Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



quinta-feira, 7 de abril de 2011

CIA DE DANÇA DA SINFÔNICA EM CONSTANTE EVOLUÇÃO

Bailarinos participam esta semana de oficina com o coreógrafo Edson Santos, grande nome do jazz no Brasil

A Cia de Dança da Sinfônica de Cubatão segue em um processo de atualização ininterrupta. A temporada 2011 tem início com muito trabalho, ensaios e oficinas de aperfeiçoamento. Durante esta semana, os 25 bailarinos participam de um workshop de jazz com o renomado coreógrafo Edson Santos. As aulas acontecem na sala de ensaios na Casa da Banda Sinfônica (Av. Nove de Abril, 1775).

O conteúdo das aulas é resultado das pesquisas vivenciadas pelo artista-professor Edson Santos. Ele sempre se deixou embalar por vários estilos, como o balé clássico e dança moderna, mas foi no jazz que o coreógrafo encontrou a melhor interface para criação coreográfica, incluindo a elaboração de novas técnicas. E foi justamente esse diferencial que Edson vai compartilhar com os bailarinos da Cia de Dança.

Um dos diferenciais de Edson são as sequências de “barras coreografadas”, onde os dançarinos utilizam-se das barras de balé para se aquecer e aprender novos movimentos, trabalhando a transferência, locomoções, giros, saltos, isolamento dos segmentos corporais e utilização de formas angulares. A amplitude nos movimentos de tronco e quadril, técnicas de oposição e explosão de movimentos também são bastante exploradas nas oficinas.

Para Edson Santos, ministrar essas aulas é retransmitir a técnica criada por ele com propriedade: “Nosso trabalho esta semana tem objetivo específico, que é a formação do bailarino de maneira que ele tome consciência do próprio corpo, do movimento em si. A ideia é fazer com que o artista pense no que está fazendo, buscando os melhores apoios, executando a coreografia com mais leveza e precisão. O que veremos é o refinamento do jazz enquanto estilo de dança”, disse.

O artista ficou feliz ao descobrir que a Cia de Dança é um corpo estável da Prefeitura e ressaltou a importância do investimento público em grupos artísticos. O convite para estar em Cubatão, de acordo com Edson, veio do coreógrafo da Cia de Dança da Sinfônica, Zeca Rodrigues. “O Zeca é um bailarino e coreógrafo bastante conhecido no cenário nacional da Dança por conta de sua participação em festivais por todo o Brasil, divulgando, principalmente, o jazz. Creio que houve uma identificação do coreógrafo com a técnica que eu desenvolvo”, afirma.

Um homem do jazz – Edson Santos costuma dizer que as primeiras imagens de dança que contemplou foram do jazz. Não diz que foi amor à primeira vista, mas foi este o estilo que o coreógrafo escolheu para criar e recriar. Dono de um estilo que foge do convencional, passando longe do jazz comercial encontrado por aí, Edson foi, por muito tempo, integrante do Grupo Raça de Dança. Trabalhou desde Eliana Fiori até Roseli Rodrigues, desempenhando papeis importantes na Cia, passando por ensaiador, assistente de coreógrafo e coordenador do departamento de dança.

Como coreógrafo, conquistou diversos prêmios como o Festival de Dança de Joinville, ENDA SP, Festidança de São José dos Campos, Mapa Cultural Paulista e mais seis importantes prêmios no Gran Latino de La Danza realizado em Cordoba – Argentina. Há algum tempo dá as próprias braçadas em uma piscina só sua, criando a Cia Independente de Dança de São Paulo. Uma das características do seu trabalho são os movimentos fluídos contínuos, deslocamento fora do eixo, onde os bailarinos parecem flutuar e não ter peso algum.

Texto e fotos: Morgana Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário