900. O edital completo com as datas das provas e material dos testes está disponível no site www.cubatao.sp.gov.br e afixado no andar térreo do Paço Municipal. 

Fotos: Morgana Monteiro

http://www.cubatao.sp.gov.br/banco-imagens/325-espetaculo-da-sinfonica-de-cubatao-e-coral-zanzala-no-hsbc-brasil-hall/


quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

CORAL ZANZALÁ REALIZA APRESENTAÇÃO NO SÁBADO (16)


Será às 12h, no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Cubatão.

O Coral Zanzalá abre a temporada de concertos musicais em 2013 no próximo sábado (16). A apresentação será no Polo de Cubatão da UAB, Universidade Aberta do Brasil (Rua Salgado Filho, 130, Jardim Costa e Silva), às 12h, durante a aula inaugural do curso de Planejamento, Implementação e Gestão da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Com um repertório recheado de Música Popular Brasileira, o Zanzalá promete encantar com canções como Arca de Noé (Vinícius de Morais), Paisagem na janela (Lô Borges e Beto Guedes), Canção Amiga (poema de Carlos Drummond de Andrade e música de Milton Nascimento), Faltando um pedaço (Djavan), Que Maravilha (Jorge Ben Jor) e Pro dia nascer feliz (Cazuza). A regência será da maestrina Maria Fernanda Tavares e regente-assistente, Nailse Cruz.

Texto: Morgana Monteiro

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

SINFÔNICA DE CUBATÃO PARTICIPA DE ESPECIAL DE CARNAVAL NA TV TRIBUNA


Reportagem foi ao ar  no sábado de Carnaval (9), no Jornal da Tribuna 1ª edição (Rede Globo). O Grupo Artístico foi convidado a interpretar o samba enredo da GRCES Amazonense, do Guarujá


Link para o vídeo: http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/jornal-tribuna-1edicao/videos/t/edicoes/v/escola-de-samba-mociedade-amazonense-se-apresenta-com-a-banda-sinfonica-de-cubatao/2396672/


A Banda Sinfônica de Cubatão foi novamente convidada a participar das reportagens especiais de Carnaval da TV Tribuna (afiliada à Rede Globo). Desta vez, a Sinfônica interpretou o samba “Viagem encantada ao paraíso das flores”, a GRCES Amazonense, do Guarujá. A reportagem foi ao ar neste sábado de Carnaval (9), no Jornal da Tribuna 1ª edição. A gravação foi no Teatro Coliseu, em Santos.

Sucesso na avenida na década de 80, o enredo foi composto por Ademar Eugênio, Dijaca e Benê da Rosalina. Mas para que esse encontro fosse possível, Sinfônica e Agremiação se dedicaram muito. Marcos Sadao Shirakawa, maestro da Sinfônica, afirma que foi elaborado um arranjo inédito do samba: “Tivemos acesso à gravação da música e através disso foi transcrito pelo maestro Roberto Farias, o arranjo para a Banda. Transportamos essa linda melodia para os instrumentos de sopro e percussão. O resultado ficou bastante original”.

Criada em 1972, a Amazonense ou Mocidade Amazonense tem as cores verde e branco no pavilhão, e o Índio Guerreiro como símbolo. Originária da Vila Alice, a agremiação comemora 40 anos de muita história e conquistas. Para esta gravação, além dos músicos da Sinfônica, deverão participar os intérpretes, ritmistas da Amazonense (cavaquinho, violão, surdo, caixa, tamborim e repinique) e passistas. A matéria deve ir ao ar no Jornal da Tribuna 1ª edição, na semana do Carnaval. A TV Tribuna tem elaborado ao longo dos últimos anos, reportagens especiais sobre o Carnaval, seus personagens e Escolas de Samba que ajudaram a construir a memória carnavalesca da Baixada Santista.

Link para fotoshttp://www.cubatao.sp.gov.br/banco-imagens/380-sinfonica-de-cubatao-participa-de-especial-de-carnaval-na-tv-tribuna/

Foto: Jordana Lima Duarte

PREFEITURA DE CUBATÃO SUSPENDE EVENTOS OFICIAIS NESTA TERÇA-FEIRA (12)


Decisão foi tomada em virtude da tragédia no carnaval santista

A Prefeitura de Cubatão decidiu suspender os eventos oficiais de carnaval na cidade previstos para esta terça-feira (12), em solidariedade e pesar em decorrência dos acontecimentos trágicos ocorridos em Santos na noite de ontem (11).

A decisão foi tomada pelo prefeito em exercício, Donizete Tavares do Nascimento, em comum acordo com os organizadores dos festejos após reunião no início desta tarde, na sede da Secretaria de Cultura. Participaram os secretários de Segurança Pública e Cidadania, Armando Campinas Reis Júnior, e de Cultura, Wellington Ribeiro Borges, além de representantes das sociedades de melhoramentos dos bairros que sediam os eventos.

Donizete conversou por telefone com o secretário de Cultura de Santos, Raul Christiano, manifestando seus votos de pesar e solidariedade à população santista. Para o prefeito em exercício, não há condições de manter os festejos. "A região está de luto em decorrência do acontecido na noite de ontem. O secretário de cultura de Santos agradeceu nosso gesto e encaminhou nossa manifestação solidária ao prefeito Paulo Alexandre Barbosa".

Os organizadores do Carnaval dos Bairros estão comunicando a população do cancelamento dos eventos. A decisão da Prefeitura de Cubatão segue a de outras cidades da Baixada Santista, que também suspenderam seus eventos oficiais de carnaval nesta terça-feira.

Texto: Allan Nobrega

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

CUBATÃO COMEMORA 480 ANOS FUNDAÇÃO DO POVOADO


Evento na Biblioteca Municipal no dia 8 de fevereiro resgata história do início do processo de povoamento

No dia 10 de feveteiro de 1533, há exatos 480 anos, tinha início o processo de povoamento em Cubatão. E na próxima sexta-feira (8), às 10h, a importante data será lembrada em uma solenidade em frente à Biblioteca Municipal (Av. Nove de Abril, 1977), a partir das 10h. O secretário de Cultura, Welington Borges, o Chefe das Bibliotecas e Arquivo Histórico, Francisco Torres falarão sobre a importância de relembrarmos o início do processo de povoamento do município.

A Banda Marcial de Cubatão fará a abertura da cerimônia, com música da melhor qualidade. No repertório, o “Hino Nacional”, “Hino de Cubatão” e “Caras sujas”, canção composta pelo maestro Roberto Farias e inspirada no poema de mesmo nome do escritor Afonso Schmidt. O próprio Roberto é quem vai reger a Marcial nesta música. O Grupo Artístico trará, ainda, as dançantes “Let´s Make Music” e “Saturday Night Fever”, dos Bee Gees, com regência do maestro-assistente, Paulo Henrique Paiva.

Haverá, ainda, com uma Exposição que recontará parte da história do início do povoamento na cidade, com reproduções de imagens das naus portuguesas, do quadro de Benedito Calixto com o encontro de João Ramalho e Martim Afonso, além da reprodução de uma tela portuguesa com imagem de Martim Afonso de Souza.

Fundação do Povoado - dia 10 de fevereiro é importante para o município pois trata-se do início do povoamento noa cidade. Um grande pedaço de terra, que incluía o trecho onde hoje está situado município, foi doado a Rui Pinto justamente nesta data. E detalhe: na carta de doação, escrita no século XVI por Martim Afonso, o município já é citado com esse nome: “Cubatão”. O Largo do Sapo aparece como lugar importante neste processo, já que ali funcionava o Porto Geral e foi onde teve início o processo de povoamento.

MARCIAL DE CUBATÃO CONTAGIA COM BOA MÚSICA O PARQUE ROBERTO MÁRIO SANTINI

Concerto “Viva a Música” aconteceu domingo (3)

Centenas de santistas e turistas acompanharam um pôr do sol no mínimo diferenciado neste domingo (3/2), no Emissário Submarino de Santos. O lindo visual do lugar deixou ainda mais atraente o concerto “Viva a Música”, da Banda Marcial de Cubatão. Com um repertório eclético, o Grupo Artístico contagiou a plateia.

O programa embalou crianças, jovens e adultos com músicas como “Saturday Night Fever” (Bee Gees), do filme Embalos de sábado à noite; temas dos filmes "Flashdance" e "Jurassic Park” (esta última composta por John Williams). Outros clássicos também fizeram parte da lista, como “The Greatest Love of All", sucesso na voz de Whitney Houston, “Silver Quill” (Dale Harpham e Sammy Netisco), e “Con te Partiro”, de Andrea Bocelli.

Destaque para “Love’s Theme”, de Barry White, música interpretada com maestria pela então Banda Musical de Cubatão (anos 70 e 80) durante os concursos de bandas país afora. O maestro Alexandre Felipe Gomes mais uma vez quebrou o protocolo, convidando o público a participar dessa grande festa musical e foi prontamente atendido. O resultado foi uma apresentação ímpar, cheia de bom humor para todos guardarem na lembrança. “Aprecio muito a música instrumental. E este espetáculo, cheio de músicas que fizeram muito sucesso ao longo dos anos foi realmente especial”, disse Ivone Souza, 73 anos, aposentada.

A presença da Marcial no palco montado no Emissário Submarino partiu da Oficinas Pagu, da Secretaria de Cultura do Estado. De acordo com Ricardo Vasconcellos, assistente de coordenação da Oficinas Culturais Pagu, este projeto, neste formato – ao ar livre, aberto ao público de todas as idades - tem o poder de revelar o potencial da produção cultural regional de maneira eficiente. “Percebemos que precisávamos criar esse corredor cultural na Região para circulação dos artistas dos mais variados segmentos. E a música é uma referência em Cubatão, não poderíamos deixar os Grupos Artísticos da cidade fora disso”, afirmou. De acordo com ele, despertar novos olhares para as diversas áreas artísticas da Baixada Santista foi um dos compromissos firmados por Mônica Trajan Real, que representa o Projeto Oficinas Culturais da Poiesis Cultura e Arte.

Ricardo Vasconcellos disse, ainda, que ficou impressionado com a qualidade técnica da Banda: “Podemos perceber o grau de excelência e dedicação dos artistas envolvidos”. A Marcial foi um dos grupos cubatenses convidados a participar dessa ação em Santos. Semana passada, o Grupo Zabelê de Cultura Popular esteve no mesmo palco, levando sua Cultura de raíz e maracatu para toda a plateia.

Fotos: Oficinas Culturais Pagu

CUBATÃO SEDIA ENCONTRO PREPARATÓRIO SOBRE EDITAIS PARA CRIADORES NEGROS


Antes da reunião, houve uma rica programação cultural apresentada. Artistas de toda a Baixada Santista participaram.

A terceira capacitação oferecida aos candidatos aos prêmios dos Editais para Criadores e Produtores Negros aconteceu na noite da última quinta-feira (31), em Cubatão, no Bloco Cultural da cidade. Entre os participantes, fazedores de cultura de Bertioga, São Vicente, Santos, Mongaguá, Itanhaém e Cubatão, de diversas entidades do movimento negro, gestores municipais, artistas das mais diversas áreas, pesquisadores e professores.

Welington Borges, Secretário Municipal de Cultura, agradeceu a presença de todos e salientou que os Editais “vêm ao encontro do trabalho de nossa secretaria, buscam desennvolver a diversidade, fornecer condições para que o artista possa desenvolver seu trabalho”. Julio Evangelista Santos Júnior, da Coordenadoria Especial de Igualdade Racial e Étnica, salientou a importância de que a sociedade civil seja chamada para dialogar. “Os militantes do movimento negro são empoderados em atividades como a de hoje, precisamos saber elaborar projetos e buscar os recursos”, ressaltou.

Artistas em ação - Na entrada no Bloco Cultural, a bela exposição de telas e máscaras do cubatense Marco Tuim aguardava os participantes. Marco, do Grupo Zabelê de Cultura Popular, trabalha com jovens com idades entre 10 a 20 anos do bairro Vila dos Pescadores. Além da mostra, o Afoxé Filhos de Ganga Zumba apresentou seu trabalho, enchendo os olhos, os ouvidos e os corações da plateia ao som dos atabaques, coreografia, figurino e agogô. Na mesma ocasião, os jovens do Balé de São Vicente mostraram a graça, a garra, a coragem e a determinação da juventude praiana. “Nós recebemos os nossos convidados e recepcionamos o Ministério da Cultura com duas apresentações bem distintas como o Afoxé e o Balé Clássico. Uma delas é de resgate da tradição afro e a outra mostra que podemos ocupar espaço em atividades que pareciam que não eram para nós”, ressaltou Juliana Sousa, da equipe da Secretaria de Cultura de Cubatão.

Valério Bemfica, Chefe da Representação Regional de São Paulo do MinC, apresentou os Editais, os critérios de seleção, os documentos e formulários necessários para efetuar-se a inscrição. Os participantes puderam tirar dúvidas sobre todo o processo e ofereceram sugestões para próximas edições. Para saber mais sobre os Editais para Criadores e Produtores Negros basta acessar o site www.cultura.gov.br. Outras informações pelo e-mail concurso.sav@cultura.gov.br.

Os Editais – Pessoas negras, com mais de 18 anos, têm até o dia 25 de março para se inscrever nos diversos editais oferecidos pelo MinC. Podem participar em editais produtores ou artistas que trabalham com as linguagens de cinema, literatura, pesquisa de bibliotecas, artes visuais, circo, música, dança e teatro. São prêmios profissionais, no total de R$ 9 milhões, garantidos nas cinco regiões do país.

Os editais são de responsabilidade da Secretaria do Audiovisual (SAv) e de duas instituições vinculadas ao MinC: Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e Fundação Nacional de Artes (Funarte), em parceria com a Fundação Cultural Palmares (FCP) e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), da Presidência da República. O objetivo dos processos seletivos é proporcionar aos produtores e artistas negros oportunidade de acesso a condições e meios de produção artística.

Os editais abertos são:

Edital de Apoio para Curta-Metragem – Curta Afirmativo: Protagonismo da Juventude Negra na Produção Audiovisual, voltado para o fomento de seis obras audiovisuais de curta-metragem inéditas, produzidas ou dirigidas por jovens negros de 18 a 29 anos e com duração entre 10 e 15 minutos. Cada curta terá o investimento de R$ 100 mil. As produções deverão apresentar temática livre, podendo ser ficção ou documentário, com a possibilidade de utilização de técnicas de animação.

Arte Negra - A cargo da Fundação Nacional de Artes está o Prêmio Funarte de Arte Negra. Serão selecionados trinta e três projetos nas áreas de artes visuais, circo, dança, música, teatro e preservação da memória que contemplem a diversidade de expressões artísticas. Serão quatro prêmios nos valores de R$ 200 mil; 12 prêmios de R$ 150 mil; e 17 prêmios de R$ 100 mil. O material de inscrição deverá ser enviado por Sedex, em envelope único, para: Rua da Imprensa, 16 – 6º andar/ Setor de Protocolo – Castelo – Rio de Janeiro – RJ – CEP 20030-120, conforme instruções previstas no Edital.

FBN: Autores Negros - Três editais estão abertos na área da Fundação Biblioteca Nacional. Um deles é o Edital de Apoio à Coedição de Livros de Autores Negros, cujas inscrições, diferencialmente da dos demais, serão encerradas no dia 30 de abril. O objetivo é a formação de parcerias para o desenvolvimento de projetos editoriais sob a forma de coedição, com vistas à produção de publicações de autores brasileiros negros, na forma de livros, em meio impresso e/ou digital. A finalidade dos trabalhos é a de divulgar, valorizar, apoiar e ampliar a cultura brasileira dos afrodescendentes, em geral, e dar maior acessibilidade à sua produção cultural, artística, literária e científica.

Pesquisadores negros - Outra seleção aberta no setor da FBN é o Edital de Apoio a Pesquisadores Negros, cujo Aviso de Prorrogação das inscrições para 25 de março foi publicado nesta quinta-feira, 17 de janeiro, no Diário Oficial da União (seção 3, página 15). O objetivo é a seleção de projetos de pesquisa para concessão de bolsas, propostos por pesquisadores e pesquisadoras negras, visando incentivar a produção de trabalhos originais, em território brasileiro, em qualquer uma das áreas e subáreas do conhecimento definidas pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Serão concedidas até 23 bolsas, com desembolso mensal, por um período de um ano para pesquisadores negros brasileiros, natos ou naturalizados.

Pontos de Leitura - Também está aberto o Edital de Seleção de Projeto para Implantação de 27 Pontos de Cultura Negra, do qual poderão participar da seleção instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos cuja finalidade se relacione diretamente às características dos programas e ações das quais irão concorrer. O edital se propõe a selecionar um projeto que tenha como objetivo a implantação de 27 pontos de leitura em entidades privadas sem fins lucrativos selecionadas por edital público e desenvolvimento de atividades de mediação de leitura, criação literária, publicação, seleção de acervo e pesquisa, por entidades da sociedade civil que tratem de ações voltadas para a preservação da cultura negra e ações afirmativas de combate ao racismo no país.

Texto: Assessoria de Imprensa do MinC
Fotos: Jordana Lima Duarte
link para fotos: http://www.cubatao.sp.gov.br/banco-imagens/376-encontro-preparatorio-sobre-os-editais-para-criadores-negros/

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

CUBATÃO RECEBE LIVRARIA MÓVEL DA EDITORA UNESP


Livros terão descontos de 15 a 50% e servidores poderão usar o Cartão Servidor Cidadão 

A partir de 21 de fevereiro, o caminhão da Livraria Unesp Móvel, projeto da Editora Unesp, estará estacionado em Cubatão para oferecer mais uma opção de Lazer e Cultura na cidade.

Com 20 metros quadrados e capacidade de 2 mil livros, o caminhão-baú ficará nos dias 21 e 22 em frente à Biblioteca Municipal, na Avenida Nove de Abril, e, no final de semana (dias 23 e 24) se desloca para o Parque Anilinas. Na semana seguinte, o caminhão volta para a frente da biblioteca nos dias 28/2 e 1º/3 e retorna para o Parque Anilinas no final de semana, dias 2 e 3/3.

Os livros são acomodados e expostos em estantes que circundam a área em torno ao caminhão, e ainda em duas prateleiras posicionadas na parte central, podendo acomodar até 28 pessoas. A livraria carrega também dois computadores - um para registro de vendas e outro, com tela voltada para o exterior, para uso do cliente, que assim pode pesquisar e comprar livros a partir do site da Livraria Virtual da Editora Unesp.

Descontos - Para marcar a presença na cidade, a livraria anunciou uma política de descontos de 30% para todos os livros da Editora Unesp para a população em geral. O desconto chega a 50% para os servidores municipais e funcionários da Associação Comercial e Industrial de Cubatão, sendo que os servidores poderão ainda usar o Cartão Servidor Cidadão. Já os livros das demais editoras terão desconto geral de 15%. 

A Livraria móvel - Conduzida e operada pelo livreiro-motorista Jorge Menezes, que atua no ramo de livros há 15 anos, a Livraria Unesp Móvel tem área de 20 metros quadrados, espaço suficiente para receber cerca de 28 clientes ao mesmo tempo. Essa metragem é alcançada com a abertura da porta lateral do baú (que mede 4,50m x 2,40m x 2,20m de altura).

"Nosso objetivo sempre foi alcançar o leitor onde quer que ele esteja", diz José Castilho Marques Neto, presidente da Editora Unesp e idealizador do projeto. "Já tínhamos a livraria física, da Praça da Sé, e a Livraria Virtual. A loja móvel é mais um canal de acesso ao livro. Mesmo em tempos de distribuição online, é importante apresentar o livro físico ao leitor."

texto: Alessandro Atanes

PROGRAMA CUBATÃO SINFONIA ABRE INSCRIÇÕES PARA AULAS GRATUITAS DE MÚSICA


De 4 a 13/2, crianças e jovens podem se inscrever na sede do Cubatão Sinfonia

Moradores das Cotas e bairros próximos podem participar dos cursos gratuitos de música do Cubatão Sinfonia, programa sociocultural desenvolvido na Cota 200. As inscrições acontecem de 4 a 13/2 (menos sábado e domingo), das 9h às 11h e das 14h às 16h, na sede do Programa que fica na Av. Principal, 1016 (Cota 200).

Podem participar crianças e jovens com idade entre 5 e 18 anos de idade. É necessário levar original e cópia do RG ou certidão de nascimento, uma foto 3x4 e comprovante de residência, sendo que as crianças devem estar acompanhadas pelos pais ou responsável.

São oferecidas vagas nos cursos de musicalização infantil, expressão corporal e instrumentos de corda (violão, violino e viola), de sopro (saxofone, flauta transversal, clarinete, tuba, eufônio, etc) e percussão (bateria e percussão erudita). Os alunos têm aulas teóricas e práticas, e são acompanhados por monitores. Depois de integrados aos estudos, podem participar de grupos como Camerata de violões, sextetos e quintetos de metais.

O coordenador técnico do Cubatão Sinfonia, Leandro Sampaio, afirma que em 2013 o projeto terá como prioridade a formação para crianças, por isso as aulas estarão disponíveis para a garotada a partir dos cinco anos de idade. "Antes, a meninada só ingressava a partir dos 7 anos. Nossa ideia é dar todo embasamento teórico e despertar na criança, o interesse real pela música, de maneira que conclua o curso de musicalização apta para escolher o instrumento musical que deseja se dedicar", afirma.

Atualmente, o Programa Cubatão Sinfonia conta com patrocínio da Anglo American e Elog por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. Isso, sem contar que desde o ano passado, o Cubatão Sinfonia tem o selo da Unicef, o que certifica a seriedade do Programa junto à criança e ao adolescente. O  Programa foi semifinalista do Prêmio Itaú-Unicef, selecionado entre mais de 2922 projetos de todo o país.

Mais sobre o Programa - Criado para atender jovens de bairros de vulnerabilidade social como as Cotas e outros locais próximos, o Cubatão Sinfonia ensina música e coral desde 2007. Em todo o esse tempo, acolheu mais de 800 crianças e adolescentes, tirando-os da ociosidade no contraturno do colégio. Atualmente tem 170 cadastrados que, além das aulas, compões os grupos de câmara, Fanfarra da Escola Maria Helena Duarte e Orquestra Jovem. Recentemente, o Programa recebeu doação de instrumento da YAHAMA MUSICAL, participando de uma ação cultural da empresa. Os jovens tiveram a oportunidade de conhecer o saxofonista Derico, do Programa do Jô, que é garoto propaganda da marca.

CORAL RAÍZES DA SERRA, DA TERCEIRA IDADE, ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS


Basta ter mais de 50 anos e vontade de cantar

Se você tem 50 anos ou mais e gosta de cantar, não pode perder a oportunidade de participar de um dos corais da Terceira Idade mais importantes da Região: o Coral Raízes da Serra, de Cubatão, está com inscrições abertas para novos integrantes. Os interessados devem entrar em contato pelo             (13) 3362-0837       ou comparecer diretamente no ensaio do Grupo que acontece todas as segundas-feiras, às 10h, na Casa da Banda Sinfônica (Av. Nove de Abril, 1783, Centro - atrás da Fábrica da Comunidade).

De acordo com Sandra Diogo Moço, maestrina do Coral, não é exigido nenhum conhecimento prévio em música ou canto coral. "Todo mundo pode cantar. A ideia do Raízes da Serra é justamente preparar a voz desse pessoal maduro para interpretar belas canções brasileiras", explica a regente. Ainda de acordo com ela, os participantes têm aulas de canto, interpretação e  expressão corporal.

A aposentada Maria de Lourdes Rodrigues participa do Coral há alguns anos. Para ela é uma grande alegria integar o Grupo. "Nós ensaiamos com muito afinco, nos apresentamos para a comunidade e até já participamos de Encontro de Corais da Terceira Idade em Minas Gerais. A oportunidade de conhecermos outras pessoas é muito boa na nossa idade", garante.

O Coral Raízes da Serra surgiu da necessidade de haver em Cubatão uma equipe que agrupasse o pessoal da Terceira Idade para apresentações públicas. Criado em 1985, foi oficializado em 2005, reconhecido e incorporado à Secretaria de Cultura, que oferece profissionais para conduzir as vozes. O repertório é popular: canções folclóricas, MPB e até música estrangeira. Além da técnica vocal, os participantes têm aulas de expressão corporal, apresentando várias coreografias, sendo sempre acompanhados por piano e percussão.

Os cerca de 40 participantes são todos voluntários, com idades entre 55 e 85 anos, homens e mulheres, moradores de diversos bairros da cidade. O Raízes da Serra cumpre a função social de integrar o pessoal da Melhor Idade em atividades funcionais de Arte e Cultura, oferecendo qualidade de vida. Sob o comando da maestrina Sandra Diogo Moço, o Coral é participante assíduo do Encontro de Corais da Terceira Idade de Praia Grande e em 2011 levou sua Arte ao Encontro de Corais de Poços de Caldas, em Minas Gerais.

texto: Morgana Monteiro

CARNAVAL DE CUBATÃO VALORIZA A CULTURA POPULAR DO NORDESTE


Reisado sergipano, bumba-meu-boi e até oficina de frevo fazem parte dos quatro dias de folia na cidade

A Cultura Popular do Nordeste, berço das manifestações do Carnaval, terá lugar de destaque em Cubatão este ano. O Carnaval da cidade contará com apresentação de Reisado, Bumba-meu-boi, Maracatu e Frevo. Com uma programação diversidade, de 9 a 12/2, vários bairros da cidade receberão matinês e bailes, às 15h e 20h, onde cerca de 100 artistas se apresentarão nos palcos.

O Reisado Sergipano e Bumba-meu-boi de Guarujá é um dos grupos convidados. Valorizando a dança popular, agrega grande número de bailarinos e é um espetáculo bastante popular, de origem portuguesa, que instalou-se em Sergipe no período colonial. Serão dois grupos folclóricos autênticos que participam da festa: o Reisado Sergipano e Bumba Meu Boi de Guarujá e o Reisado Mirim Mestre Zacarias de Matos. A apresentação acontece dia 9/2, às 19h, na Ilha Caraguatá.

O projeto é realizado com apoio com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura por meio do Proac - Programa de Ação Cultural. Fundado em 1966 pelo Mestre Zacarias, juntamente com a Sra "Baronesa Esther Karwinsky" (madrinha do Reisado), o trabalho começou no Povoado Colônia Miranda, no município sergipano de São Cristóvão. Em 2007, foi fundada a Associação Folclórica Reisado Sergipano e Bumba Meu Boi de Guarujá, tendo como idealizadores a Ana Paula de Matos (filha do Mestre Zacarias) e Edmilson Epifânio Mendes (Mestre Edmilson), dando continuidade à tradição e aos ensinamentos recebidos.

Oficina de Frevo e Maracatu - O Grupo Zabelê de Cultura Popular também integra a lista de artistas no Carnaval cubatense, levando maracatu e as danças populares nordestinas que agregam o público. Haverá, ainda, apresentação de Frevo, uma dança que exige muita técnica e preparação física. Além de acompanhar a apresentação, a plateia poderá aprender um pouco desta dança popular, já que os bailarinos realizarão oficinas-relâmpago entre os interessados.

A valorização da cultura popular nordestina não é por acaso, já que este Carnaval pode funcionar como uma prévia do Festival de Cultura Nordestina - Cubatão Danado de Bom, confirmado para acontecer em novembro deste ano. De acordo com estimativas da Prefeitura, 60% dos moradores da Cidade são nordestinos e/ou seus descendentes diretos, o que justifica a realização do Festival que reuniu mais de 100 mil pessoas nas duas últimas edições, com apresentações de artistas do calibre de Daniela Mercury, Zé Ramalho, Banda Calypso, Elba Ramalho, entre outros.

Parceria - Em 2013, em virtude das dificuldades financeiras que Cubatão enfrenta, mas procurando manter a tradição do Carnaval, o Governo Municipal contará com a parceria da Secretaria de Turismo do Estado que fornecerá palco, som e iluminação, o que representará uma economia de R$ 350 mil para a Cidade.
  
Dia 9/2 das 15h às 20h
Jardim Casqueiro - Frevo Art In Cena e Banda Mole
Fabril - Bateria Pulso Forte e Banda Metrópolis
Jardim Costa e Silva - Ganga Zumba, Banda Carnaguetto e Grupo
Zabelê de Cultura Popular
Vila São José - Cia Agita Brasil, Banda Turma da Folia e Bateria Sangue Azul
Vila Nova - Bateria Sangue Azul, Banda Natividade e Cia Agita Brasil
Ilha Caraguatá - Bateria Explosão, Banda Apocalipse e Reisado Sergipano e Bumba-meu-boi de Guarujá
Vila dos Pescadores - Bbateria Show Pura Emoção e Banda Versáteis

Dia 10/2 das 15h às 20h
Jardim Casqueiro - Bateria Explosão e Banda Mole
Fabril - Bateria Pulso Forte, Cia Agita Brasil e Banda Metrópolis
Jardim Costa e Silva - Ganga Zumba, Bateria Pulso Forte e Banda Carnaguetto
Vila São José - Cia Agita Brasil e Bateria Sangue Azul e Banda Turma da Folia
Vila Nova - Bateria Sangue Azul, Banda Natividade e Marchinhas de Carnaval
Ilha Caraguatá - Frevo Art In Cena, Banda Apocalipse e Bateria Sangue Azul
Vila dos Pescadores - Bateria Show Pura Emoção e Banda Versáteis Samba Show

Dia 11/2 das 15h às 20h
Jardim Casqueiro - Bateria Explosão e Banda Mole
Fabril - Bateria Pulso Forte,  Banda Metrópolis e Cia Agita Brasil
Jardim Costa e Silva - Ganza Zumba, Banda Carnaguetto e Bateria Pulso Forte
Vila São José - Bateria Sangue Azul, Banda Turma da Folia e Marchinhas de Carnaval
Vila Nova - Cia Agita Brasil, Banda Natividade e Bateria Sangue Azul
Ilha Caraguatá - Bateria Explosão, Banda Apocalipse e Marchinhas de Carnaval
Vila dos Pescadores - Bateria Pura Emoção e Banda Versáteis Samba Show

Dia 12/2 das 15h às 20h
Jardim Casqueiro - Marchinhas de Carnaval, Banda Mole e Bateria Explosão
Fabril - Bateria Pulso Forte e Bandas Metrópolis
Jardim Costa e Silva - Ganza Zumba, Cia Agita Brasil e Banda Carnaguetto
Vila São José - Marchinhas de Carnaval e Banda Turma da Folia
Vila Nova - Banda Natividade, Cia Agita Brasil e Marchinhas de Carnaval
Ilha Caraguatá - Bateria Explosão, Grupo Zabelê de Cultura Popular e Banda Apocalipse
Vila dos Pescadores - Bateria Show Pura Emoção e Banda Versáteis Samba Show

BANDA MARCIAL DE CUBATÃO RETORNA À ERA DISCO EM GRANDE ESTILO



Espetáculo "Noite do Flash Back" aconteceu ontem (27) e lotou o Shopping Parque Balneário, em Santos

A Banda Marcial de Cubatão presenteou a cidade de Santos de maneira ímpar em 2013. O espetáculo "Noite do Flash Back" atraiu centenas de ouvintes no início da noite de ontem (27). A apresentação aconteceu em pleno Shopping Parque Balneário, no Gonzaga, dentro da programação de aniversário do município, que completou 467 anos.

A praça de alimentação, no andar térreo, serviu de palco para os mais de 50 instrumentistas que estiveram sob a regência do maestro Alexandre Felipe Gomes. No repertório, os hits que conduziram uma geração inteira e que ainda fazem sucessos nas festas: as músicas da chamara Era Disco, o início do que hoje conhecemos da Música Eletrônica.

São canções que embalaram as pistas das discotecas nos anos 70 e 80. Sucessos do ABBA, Michael Jackson, Village People, Bee Gees, Olívia Newton John, As Frenéticas, e muitos outros artistas, que receberam versões sinfônicas e foram executadas com maestria pela Banda Marcial.

O resultado foi uma plateia extasiada. Foram disponibilizadas algumas cadeiras para que o público se acomodasse próximo à Marcial. Mas, aos poucos, a plateia foi ocupando as escadarias ao redor do shopping, transformando o local em um grande teatro, com direito às "galerias" encontradas em espaços privilegiados.

"Esse programa representa um passo adiante para a carreira da Banda Marcial. A maioria dos arranjos foi importada da Bélgica pela Associação de Amigos da Banda Marcial de Cubatão e ensaiamos com muita dedicação para apresentar um espetáculo original", afirmou o maestro Alexandre. Ele também vê nesta, uma ótima oportunidade de divulgar o trabalho do Grupo, já que além de moradores de Santos, o local, com certeza, recebeu muitos turistas na noite deste domingo. Ao final de cada música, o que se ouvia eram os aplausos, assovios e muitos pedidos de "bis": para os artistas ali presentes, entre regente, músicos e corpo técnico, este é o maior e melhor resultado que se poderia obter.

POESIA DE MARCELO ARIEL É PUBLICADA EM ESPANHOL


Editora artesanal de Tijuana, México, inclui o poeta cubatense em livro com o tema do fim do mundo

A editora artesanal Kodama Cartonera, de Tijuana, México, incluiu o poeta Marcelo Ariel, que vive em Cubatão, na coletânea "Poesía para el fin del mundo" (leia aqui), publicada em dezembro, com seleção de autores feita por Estela Mendoza. Ariel enviou para a coletânea o poema "Novas Revelações do Príncipe do Fogo", que abre o livro, com tradução para o espanhol feita por Alessandro Atanes, jornalista e servidor público da Prefeitura de Cubatão.

Esta não é a primeira vez que a poesia de Ariel foi publicado em uma língua estrangeira. Em 2011, a revista francesa Action Poétique publicou uma edição especial com uma seleção de 10 nomes da poesia brasileira contemporânea, entre os quais Ricardo Aleixo, Márcio-André, Fabrício Carpinejar, Marília Garcia, Simone Brantes, Paula Glenadel, Karinna Gulias, Nora Fortunato, Eduardo Eterzi e Marcelo Ariel.

Os primeiros versos de Ariel levados para o espanhol foram traduzidos pelo poeta peruano Óscar Limache, que, em novembro de 2010, concluiu uma conferência na Biblioteca Municipal de Cubatão com a tradução de um poema do autor. Antes, em 2009, a editora alemã de livros artesanais PapperLapPapp publicou uma coletânea com uma série de poetas latino-americanos publicados em seus países também por editoras artesanais, como o próprio Ariel. A seleção, com o nome "Mehr als Bücher/Más que libros" (Mais que livros), incluiu então os poemas "No deserto com Paul Bowles" e a parte final de "Me enterrem com a minha AR 15 - Scherzo-rajada", poema que dá nome a seu livro de estreia.

A coletânea - "Poesía para el fin del mundo",   Formado por duas seções, "Caos na ordem" e "Ordem do Caos", o livro reúne poetas do México ou que vivem naquele país, a maior parte, mas há também representantes do Peru, El Salvador, Equador e Chile, além de Ariel representando o Brasil. Para ele, o tema do fim do mundo foi um pretexto da editora mexicana para reunir poetas em torno de um dos temas universais da poesia: a morte. "O tema central é a morte e o fim do mundo é uma evocação da morte de forma coletiva. Um genocídio é a materialização do fim do mundo, Canudos é o fim do mundo, Vila Socó foi o fim do mundo, os assassinatos promovidos pelas milícioas são o fim do mundo em escala menor. E a morte individual é o fim do mundo dentro da esfera pessoal. E o amor é o começo do mundo. Só há dois temas, a morte e amor".

Ariel comenta que os poemas reunidos no livro revelam uma visão onde toda a imponência e importância da vida humana é relativizada, "o que lembra muito a resposta a Jó e o episódio da 'Odisseia', de Homero, em que Ulysses questiona Poseidon sobre o motivo do sofrimento humano. Poseidon e Javé respondem praticamente a mesma coisa, que o homem é só um detalhe da criação, da mesma importância de um grão de pólen". 

A editora - Kodama Cartonera é uma das mais de 100 editoras artesanais espalhadas pela América Latina que fazem livros com capas feitas com papelão (cartón em espanhol, daí o nome), movimento que teve início em Buenos Aires com a crise econômica de 2002. A primeira editora "cartonera" brasileira foi a Dulcinéia Catadora, de São Paulo. Na Baixada Santista, já são três: a Sereia Ca(n)tadora, a Edições Caiçaras e a Estação Catadora.

"Três coisas deveriam se espalhar pelas cidades do Brasil e pelo mundo como modelos de produção cultural: o cartonerismo, o SESC (sria muito interessanto um SESC Parque Anilinas, por exemplo) e a Universidade Popular de Caen (França), criada por Michel Onfray". Ariel se refere à forma de ensino criada pelo filósofo francês que não exige qualquer qualificação acadêmica e é aberta a todos, cujo único compromisso é o comprometimento em fornecer conhecimento de alto nível. "Achei surpreendente estar na coletânea em Tijuana, vai ser mais surpreendente ser valorizado aqui, onde a poesia dialoga com a vida da cidade, mas o inverso não acontece". 

O escritor Marcelo Ariel
O autor - Marcelo Ariel já publicou seis livros por cinco editoras cartoneras e uma artesanal, além de obras por editoras convencionais. É do conselho editorial da Edições Caiçaras e um dos criadores da Rubra Cartonera, de Londrina. A Biblioteca Municipal de Cubatão conta com um exemplar de seu livro "Tratado dos anjos afogados", doado pelo autor. Sua obra é analisada e está nos acervos de universidades na Suécia, Bélgica, Portugal, Moçambique, Alemanha e Estados Unidos, além do Brasil. Seus textos podem ser lidos no blog Teatro Fantasma.

Abaixo, o trecho inicial do poema publicado em espanhol, um exemplo da capacidade de Ariel para compor imagens que mostram a a catástrofe, como ocorre em seus poemas sobre a tragédia de Vila Socó que fazem parte do "Tratado dos anjos afogados":

Novas Revelações do Príncipe do Fogo

Eu sou a árvore,
feche os olhos,
primeiro você vê as armas
do Sol: As manhãs
e eis a beleza terrível se movendo
na pele do antisonho
e na do mar também,
eis as nuvens de sangue,
cavalos selvagens da luz
cavalgados pelo vento,
este corpo do espírito geral,
eis o céu
que jamais será
como os campos
porque é incorruptível,
apesar do rugido dos aviões,
evocando a raiva dos pássaros,
depois você verá o espetáculo
das montanhas de ossadas,
quase tocando o céu,
isso jamais terá seu poder nomeado,
será como o Sol.
Um Poder que estava em nós,
mas não pertencia a ninguém.
Agora, você verá a escuridão dourada,
não é um grito do céu
como o indecifrável canto das mônadas
caindo em ondas
imperceptíveis, humilhando
todos os místicos
que irão correr em sonho por cima do mar
até chegar na África Geral,
eles e nos, anestesiados
pela conversa silenciosa das ossadas,
que sussurram na hora do despertar:
"Não basta você flutuar por aí,
na margem etérea do sonho, meu Irmão!"
e depois começam a cantar.
E eis que Ele retorna das Áfricas Reunidas,
a beleza das chacinas
é como a das explosões solares,
Ele pensa
A expansão solar rindo por último
e depois a gargalhada dos mangues e das florestas
e a dos países oceânicos também,
diz a Estrela-do-Mar. 

texto: Alessandro Atanes

CIA DE DANÇA DA SINFÔNICA DE CUBATÃO PARTICIPA DA ENCENAÇÃO DA FUNDAÇÃO DA VILA DE SÃO VICENTE


Bailarinos da Cia foram convidados pelo diretor do espetáculo, por conta da qualidade técnica. Apresentações acontecem de 19 a 22 de janeiro

Os bailarinos da Cia de Dança da Sinfônica de Cubatão aceitaram um desafio neste mês de janeiro: participar do espetáculo "Encenação da Fundação da Vila de São Vicente - O Musical". O Grupo Artístico integra as apresentações, que acontecem de 19 a 22 de janeiro, às 20h, na Praia do Gonzaguinha, em São Vicente.

Os artistas cubatenses compõem o corpo de bailarinos formado por 160 profissionais da Dança de diversas cidades da Baixada Santista. O convite partiu do diretor do espetáculo, Amauri Alves, que conheceu o trabalho do Grupo Artístico em 2011. O coreógrafo da Cia, Zeca Rodrigues, também participa, sendo o responsável por toda a parte coreografada do musical.

A Cia abre o espetáculo, aparecendo logo na 1ª cena, junto aos outros bailarinos e dançarinos. Em um segundo momento, 7 casais do Grupo de Cubatão interpretam marinheiros e suas esposas. Na 8ª cena, durante o casamento de João Ramalho e Índia Bartira, 10 artistas da Cia dançam. A Encenação de São Vicente é o maior espetáculo do mundo realizado em areia de praia, agregando 1200 pessoas este ano, entre atores principais, figurantes e bailarinos.

A Cia praticamente não teve férias pois os bailarinos ensaiam desde dezembro para fazer bonito. "É muito importante a participação do Grupo neste evento porque podemos diversificar nosso trabalho, contribuindo para o crescimento de cada artista", diz Vanessa Toledo, diretora artística da Cia.

texto: Morgana Monteiro

NOSSO RETORNO

Olá amigos!
Estivemos ausentes durante boa parte de 2012 mas retornamos com as informações sobre Cubatão e sua riquíssima cultura. Um grande abraço a todos!