Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

PROGRAMA CUBATÃO SINFONIA ABRE INSCRIÇÕES PARA AULAS GRATUITAS DE MÚSICA


De 4 a 13/2, crianças e jovens podem se inscrever na sede do Cubatão Sinfonia

Moradores das Cotas e bairros próximos podem participar dos cursos gratuitos de música do Cubatão Sinfonia, programa sociocultural desenvolvido na Cota 200. As inscrições acontecem de 4 a 13/2 (menos sábado e domingo), das 9h às 11h e das 14h às 16h, na sede do Programa que fica na Av. Principal, 1016 (Cota 200).

Podem participar crianças e jovens com idade entre 5 e 18 anos de idade. É necessário levar original e cópia do RG ou certidão de nascimento, uma foto 3x4 e comprovante de residência, sendo que as crianças devem estar acompanhadas pelos pais ou responsável.

São oferecidas vagas nos cursos de musicalização infantil, expressão corporal e instrumentos de corda (violão, violino e viola), de sopro (saxofone, flauta transversal, clarinete, tuba, eufônio, etc) e percussão (bateria e percussão erudita). Os alunos têm aulas teóricas e práticas, e são acompanhados por monitores. Depois de integrados aos estudos, podem participar de grupos como Camerata de violões, sextetos e quintetos de metais.

O coordenador técnico do Cubatão Sinfonia, Leandro Sampaio, afirma que em 2013 o projeto terá como prioridade a formação para crianças, por isso as aulas estarão disponíveis para a garotada a partir dos cinco anos de idade. "Antes, a meninada só ingressava a partir dos 7 anos. Nossa ideia é dar todo embasamento teórico e despertar na criança, o interesse real pela música, de maneira que conclua o curso de musicalização apta para escolher o instrumento musical que deseja se dedicar", afirma.

Atualmente, o Programa Cubatão Sinfonia conta com patrocínio da Anglo American e Elog por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. Isso, sem contar que desde o ano passado, o Cubatão Sinfonia tem o selo da Unicef, o que certifica a seriedade do Programa junto à criança e ao adolescente. O  Programa foi semifinalista do Prêmio Itaú-Unicef, selecionado entre mais de 2922 projetos de todo o país.

Mais sobre o Programa - Criado para atender jovens de bairros de vulnerabilidade social como as Cotas e outros locais próximos, o Cubatão Sinfonia ensina música e coral desde 2007. Em todo o esse tempo, acolheu mais de 800 crianças e adolescentes, tirando-os da ociosidade no contraturno do colégio. Atualmente tem 170 cadastrados que, além das aulas, compões os grupos de câmara, Fanfarra da Escola Maria Helena Duarte e Orquestra Jovem. Recentemente, o Programa recebeu doação de instrumento da YAHAMA MUSICAL, participando de uma ação cultural da empresa. Os jovens tiveram a oportunidade de conhecer o saxofonista Derico, do Programa do Jô, que é garoto propaganda da marca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário