Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

BANDA SINFÔNICA DE CUBATÃO VAI REPRESENTAR AMÉRICA LATINA EM FESTIVAL EUROPEU

Sinfônica participa de congresso na Áustria, em julho deste ano. Aguarda patrocínio para realização do sonho musical

Daqui há alguns meses, a boa música da Banda Sinfônica de Cubatão encherá salas de espetáculo no coração da Europa. O Grupo Artístico vai participar, em julho de um dos festivais de música clássica mais importantes do mundo: o Mid Europe 2011, que acontece na Áustria, de 12 a 17 de julho deste ano. A Sinfônica terá o doce desafio de divulgar um repertório original, sendo a única representante de toda a América Latina. Esta é a segunda vez que a Banda é convidada para o congresso e espera, agora, o apoio de empresas interessadas em patrocinar esse sonho musical que levará o nome de Cubatão e do Brasil para a Europa.

Mais uma vez, a qualidade técnica da Banda fez a diferença. O maestro Johann Suppan Mösenbichler, diretor artístico do Mid Europe, reconheceu na Sinfônica de Cubatão o pioneirismo na divulgação do riquíssimo repertório latinoamericano apresentado nos concertos e convidou-a para representar os países latinoamericanos. Muitos podem até dizer que é sorte, mas o coordenador dos Grupos Artísticos de Cubatão, maestro Roberto Farias, prefere chamar tudo isso de trabalho e dedicação.

A oportunidade é considerada incrível não somente para a Banda de Cubatão, mas para a música latinoamericana como um todo. Mas, para que essa viagem musical aconteça, a banda cubatense ainda espera por patrocínio. “O projeto, com amparo da lei Rouanet de incentivo à Cultura, está disponível para empresas que desejem apoiar esse sonho”, afirmou Marcos Sadao Shirakawa, regente da Banda Sinfônica. De acordo com ele, no Mid Europe, os músicos brasileiros vão dividir o palco com quase 2.500 instrumentistas de 15 diferentes países, se apresentando em pé de igualdade com bandas e orquestras da Áustria, França, Finlândia, Japão e Alemanha.

A Banda foi convidada para uma série de concertos, incluindo o de abertura, percorrendo, ainda, várias cidades austríacas como Villach, Linz e Salzburg, levando um repertório inédito para o público europeu. A lista contempla músicas de compositores brasileiros como Villa-Lobos, Camargo Guarnieri, Egberto Gismonti, João Victor Bota, Fernando Morais e Roberto Farias e ainda, a nata dos sulamericanos, entre eles, Astor Piazzola, Vicente Mocho, Nestor Alderete e Roberto Pintos.

Enquanto a bela paisagem do verão europeu passar pela janela, a Sinfônica de Cubatão quer mostrar ao mundo como a música clássica latinoamericana tem crescido, incorporando influências características dos trópicos, sem contudo perder a originalidade e requinte. A idéia de que os países latinos só produzem samba, salsa, tango e outros ritmos característicos está ultrapassada; o que os instrumentistas da música clássica tem em comum é o amor pela música: “Você só toca bem a música pela qual está verdadeiramente apaixonado”, disse o pianista polonês Piotr Anderszewski. De um ou do outro lado do Oceano Atlântico, a premissa é a mesma para quem gosta da boa música.

Texto: Morgana Monteiro
Foto: Carlos Felipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário