Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

CUBATÃO COMEMORA 480 ANOS FUNDAÇÃO DO POVOADO


Evento na Biblioteca Municipal no dia 8 de fevereiro resgata história do início do processo de povoamento

No dia 10 de feveteiro de 1533, há exatos 480 anos, tinha início o processo de povoamento em Cubatão. E na próxima sexta-feira (8), às 10h, a importante data será lembrada em uma solenidade em frente à Biblioteca Municipal (Av. Nove de Abril, 1977), a partir das 10h. O secretário de Cultura, Welington Borges, o Chefe das Bibliotecas e Arquivo Histórico, Francisco Torres falarão sobre a importância de relembrarmos o início do processo de povoamento do município.

A Banda Marcial de Cubatão fará a abertura da cerimônia, com música da melhor qualidade. No repertório, o “Hino Nacional”, “Hino de Cubatão” e “Caras sujas”, canção composta pelo maestro Roberto Farias e inspirada no poema de mesmo nome do escritor Afonso Schmidt. O próprio Roberto é quem vai reger a Marcial nesta música. O Grupo Artístico trará, ainda, as dançantes “Let´s Make Music” e “Saturday Night Fever”, dos Bee Gees, com regência do maestro-assistente, Paulo Henrique Paiva.

Haverá, ainda, com uma Exposição que recontará parte da história do início do povoamento na cidade, com reproduções de imagens das naus portuguesas, do quadro de Benedito Calixto com o encontro de João Ramalho e Martim Afonso, além da reprodução de uma tela portuguesa com imagem de Martim Afonso de Souza.

Fundação do Povoado - dia 10 de fevereiro é importante para o município pois trata-se do início do povoamento noa cidade. Um grande pedaço de terra, que incluía o trecho onde hoje está situado município, foi doado a Rui Pinto justamente nesta data. E detalhe: na carta de doação, escrita no século XVI por Martim Afonso, o município já é citado com esse nome: “Cubatão”. O Largo do Sapo aparece como lugar importante neste processo, já que ali funcionava o Porto Geral e foi onde teve início o processo de povoamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário