Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



segunda-feira, 14 de março de 2011

SINFÔNICA DE CUBATÃO APRESENTA CONCERTO "PRATAS DA CASA"


A Banda Sinfônica de Cubatão continua sua maratona de apresentações na temporada 2011. No próximo sábado, 19/3, a Sinfônica realiza o Concerto “Pratas da Casa”, a partir das 20h30, no Bloco Cultural da cidade (Praça dos Emancipadores, s/nº). A entrada é gratuita. Desta vez, a Banda traz um repertório que se diferencia dos outros concertos por conta da participação de solistas de flauta transversal, clarinete e trompa.

O programa traz canções como “Concertino para flauta e banda” de Cécile Chaminade, de 1902, com solo de Marcelo Rozário na flauta transversal. A composição é uma das mais geniais obras da francesa, que se destacou no cenário da música clássica no fim do século passado. Cécile escreveu a primeira peça aos 18 anos de idade.

A noite vai apresentar, também, “Segundo concerto para clarinete”, do alemão Carl Maria Von Weber. Esta peça contará com solo de Joelson Meneses. Weber foi um importante compositor no Ocidente, na chegada do Romantismo, quando compôs inúmeras obras, principalmente para clarinete e trompa.

Será executada, ainda, “Arabesque”, de Joseph Turrin, que contará com a participação especial dos solistas Túlio Mendes e Wagner Santos, ambos instrumentistas de eufônio. Este compositor norteamericano tem larga experiência em obras para cinema e televisão, sendo também premiado inúmeras vezes.

O programa traz, ainda, a canção “Kirkpatrick Fanfarre”, de Andrew Boyse Jr, premiado inúmeras vezes por suas composições. Haverá ainda músicas de Robert Longfield (The purple twilight) e Aaron Copland (Hoe down from “Rodeo”). O maestro Marcos Sadao Shirakawa e o regente-assistente Ulysses Damacena, se revezam no comando da Sinfônica de Cubatão, em mais esta noite especial dedicada à boa música.

Concertos Didáticos – a Banda Sinfônica apresenta no dia 24/3 mais uma sessão dos “Concertos Didáticos” que apresenta a música erudita à criançada. As sessões acontecem às 10h e 14h30, no Bloco Cultural para alunos da Ume Elza Silva Santos.

Neste dia, os alunos deste colégio da Vila Natal terão a oportunidade de conhecer a formação sinfônica, os diferentes instrumentos que compõem a Banda e poderão até mesmo ser regentes por um dia, em uma brincadeira bem humorada conduzida pelo maestro Marcos Sadao. Outras informações estão no www.sinfonicadecubatao.org.br .

Texto: Morgana Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário