Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



quarta-feira, 23 de maio de 2012

ORQUESTRA DO PROGRAMA BEC SE APRESENTA NA CAPITAL PAULISTA


Jovens músicos realizaram espetáculo especial em homenagem às mães, na Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo. 

Beethoven, Brahms, Villa-Lobos e muitos outros clássicos da Música Erudita: canções desses compositores consagrados foram apenas algumas músicas executadas com maestria pelos jovens da Orquestra do Programa Bec – Banda Escola de Cubatão. A apresentação foi no último sábado (19/5), na capital.

Os estudantes foram convidados a participar de um encontro em homenagem às mães, na Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo. Pelo menos 100 pessoas na plateia acompanharam a apresentação e se emocionaram. Neste concerto, os alunos mais experientes do BEC puderam colocar em prática, o que têm aprendido em sala de aula.

“Para os jovens, que estão em fase de profissionalização, é muito importante esse tipo de apresentação. Tocar em um lugar longe da cidade de origem aumenta a responsabilidade em fazer bem feito. Mas, com certeza, os estudantes deram conta do recado”, afirmou o maestro Marcos Sadao Shirakawa, coordenador geral do Programa. No fim da apresentação que durou cerca de uma hora, o público aplaudiu em pé o espetáculo.

Foto: Divulgação

REDE DA DIVERSIDADE CULTURAL TEM INÍCIO EM CUBATÃO COM CURSOS GRATUITOS


O primeiro começa na próxima quinta-feira (24/5).

Dia 21 de maio foi comemorado o dia Mundial da Diversidade Cultural. A data é resultado do reconhecimento da Ogranização das Nações Unidas, no qual a ONU reafirma que a diversidade de culturas encontra-se ameaçada em todo o planeta. Existe até mesmo uma Declaraçao Universal da Unesco sobre a Diversidade Cultural, adotada em 2001. E esse será um dos assuntos abordados no primeiro curso da Rede da Diversidade Cultural, recém- implantada em Cubatão.

A oficina "Cultura, Diversidade e Desenvolvimento" acontece de 24 a 26/5, no Centro de Educacional Unificado, o CEU (Rua Assembleia de Deus, 65).  Dedicado ao estudo dos conceitos da Diversidade Cultural, a oficina discute, também, o sentido da Convenção Internacional sobre a Proteção e Promoção das Culturas, além de abordar de que maneira essas manifestações influenciam o desenvolvimento local e regional, seja música, dança, literatura, artes plásticas ou qualquer outro segmento.

A oficina será ministrada por Ana Paula do Val, especialista em Políticas Culturais, Artes e Tecnologia. Graduada pela Escola de Belas Artes de Frankfurt (Alemanha), Ana Paula também estou na França e é a pesquisadora responsável pelo mapeamento sociocultural da zona sul de SP. No curso, os alunos farão um painel sobre os principais aspectos locais ligados à Diversidade Cultural. As aulas serão realizadas nos dias 24 e 25/5 das 19h às 22h, e no sábado, 26, das 9h às 17h. O curso é realizado pelo ODC - Observatório da Diversidade Cultural, produzido pela Mina Cultural, conta com patrocínio da Usiminas e apoio do ProAC/ICMS e Secretaria de Cultura de Cubatão.

O ODC realizará várias oficinas e palestras até o fim do ano. A próxima acontece dias 1 e 2/6 e traz o tema "Leitura, Escrita e suas mediações". Dias 29 e 30/6 será "Processos criativos com palavra e imagem". A inscrição para os cursos poderá ser feita até uma semana antes do início das aulas. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo www.observatoriodadiversidade.org.br .

Outras atividades- Durante vários meses, artistas, agentes culturais, arte-educadores, comunicadores e pesquisadores serão abastecidos por uma série de ações de fortalecimento da Cultura local. Tudo isso pensando na implantação de ações artísticas que podem mudar a realidade de uma comunidade. Além dos cursos, a cada dois meses serão realizados fóruns para a troca de experiências, avaliação de ações, criando, produzindo e realizando eventos. No mês de agosto, por exemplo, terão a oportunidade de promover um Mutirão Cultural nas comunidades, com diversas manifestações artísticas presentes (música, dança, artesanato, cultura popular, teatro etc).

De acordo Welington Borges, secretário de Cultura, a intenção é proporcionar aos agentes culturais uma melhor qualificação nos diversos segmentos. "Temos certeza de que o resultado de todo o processo ampliará a visão do participante que poderá utilizar diversos outros instrumentos na realização de seus projetos", afirma.

CORAL ZANZALÁ SE APRESENTA NO SAGUÃO DO PAÇO MUNICIPAL


Concerto foi justamente na hora do almoço, em pleno saguão da Prefeitura Municipal 

O Coral Zanzalá preparou uma surpresa na última sexta-feira (18/5). O Grupo Artístico se apresentou em pleno horário de almoço no saguão do Paço Municipal, encantando os funcionários públicos que saíam para o almoço e os cidadãos que passavam por ali.

O repertório trouxe trechos do Projeto Mesclando Tons, recheado de Música Popular Brasileira. Canções como Paisagem na janela (Lô Borges e Fernando Brant), Faltando um Pedaço e Capim (Djavan), Isn´t she lovely (Stevie Wonder) e Que Maravilha (Jorge Ben Jor). A apresentação especial terminou com uma homenagem a Luiz Gonzaga, com a música Vida de Viajante.

Muita gente ficou encantada com a qualidade técnica dos cantores e com a apresentação em si. A ideia é formar público, quebrar a rotina em um local tão sóbrio e apresentar o doce ofício realizado pelo Grupo Artístico.



Foto: Rodrigo Fernandes

CONCERTO DIDÁTICO DA BANDA SINFÔNICA DE CUBATÃO PARA DEZENAS DE CRIANÇAS EM ESCOLA PÚBLICA


Apresentação especial aconteceu para os alunos da Escola Municipal João ramalho, na Vila Nova 

Crianças simplesmente encantadas com o som da Banda Sinfônica de Cubatão. Na última sexta-feira (18/5), cerca de 280 alunos da UME João Ramalho, na Vila Nova, lotaram o pátio da escola. Meninos e meninas acompanharam o projeto “Concertos Didáticos”, apresentação da Sinfônica e da Cia de Dança que tem por objetivo formar público para a música clássica.

Sob o comando do maestro Marcos Sadao Shirakawa, a Banda ofereceu um repertório cheio de música popular e erudita. As canções tema de desenhos animados também fizeram parte do Concerto. O Maestro explicou de uma forma bastante lúdica o que é uma Sinfônica, falou sobre os tipos de instrumentos musicais (sopro e percussão) utilizados e a diferença entre um estilo e outro de música (erudita e popular).

Além disso, os estudantes aprederam como se comportar em um espaço de concerto, a importância do silêncio durante a apresentação e até mesmo as palmas na hora do “bis”. No fim do concerto, a meninada pôde reger a Sinfônica por alguns minutos, em uma brincadeira bem humorada com os músicos.

Foto: Rodrigo Fernandes

JOVENS DO PROGRAMA CUBATÃO SINFONIA FAZEM HOMENAGEM ÀS MÃES


Apresentações do Coral, Cameratas e da Orquestra Jovem lotaram a Escola da Cota 200 e a sede do Programa

Os jovens músicos do Programa Cubatão Sinfonia presentearam suas mães com uma vasta programação musical e cênica. Os mais de 140 alunos realizaram pequenos espetáculos na Sede do Programa, na Cota 200, e no colégio do bairro, a Escola Estadual Maria Helena Duarte Caetano.

De 7 a 9 de maio, os estudantes se dividiram em trios, quartetos e grupos de saxofone, clarinete, flautas e outros instrumentos de sopro. O pessoal de violão, violino e viola também realizou pequenas apresentações no pátio do Shopping da Comunidade, onde são realizadas as aulas do Programa. As atividades atraíram a atenção de muitos moradores e frequentadores dos estabelecimentos comerciais que funcionam no local.

Já no dia 10, a garotada do Curso de Musicalização Infantil e do Coral Mirim interpretaram sucessos da Música Brasileira inspiradas nas mães e na mulher e até cantigas de roda. A apresentação especial foi no pátio da Escola Maria Helena Duarte, que serviu de palco para que as crianças mostrassem todo seu talento. Um dia depois (11/5), no mesmo local, as meninas do Grupo Cênico e os alunos que formam o Grupo de Sopros também deram o ar da graça.

A Semana de homenagens terminou em grande estilo: no sábado (12/5), a Orquestra Jovem do Cubatão Sinfonia, formada pelos alunos mais adiantados, tocaram belíssimas canções eruditas e populares em um concerto que durou uma hora. Foi no pátio do Shopping da Comunidade. Muitas mães se emocionaram com a apresentação e viram de perto, os frutos musicais que seus filhos têm desenvolvido por meio das aulas no Programa.

Cubatão Sinfonia -Projeto sociocultural criado em 2007 pela Associação de Músicos da Banda Sinfônica de Cubatão. A ideia era levar a Arte até locais e exclusão social e por isso, o espaço escolhido para o projeto-piloto foi a Cota 200, comunidade cravada no coração da Serra do Mar. O projeto inicial que tinha apenas 30 alunos cresceu, e hoje são atendidos mais de 140 moradores das Cotas e de outros bairros próximos como Fabril, Água Fria e Pinheiro do Miranda. A criançada tem aulas na teoria e prática de mais de 20 instrumentos musicais diferentes, canto coral, Fanfarra e Linha de Frente.

O Programa, que valoriza os jovens como cidadãos, oferecendo atividades de lazer e formação, obteve a chancela do Ministério da Cultura e o apoio da Prefeitura de Cubatão que doou os instrumentos musicais no início de tudo. Através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, pode ser patrocinado por empresas que tem engajamento social. Atualmente, quem abraça o Projeto, permitindo a continuidade desse sonho, é a Anglo American-Copebrás.

Ano passado, o Projeto ganhou o status de "Programa" permitindo a perpetuação das atividades. Esta nova denominação permite que o Cubatão Sinfonia venha expandir sua área de ação. Uma ideia gerada em corações! O objetivo era criar oportunidades na vida de jovens através da Arte... um sonho que está transformando a realidade de estudantes dos bairros Cota. O Programa Cubatão Sinfonia tem regido o futuro de muita gente em Cubatão.


Fotos: Divulgação

ALUNOS DA UME LUIZ GUSTAVO DE LIMA PARTICIPAM DO ROTEIRO HISTÓRICO


Os estudantes fazem parte do Projeto Escola Legal e conheceram alguns pontos turísticos e históricos da Cidade

Uma tarde diferente e com muita animação. Foi o que aconteceu na tarde desta quinta-feira, dia 10, no Roteiro Histórico, onde participaram 22 estudantes do segundo e terceiro ano da UME Luiz Gustavo de Lima, na Vila Natal. Os pequenos estavam pra lá de animados com a possibilidade de visitar locais que fazem parte da história de Cubatão, acompanhados pelas estagiárias de pedagogia, Cristina Cascardi e Maria Aparecida Rocha.

 O primeiro local visitado foi o Parque Anilinas, mais precisamente, a locomotiva da marca Henchel e Sohm, prefixo 915, fabricada em 1916, que se encontra no local. De acordo com o guia da Secretaria de Turismo, Arnaldo Dias de Mello, que acompanhou a turma, a locomotivapertencia ao exército alemão e estava em um navio que se dirigia às colônias alemãs na África. A máquina foi apreendida pelo Brasil na Primeira Guerra Mundial e o vagão, na verdade, é um bonde originalmente puxado por burros na cidade de Santos. Fabricada em 1916, a máquina carrega outro fato curioso: possui um dispositivo especial na sua chaminé, que não permite o lançamento de brasas e fumaça.

No parque, os alunos conheceram ainda, uma das casas que fazia parte da Cia Anilinas e Produtos Chímicos do Brasil,uma das primeiras indústrias da região, fundada em 1916, no Centro de Cubatão, no lugar que, depois de sua falência em 1964, seria conhecido como Parque Anilinas.

A próxima parada foi na Igreja Matriz Nossa Senhora da Lapa. Lá os estudantes ouviram a história da imagem da Santa que dá nome a igreja. No Largo do Sapo, o guia Arnaldo falou aos estudantes a importância do lugar. "O Largo do Sapo é o lugar onde teria sido o início do processo de povoamento da cidade e espaço que abrigou também o Porto Geral de Cubatão, onde, na época do império, as mercadorias eram embaladas e subiam a Serra", explicou.

O último lugar visitado foi o Cruzeiro Quinhentista, o primeiro dos Monumentos do Caminho do Mar. Nesta parada, os alunos tiraram fotos e aprenderam que o ponto, através de sua arquitetura e azulejos pintados, retrata a passagem dos jesuítas, a colonização da região e abertura do caminho através dos bandeirantes.

Para o aluno Kauan Almeida de Lira, de 8 anos, o passeio foi muito legal. "Aprendi muita coisa sobre os monumentos, o Anilinas e a história de Cubatão. Mas o que eu mais gostei foi de conhecer a história da Igreja Matriz", comenta. Já a aluna, Gabriela Almeida Paiva, de 8 anos, que pela primeira vez foi ao Cruzeiro Quinhentista, ficou encantada com o passeio. "Fiquei sabendo de coisas que não conhecia, aprendi mais e isso foi muito importante".

Depois da aula de história ao ar livre, os estudantes fizeram uma pausa para o lanche e seguiram para casa levando na bagagem, um pouco mais de conhecimento sobre a cidade onde residem.

Texto e fotos: Ana Borges 

BALÕES ESPALHAM POESIA PELO CÉU DE CUBATÃO


É o projeto "Limeriques no Ar!", mais uma ação do Prêmio Tatiana Belinky 

Poemas que viajam pelo céu, em balões soltos por crianças. A iniciativa, inédita em Cubatão, aconteceu na tarde deste sábado (15/2), no Jardim Casqueiro. Pelo menos 100 criançasparticiparam da ação intitulada Limeriquesno Ar! Isso porque os meninos e meninas soltaram bexigas com as poesias limeriquesdentro. O evento é mais uma ação do Prêmio Tatiana Belinky, concurso literáriovoltado para a garotada com idade entre 6 e 11 anos.

Logo no início da tarde, os alunos do Projeto Escola Legal se reuniram no Centro Esportivo Armando Cunhapara participar de uma roda de capoeira. Depois que já estavam bem aquecidos, aescritora Viviane Veiga Távora, idealizadora do evento, falou um pouco sobre oslimeriques e realizou uma oficina rápida para construção do poema - que são poesias curtas, com cinco versos rimando entre si eque sempre falam de coisas malucas.

Aí sim, chegou o momentode celebrar a Literatura. As crianças amarraram os limeriques em balões de gás queforam soltos e se espalharam pelo céu. "Quem tiver sorte vai receber a poesiano quintal, num banco de praça ou na rua. Nossa ideia é movimentar a cidade efazer as pessoas se interessarem por Literatura", afirmou Viviane. A notíciafoi destaque na programação especial de fim de semana no site da Folhinha (www.folha.com.br/folhinha), suplemento infantil do Jornal Folha de São Paulo.

Os meninos e meninas aindareceberam presentes: cinco cartõezinhos com limeriques escritos e ilustrados,para que pudessem presentear suas mães. Os cartões, chamados 5 por 1, foramcriados por Viviane Távora e ilustrados pela artista Nice Lopes.

O dia do evento, 12 demaio, é simbólico, pois é a data de aniversáriodo inglês Edward Lear, considerado o criador dos limeriques. "Lear é uma referência quando falamos nesse tipo de poema. A data é só um pretexto para despertaras pessoas para a novidade da poesia: tanto a criança que soltou o poema no arquanto os que irão receber a surpresa", comentou Viviane.

Prêmio Tatiana Belinky- Voltado para crianças do Ensino Fundamental I e II,incentiva os pequeninos a criarem suas próprias poesias. As inscrições já estãoabertas e seguem até dia 2 de junho, somente pelo site www.portalpanapana.com.br/premio . O resultadosai em agosto.

Apremiação é interessante: os autores mirins dos cinco melhores limeriques recebem computador (1º lugar), notebook (2º lugar), netbook (3º), troféus e kit de livros, sendo que os professores ecolégios desses estudantes ganham publicações infantis. Os alunos escritoresdos 100 primeiros limeriques levam o livro "Mareliques da Praia-Louca" eum broche do projeto "Eu amo Limeriques!". O Prêmio Tatiana Belinky érealizado pela Cooperativa Cultural Brasileira, empresa VARAL e conta com apoiodo Proac - Programa de Ação Cultural da Secretaria do Estado da Cultura e daUnisanta.

TatianaBelinky- O Concurso Literário homenageia Tatiana Belinky, grandenome da Literatura Infantojuvenil contemporânea, hoje com 93 anos de idade.Belinky construiu uma carreira embasada no carinho pela Literatura e pelascrianças. Já foi tradutora de livros, fez adaptação para TV do "Sítio doPicapau Amarelo", e começou a escrever livros infantis e de limeriques aos65 anos. De lá pra cá foram mais de 120 títulos. Em 1989, recebeu o PrêmioJabuti e 2010 passou a ocupar a cadeira 25 da Academia Paulista de Letras.

Fotos: Rodrigo Fernandes

2º ENCONTRO REGIONAL DE CONTADORES DE HISTÓRIAS É SUCESSO EM CUBATÃO


Mais de 200 inscritos, dezenas de oficinas e muitas histórias para contar. 

Cubatão foi o ponto de encontro de centenas de pessoas que gostam de contar e ouvir histórias. O 2º Encontro Regional de Contadores de Histórias encantou por três dias com uma vasta programação, tudo gratuito. O objetivo foi capacitar professores, arte-educadores, artistas e demais pessoas interessadas nesta arte milenar que mantém vivos os laços com a literatura e com os bons exemplos.

A abertura do Encontro foi no Bloco Cultural, com a apresentação do Grupo Rinascita de Música Antiga, que encantou com um repertório das épocas barroca, renascentista e medieval, transportando a todos para os grandes salões de baile dos palácios europeus. O que mais chamou a atenção foram os instrumentos musicais do Grupo, réplicas dos originais usados entre os séculos XIV e XVIII. Ainda pela manhã, os mais de 200 inscritos acompanharam performances de contação de histórias com as companhias Mundo Mágico e o espetáculo "Contos da mata", da Cia. Histórias do Baú.

O Encontro também oferece material de apoio para os participantes com expositores que comercializam livros (Livraria Nobel), fantoches de espuma (Beto Arte Espuma), dedoches de feltro (Labores de Fabiana), mamulengos de papel marchê (Cia. Miriam Freitas) e reprodução de obras históricas e escudos medievais (João Carlos Braga Junior).

A hora da criançada - Com o foco na valorização da leitura e perpetuação do ato de contar histórias, principalmente entre a criançada, os inscritos participaram do workshop "À Sala do Conto", realizado pela Cooperativa Cultural Brasileira e apoio do ProAC. Aprenderam sobre desenvolvimento da linguagem e técnicas de contação.

Nesta segunda edição do Encontro Regional, as atividades são realizadas em dois locais: as palestras e apresentações, no Bloco Cultural e as oficinas, na Biblioteca Municipal. No primeiro dia de atividades, dezenas de meninos e meninas de escolas públicas visitaram a Biblioteca para acompanhar uma tarde cheia de emoções. A começar pelos contadores de histórias do Grupo Carochinhas, formado por vovôs de Cubatão. A contadora Tatyana Felix levantou a plateia com a história de "Camilão, o comilão", baseada na obra de Ana Maria Machado.

Muitas oficinas fazem a festa dos contadores- Nesta quinta-feira, o forte da programação são as oficinas, som oito temas diferentes para os contadores se deliciarem, tudo a partir das 13h30. Na Biblioteca Municipal são oferecidos os seguintes workshops: "Confecção de mamulengos", "Teatro de sombras", "Bonecas que contam" e "Histórias com objetos", onde os oficineiros ensinam os contadores a utilizarem os bonecos para dar vida às histórias.
Haverá também:"Contar histórias: uma Arte sem idade" e "Relembranças da infância". Já no Bloco Cultural, acontecem: "O contador de histórias e a música" e "Técnicas teatrais na contação". Toda a programação está disponível em www.bibliotecacubatao.blogspot.com.

Contação de Histórias nas escolas- Já na sexta-feira, além dos inúmeros espetáculos e performances que serão realizados tanto no Bloco Cultural quanto na Biblioteca Municipal, os participantes do Encontro poderão contar histórias para as crianças. Às 10h, três grupos saem do Bloco Cultural em direção à Escola Estadual "Júlio Conceição", e UMEs "Lucy Montoro" (bairro Vila Couto) e "Estado do Amazonas" (bairro Santa Rosa). Nos três locais, pelo menos 500 crianças devem passar bons momentos ouvindo as histórias que lá atrás, até mesmo seus avós já ouviram por aí.

domingo, 6 de maio de 2012

PRORROGADO PRAZO DO EDITAL DO PRÊMIO "ENSAIANDO UM PAÍS MELHOR!"

O edital para ações culturais “Prêmio Ensaiando um País Melhor” foi prorrogado para o dia 13/05, estendendo a oportunidade para aqueles que pretendem participar, mas ainda não conseguiram colocar suas ideias no papel!

Podem se inscrever pessoas físicas e jurídicas que desenvolvem ações culturais vinculadas à linguagem teatral ou que desejem iniciar um projeto desse âmbito na cidade de Cubatão. O edital está disponível pelo blog www.ensaiandoumpaismelhor.com.br/blog.

Uma novidade deste edital - que conta com a parceria da Secretaria de Cultura de Cubatão e o patrocínio da Usiminas - é a realização da inscrição pelo correio eletrônico através do envio do projeto e documentos digitalizados, sem gastos para o proponente!

A equipe do Projeto Ensaiando um País Melhor está de plantão online e através do telefone (11) 2255 5389 para dúvidas e informações.

Realização
Velloni Produções

Patrocínio
Usiminas

Apoio
Programa de Ação Cultural – PROAC-ICMS  e Secretaria de Cultura de Cubatão


Fonte: Equipe de Comunicação do Projeto Ensaiando um país melhor


BANDA MARCIAL DE CUBATÃO E CORAIS DA TERCEIRA IDADE HOMENAGEIAM AS MÃES


SINFÔNICA DE CUBATÃO APRESENTA CONCERTO RETROSPECTIVA 10 ANOS


GRUPOS ARTÍSTICOS ABREM 37 VAGAS PARA MÚSICOS, CANTORES E BAILARINOS


Inscrições podem ser feitas de 9 a 11 de maio. A ajuda de custo chega a R$ 900,00.

Os Grupos Artísticos de Cubatão abrem inscrições para músicos, cantores e bailarinos. São oferecidas 37 vagas e o valor da ajuda de custo varia de R$ 400 a R$ 900. Os interessados devem se inscrever de 9 a 11/5, das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30, no serviço de Criações Artísticas (Av. Nove de Abril, 2275 – Parque Anilinas). É preciso levar documento de identidade (original e cópia), CPF, comprovante de residência e uma foto 3X4. Para participar da seleção é preciso ter mais de 14 anos e conhecimento na área em que pretende atuar.

O Grupo Rinascita vai contratar 1 (um) músico de flautas múltiplas que tenha conhecimento teórico e prático avançado e ensino médio completo. Após a inscrição, o candidato participa de um teste no dia 16/5, às 12h, na Biblioteca Municipal (Av. Nove de Abril, 1977), onde faz entrevista, leitura à primeira vista, execução de peça de livre escolha e outra de confronto – Flauta solo (Allemande da Partita em la menor, de Johann Sebastian Bach).

A Banda Sinfônica precisa de instrumentistas de: piccolo/flauta (1 vaga), oboé (1 vaga), clarinete (1 vaga), fagote (1 vaga), saxofone tenor (1 vaga) e trompa (1 vaga). É preciso ter ensino médio completo e conhecimento avançado.  Os testes acontecem dias 16/5 (Trompa às 15h e Fagote às 17h), dia 17/5 (Saxofone e Oboé às 15h) e 18/5 (Flauta às 17h e Clarinete às 19h), na casa da Banda Sinfônica (Av. Nove de Abril, 1783 - atrás do prédio da Fábrica da Comunidade). Os músicos executarão leitura à primeira vista, peça de confronto e de livre escolha.

Já a Cia de Dança da Sinfônica oferece 3 (três) vagas para bailarinos ou bailarinas, para cadastro de reserva. O teste que avaliará conhecimentos em balé clássico, jazz, dança moderna e contemporânea, acontece em 16/5, às 19h, também na Casa da Banda Sinfônica. Na oportunidade, os candidatos apresentam solo livre e composição coreográfica passada durante a prova.

O Coral Zanzalá quer contratar imediatamente seis cantores distribuídos nos seguintes naipes: 4 (quatro) vagas para Soprano e 2 (duas) para Contralto. Há, ainda, 8 vagas (Soprano, Contralto, Tenor e Baixo) para cadastro de reserva. Os interessados devem ter ensino médio completo, conhecimento avançado e apresentar currrículo no ato da inscrição. A seleção acontecerá em duas fases com datas e locais a serem divulgados, ainda, pelo www.zanzala.blogspot.com . Na 1ª, os participantes farão leitura à primeira vista e prova de percepção musical. Na 2ª, participam de ensaio de naipe, apresentam peça do repertório coral disponibilizada no ato da inscrição.

E o Corpo Coreográfico da Banda Marcial tem 8 (oito) vagas disponíveis para interessadas em compor o Grupo imediatamente e outras 5 (cinco) para cadastro de reserva. As interessadas devem ter entre 14 e 21 anos. O teste será aplicado dia 20/5, às 13h, na Casa da Banda Sinfônica, onde as candidatas serão avaliadas pela execução de técnicas básicas de corpo coreográfico e linha de frente, e movimentos coreográficos sobre uma peça de livre escolha.

Os Grupos Artísticos de Cubatão são hoje o grande patrimônio cultural da Cidade, concentrando mais de 300 artistas entre músicos, bailarinos, cantores e regentes. Fazem parte dos Corpos Estáveis: Banda Sinfônica e Cia de Dança, Banda Marcial e Corpo Coreográfico, Grupo Rinascita de Música Antiga, Coral Zanzalá e Coral Raízes da Serra da Terceira Idade.


Texto: Morgana Monteiro 

quarta-feira, 2 de maio de 2012

BANDA MARCIAL PARTICIPA DO JUBILEU DE PRATA DA "ESCOLA TÉCNICA FEDERAL" DE CUBATÃO


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia comemorou 25 anos em grande estilo

A Banda Marcial de Cubatão foi convidada especial durante as comemorações dos 25 anos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, campus Cubatão. O jubileu de prata foi destaque no dia 24/4, na sede da escola, no Jardim Casqueiro. Também conhecida como "Escola Técnica Federal" - dos tempos em que ainda funcionava na Vila Paulista - o colégio é sinônimo de excelência na qualidade de ensino.

Em um evento fechado, para cerca de 200 convidados, o Grupo Artístico realizou um concerto ao ar livre, ao lado da rampa de acesso ao campus. O local escolhido para o espetáculo foi especial, simbolizando o lugar por onde subiram as autoridades que inauguraram o prédio. "Foi montado um espaço que nos lembrava um teatro ao ar livre, com a plateia sentada confortavelmente e a presença de várias autoridades e ex-alunos de grande importância para a Escola", disse o maestro Alexandre Felipe Gomes.

Na oportunidade, a Banda Marcial apresentou um repertório bastante eclético, agradando a todo o público. Fizeram parte do programa, além do Hino Nacional Brasileiro e do Hino de Cubatão: Abertura Alvamar, Jurassic Park, Fantasia Asa Branca, entre outras canções inesquecíveis. O público ovacionou a banda, que prometeu voltar à escola por conta do projeto "Música na EJA", desenvolvido pelos músicos.

Alunos representando suas classes e cursos deram prosseguimento à solenidade, descerrando a placa que marca os 25 anos da escola. Fechando o evento, os servidores, alunos, convidados e autoridades reuniram-se para cantar "parabéns". OCampus Cubatão do Instituto Federal de São Paulo - IFSP pode ser considerada uma escola de muitas conquistas. Primeira Unidade Descentralizada (Uned) do Brasil da antiga Escola Técnica Federal de São Paulo - ETFSP, a escola dependeu exclusivamente dos esforços de seus alunos e servidores que promoveram, poucos anos depois de inaugurada, a oferta do primeiro curso superior público de uma instituição de ensino federal na Baixada Santista, desejo antigo da população da Região.

Marcial na Parada Pedagógica do EJA- oque seria apenas um encontro para discutir propostas de trabalho se transformou, também, em uma reunião musical. A Banda Marcial de Cubatão realizou apresentação especial no dia 25/4 durante a Parada Pedagógica do Projeto EJA - Educação de Jovens e Adultos. O concerto foi na Associação Comercial e Industrial de Cubatão, ACIC.

Com um repertório eclético, passeando do erudito ao popular, a Marcial encantou as dezenas de professores em uma noite especial, recheando cada espaço do salão principal da ACIC com sua música de alta qualidade. O convite para participação da Marcial neste encontro surgiu porque o Grupo Artístico realiza o Projeto Música no EJA, levando concertos às escolas atingindo os alunos do período noturno.

A Parada Pedagógica do EJA prevê encontro de todos os professores da Educação de Jovens e Adultos do município. Neste dia, há suspensão das aulas nos colégios - já prevista no calendário escolar para que os educadores discutam propostas e ideias de reformulação do currículo escolar. Desta maneira, esses profissionais puderam debater a melhor forma de promover o aprendizado de seus alunos, utilizando as novas tecnologias e repensando sua prática.

Texto: Morgana Monteiro e Thalita Di Bella 
Foto: Fernando Moreira 

JOVENS TALENTOS DO PROGRAMA BEC SE APRESENTAM EM CUBATÃO


Banda e Quinteto de Metais realizaram concerto com repertório erudito no último sábado (28/5)

Os alunos do Programa BEC - Banda Escola de Cubatão - subiram ao palco do Bloco Cultural neste fim de semana em um concerto especial, recheado de canções compostas por grande nomes da Música Mundial. A apresentação foi no sábado (28/5) e teve casa cheia.

A primeira parte do espetáculo contou com a participação do Quinteto de Metais do Programa, formado por Thailana Areias e Flávia Mendes nos trompetes, Janaína Rocha na trompa, Stéphane Aragão no trombone e Ulysses Damacena na tuba. Eles interpretaram lindas músicas como Cantiga Brasileira (Gigliardi), Shalom Aleicheichem (Pigovat) e La Réjouissance (Handel).

A Banda do BEC veio na sequência, demonstrando toda a excelência buscada pelos jovens estudantes. O Grupo, formado por 47 instrumentistas, trouxe o seguinte programa: Toccata for Band (Frank Erickson), Chorales for Band (Ryan Fraley), A joyful journey (Robert Sheldon), Interplay for Band (Ted Huggens).

Momento especial aconteceu durante a execução de três composições de Grainger. A regência do concerto foi do maestro Ulysses Damacena, que também é Coordenador de Prática Instrumental do BEC. Os concertos realizados pelos estudantes são uma forma de compartilhar os conhecimentos adquiridos durante a aula, trocar experiências através da prática em conjunto e divulgação do trabalho realizado junto ao público. Outras informações sobre o Programa pode ser acompanhado pelo: www.programabec.com.br .

 Texto e fotos: Morgana Monteiro

INSCRIÇÕES PRORROGADAS PARA O II ENCONTRO REGIONAL DE CONTADORES DE HISTÓRIAS


Interessados têm até a próxima sexta-feira (4/5) para participar do evento que acontece de 9 a 11 de maio

Você gosta de contar e ouvir boas histórias? Então não pode perder a oportunidade de participar do II Encontro Regional de Contadores de Histórias, em Cubatão. As inscrições para o evento foram prorrogadas até a próxima sexta-feira, 4 de maio. Podem ser feitas diretamente no www.bibliotecacubatao.blogspot.com ou www.portaldecubatao.com.br, pelo e-mail bibliotecacubatao@yahoo.com.br, ligando para 3361-6844 ou diretamente na Biblioteca de Cubatão que fica na Av. Nove de Abril, 1977. Toda a programação é gratuita.

No ato da inscrição, os participantes devem optar pelas oficinas que desejam participar. O Encontro acontece de 9 a 11 de maio, com atividades no Bloco Cultural, Biblioteca de Cubatão e até em escolas da rede pública. O objetivo é a capacitação, treinamento e muito bate papo sobre as diferentes técnicas de Contação de Histórias.

"Compreendemos que o ato de contar histórias colabora no desenvolvimento de crianças, jovens e adultos, pois os mecanismos que envolvem a fala, compreensão e interação entre o contador e o ouvinte se apresentam como formas ricas de ampliar conhecimentos", afirma Nalva Leal, organizadora do evento.

Este ano, o Encontro tem um dia a mais do que em 2011. Começa de manhã e só termina no fim da tarde. Os participantes terão à disposição uma exposição temática com livros, fantoches e outros produtos. O II Encontro promete reunir participantes de toda a Baixada Santista, tornando a cidade mais um polo de divulgação da arte da Contação.

Programação diversificada- A abertura do II Encontro Regional de Contadores de Histórias acontece dia 9/5 às 9h, no Bloco Cultural (Pça. dos Emancipadores, s/nº). Contará com espetáculo do Grupo Rinascita de Música Antiga, interpretando temas da época renascentista, barroca e medieval. Isso, além de perfomances de contação com o Grupo Carochinhas, Tatyane Felix e Grupo Andorinhas.

O espetáculo "Contos da Mata", da Cia. Histórias do Baú, vai ser um exemplo de como pode ser prazeroso ouvir uma história do tempo da vovó. À tarde, o projeto "À Sala Conto" traz uma oficina voltada para professores, escritores e profissionais de teatro. Com técnicas lúdicas e utilizando obras renomadas como Roupa Nova do Imperador e Guardadora de Gansos (Irmãos Grimm) e clássicos de Monteiro Lobato, a equipe trabalha conceitos básicos da estruturação da história que ajuda no processo de criação e construção das histórias. O projeto é realizado pelo Programa de Ação Cultural, ProAC - Difusão de Literatura no Estado de São Paulo e Cooperativa Cultural Brasileira.

No dia 10/5 tem espetáculo musical com o Grupo Somente Ellas e a palestra "Humanização, hospitalidade e ambiência: a arte do bem atender", ministrada por Vânia Pereira, Maria Helena Sponton e Marcelo Cândido. Nesse dia têm início das oficinas do Encontro. A partir das 13h30, no Bloco Cultural, vai ser: "O contador de histórias e a música", com Sonia Onuki, e "Técnicas teatrais na contação de histórias e suas aplicações", com Eliana Tavares.

Neste mesmo dia, na Biblioteca Municipal, as oficinas são: "Contar histórias, uma arte sem idade", com Nalva Leal, "Relembranças da Infância", com Sylvia Manzano, "Confecção de mamulengos", com Mirian Freitas, "Teatro de sombras", com Tótila Ártigas, "Bonecas que contam", com Cida de Paula, e "Histórias com objetos", com Eliana Greco.

Contação de histórias nas escolas - No dia 11/5 haverá programação simultânea em diferentes locais. Na Biblioteca Municipal será: às 9h, espetáculo infantil "À sala do conto", com Alberes Barros e Débora Carvalho, projeto realizado pelo Programa de Ação Cultural, ProAC - Difusão de Literatura no Estado de São Paulo e Cooperativa Cultural Brasileira. Às 10h30, "Teatro de Fantoches" com a Cia. Beto Fantoches.

Já no Bloco Cultural, as atividades têm início às 9h30, com a performance dos atores Natan Alencar, Eliana Tavares e Lúcia Oliver interpretando "O menino azul", de Cecília Meireles. Nesse mesmo local, às 10h, os contadores de plantão saem em caravana e se espalham por escolas e creches municipais para encantar a criançada com o que aprenderam. É o projeto "Conte outra vez" que levará contação aos alunos da Escola Estadual Júlio Conceição, na UME Lucy Montoro e na UME Estado do Amazonas.

No período da tarde, a programação recomeça às 13h30, com roda de histórias com participação de Nalva Leal, Tatyane Felix, Ana Correia, Eliana Greco e Tótila Ártigas. Às 15h é a vez do espetáculo "Recontando histórias do céu e do mar", do Instituto Cultural Vasco Carmano, encerrando o evento. Outras informações e a programação completa do evento em www.bibliotecacubatao.blogspot.com .

Texto: Morgana Monteiro