Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



quinta-feira, 14 de abril de 2011

CUBATENSE LOURIMAR VIEIRA ESTÁ EM CARTAZ EM SÃO PAULO, NO TEATRO RUTH ESCOBAR

Vivendo o espírito de um grande empresário que assiste ao próprio velório, Lourimar Vieira está em cartaz em um dos mais conceituados e famosos teatros de São Paulo, o Ruth Escobar. Compondo o elenco de "Terra nos Olhos", esta é a terceira vez que o ator fica em cartaz no Escobar. “Em 2005 fizemos neste mesmo teatro as peças Sonhos de Uma Noite de Verão e Pinóquio”, conta Lourimar que revela que esta é a primeira vez que trabalha com uma companhia de São Paulo.

Apesar da experiência de mais de 30 anos no teatro, sensações como insegurança, medo e ansiedade marcaram a estreia do ator em Terra nos Olhos, e foi a boa recepção do elenco, composto por amigos, e “um aperto de mão” que fizeram toda a diferença no momento do espetáculo. “Fui bem recebido em Sampa pelo Meceni (um dos autores e diretor da peça) e pela Nina (integrante do elenco), dois amigos queridos. Já no dia da estreia quando o Meceni disse: "Vamos ensaiar", bateu a aflição. Mas ao segurar forte minha mão, ele me passou segurança. Não parece, mas sou tímido e antes de entrar em cena, como sempre, foi aquela adrenalina, o coração batendo forte. Porém, depois de pronunciar as primeiras palavras em cena tudo voltou ao normal, e as coisas fluíram muito bem”, revela Lourimar.

Sem criar expectativas para não se frustrar, o ator conta que “fará o melhor, afinal são 150 peças em cartaz em São Paulo. A concorrência é muito grande”. Mas adianta que novos trabalhos serão realizados na Capital. “O Meceni já avisou que quando estivermos na metade dessa temporada já iniciaremos os trabalhos para um novo espetáculo”.

Escrita por Carlos Meceni e Murilo Dias César, Terra nos Olhos é uma tragicomédia que trata de ambição, traição e cobiça. A história se passa durante o velório de um grande empresário de planos de saúde. Enquanto apenas dois funcionários velam o corpo durante a madrugada, o espírito do morto acompanha tudo o que se passa no local. Sem perceber a presença do espírito, um dos homens trama com seu colega de empresa como pegar o dinheiro do cofre, que só pode ser aberto com a digital do dono. Em meio a essa trama, o espírito da esposa do empresário, assassinada por ele após a descoberta do relacionamento dela com um de seus funcionários, também aparece e aproveita para fazer revelações inesperadas.

A presença dos espíritos é notada por um dos funcionários e uma verdadeira briga entre vivos e mortos é travada. Cheia de humor, com personagens hilariantes, como a vendedora de serviços funerários, a peça possui um final surpreendente e nos leva a reflexão das atitudes humanas. “Uma peça de teatro, dizia o grande dramaturgo irlandês, George Bernard Shaw, ‘só tem sentido se, ao emocionar ou divertir o público, fizer com que ele reflita sobre a vida, sobre a sociedade ou sobre si mesmo’. Assim, para expressar essa intenção, ao escrever Terra nos Olhos optamos pela tragicomédia, combinando o abstrato, o inconsciente e o corrosivo humor de crítica social, para levar o público a uma profunda reflexão sobre a vida e sobre si mesmo”, falam os autores sobre o espetáculo.

Terra nos Olhos é apresentada todas às quinta-feiras, às 21h30, no Teatro Ruth Escobar, localizado na Rua dos Ingleses, nº 209, na Bela Vista, em São Paulo. Mais informações pelo (11) 3289- 2358. Escrita por Carlos Meceni e Murilo Dias César, o espetáculo é dirigido por Carlos Meceni, que tem como assistente de direção Tereza Xavier. O elenco é composto por: Lourimar Vieira; Carlos Meceni; Josué Torres; Fernanda Moura; Nina Mancin e Leandra Demarchi. A direção técnica do espetáculo é assinada por Deanmaire Fighera.

texto: Elisangela Bezerra

Ao centro, o ator Lourimar Vieira, com os autores Murilo Dias (esq.) e Carlos Meceni (dir.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário