Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



terça-feira, 12 de abril de 2011

CONCERTO AQUARELA BRASILEIRA REÚNE GRANDES COMPOSITORES DA MPB


Apresentação vai reunir mais de 140 artistas da Banda Sinfônica e Coral Zanzalá, em Cubatão. Será dias 16 e 17/4, às 20h, no Bloco Cultural

Se arriscar e sair dos percursos já traçados e seguros de origem. A Banda Sinfônica de Cubatão e o Coral Zanzalá dão as mãos, mais uma vez, e descobrem-se nas ações em movimento. No processo de busca por um espetáculo sempre diferente, os dois Grupos Artísticos nos presenteiam com o concerto “Aquarela Brasileira”. As apresentações acontecem dias 16 ne 17/4, às 20h, no Bloco Cultural (Pça. dos Emanhcipadores, s/nº), com entrada gratuita. A apresentação marca os 62 anos de aniversário de Cubatão, está incluída na programação oficial da cidade.

Garimpando a cena musical brasileira, Sinfônica e Coral reuniram verdadeiras jóias ao longo de décadas, em um refinado repertório que inclui compositores do calibre de Adoniran Barbosa, Pixinguinha, Jorge Ben Jor e Luiz Gonzaga. O casamento bem sucedido de música instrumental e canto coral promete encantar a plateia com canções como “Tiro ao Álvaro”, “Carinhoso”, “Xote das meninas”, “Trem das onze”, “Que maravilha”.

Haverá, ainda, participação de solistas do Zanzalá. Deblas Alves vai emprestar sua bela voz à “Isto aqui o que é” (Ary Barroso) e Robson Dimas à canção “Triste Madrugada” (Jorge Costa), famosa na voz de Jair Rodrigues. O Coral ainda vai interpretar algumas músicas somente com suas vozes, sem acompanhamento musical. Destaque para “Feijoada completa” (Chico Buarque) em uma mistura simpática entre canto e atuação cênica.

Por fim, a canção que dá tema ao Concerto, “Aquarela brasilera”, composição de Ary Barroso. A escolha do nome faz uma alusão à colorida, bem humorada e eficiente produção musical brasileira em todas essas épocas por onde Sinfônica e Zanzalá vão passear, através da regência do maestro Marcos Sadao Shirakawa e do comando vocal da mestrina Maria Fernanda Tavares e da regente-assiste, Nailse Cruz.

Grupos Artísticos, tesouros da cidade – São 41 anos de vida, inúmeras parcerias musicais com Raíces de América, Demônios da Garoa, Escolas de Samba cubatenses, Oswaldinho do Acordeom, Liriel, entre muitos outros. A Banda Sinfônica de Cubatão foi criada em 1970, através do maestro Roberto Farias. Como Banda Musical e Linha de Frente, conquistou inúmeros prêmios em festivais e concursos por todo o país. Nos na os 2000 evoluiu para Banda Sinfônica e Cia de Dança, conquistando a oficialização em 2004. Atualmente é composta por 80 músicos e Cia de Dança, por 25 bailarinos profissionais. O Grupo já se apresentou em espaços privilegiados como a Sala São Paulo (capital), Teatro Coliseu e do Sesc (Santos). A Sinfônica foi convidada a representar a América Latina no Festival Mid Europe, na Áustria, dependendo, somente, de patrocínio para embarcar em julho.

Já o Coral Zanzalá nasceu na década de 1970, dentro do então Conservatório Musical de Cubatão (hoje Escola Técnica de Música e Dança) como um projeto experimental. Conquistou a profissionalização e desde 2004 é um grupo artístico mantido pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Cultura. É composto por cerca de 50 cantores que interpretam de tudo um pouco. O diferencial é a atuação cênica dos artistas, juntamente com os vocais. A união dos dois grupos artísticos já fez sucesso. Em 2009 e 2010, m ais de seis mil pessoas se deliciaram com o espetáculo “Queen Sinfônico”, que percorreu Cubatão, Santos, Praia Grande, Mogi das Cruzes e Tatuí.

Texto: Morgana Monteiro



Nenhum comentário:

Postar um comentário