Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



quinta-feira, 7 de abril de 2011

PROJETO "MÚSICA BRASILEIRA PARA CRIANÇAS" SERÁ LANÇADO OFICIALMENTE EM CUBATÃO

Banda Marcial e Coral Infantil do Projeto Crescer oficializam as apresentações que levam música de qualidade às escolas municipais

Desde muito cedo, a garotada está em contato com a música. A mãe costuma cantar para o bebê, que também ganha brinquedos musicais, e até na mais tenra idade, meninos e meninas ensaiam os primeiros passos de dança ao ritmo da melodia que é sucesso dentro de casa. E o contato com a música justamente na pré-escola facilita o entendimento e aprendizado. Pensando nisso, a Banda Marcial criou o projeto “Música Brasileira para Crianças” que, ao lado do Coral Infantil do Projeto Crescer, levam melodias de qualidade aos estudantes de escolas públicas de Cubatão.

O lançamento oficial do Projeto acontecerá em Cubatão no dia 12, às 15 horas, no Bloco Cultural, com a presença do secretário de Educação Fábio Inácio e do secretário de Cultura Welington Borges. Na oportunidade, os dois Grupos (Banda Marcial e Coral Infantil Crescer) se apresentam, dando um “gostinho” do que é levado aos pequeninos das escolas de educação infantil da cidade.

Educação musical – De acordo com o regente da Banda Marcial e criador do projeto, maestro Alexandre Felipe Gomes, a ideia é estimular nas crianças a capacidade de percepção das canções populares de uma maneira lúdica e prazerosa. No repertório das apresentações estão canções de compositores nordestinos, mineiros e paulistas, do folclore brasileiro e melodias infantis como “Tem gato na tuba”.

O contato com a música na idade pré-escolar estimula a sensibilidade, imaginação e criatividade. Esses concertos didáticos funcionam como uma “recreação educativa”, socializando e desenvolvendo a atenção da meninada, fascilitando até o entendimento e o aprendizado. É o que os cientistas chamam de "riqueza sensorial". Pesquisas mostram que meninos e meninas que têm contato com a música desde pequenos são bons leitores, capazes de se concentrar melhor e controlar seus movimentos. O projeto "Música Brasileira para Crianças" também destaca a versatilidade e empenho social de dois programas desenvolvidos através das políticas públicas do município: Banda Marcial e Coral Infantil Crescer, que seguem unindo educação e cultura, valorizando a juventude da cidade.

Texto: Morgana Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário