Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

I ENCONTRO DE CULTURAS POPULARES CONECTA DIFERENTES LINGUAGENS

A festa acontece dia 28/1 no Bloco Cultural. Vai divulgar o projeto “Grafiiti de raiz” vencedor do Prêmio Hip Hop 2010 do MinC e único representante da Baixada Santista

Uma grande salada cultural, cheia de elementos que compõem as Artes Brasileiras. O I Encontro de Culturas Populares quer conectar diferentes linguagens, valorizando a Cultura Popular Brasileira. A grande festa reúne música, dança, grafite e literatura e acontece nesta sexta-feira (28/1) a partir das 19h30 no Bloco Cultural de Cubatão (Praça dos Emancipadores, s/nº). A entrada é gratuita.

Haverá boa música com o batuque inconfundível da Afrobanda – Percussão e Movimento. O Dj Jogado também participa com as canções que são sucesso na atualidade, a família BL Clube estará expondo bicicletas pra lá de diferentes. Vai ter, ainda, muito hip hop com os jovens da Academia de Break Pedro Paulo, além do Grupo de Capoeira Meninos Guerreiros. O evento é realizado pelo Grupo Zabelê, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Someca, Manancial Produções e Gráfica Controlpê.

Teatro e dança – nesta noite será encenado o espetáculo “Tradições de nossas vidas”, dirigido por Juliana Clabunde e Bruna Mercês. A apresentação é resultado da oficina de Danças Brasileiras, realizada pelo Grupo Zabelê através da Oficina Pagu e Secult/Cubatão. Este projeto proporcionou aos participantes a aproximação das tradições da Cultura Popular Brasileira como o maracatu, maculelê, ciranda, coco e cacuriá, utilizando suas matrizes de movimentos, sendo a percussão e o canto linguagens complementares deste estudo. Os jovens que participaram das oficinas receberão os certificados ao fim da apresentação. São crianças e adolescentes moradores da Vila dos Pescadores, Jardim Casqueiro, Vale Verde e Pilões.
 
Grafite para entender suas raízes - destaque também para a participação dos grafiteiros Marco Tuim e B.A., que vão expor seus trabalhos em telas gigantes. Haverá, ainda, varal de poesia de cordel e instalações artísticas. O objetivo do Encontro é conectar as diferentes linguagens artísticas, aproximando a Cultura Popular Brasileira do hip hop. O tema foi inspirado no Prêmio Hip Hop 2010 do Ministério da Cultura que o Zabelê abarcou através do trabalho do grafiteiro Marco Tuim. Ele ficou em 4º lugar no Concurso que reuniu 135 propostas de todo o Brasil, sendo o único representante premiado da Baixada Santista.

O projeto “Grafitti de Raiz” é desenvolvido por Tuim com os alunos do Grupo Zabelê. A criançada aprende através da arte do grafite, a importância da cultura afrobrasileira e a influência dela em nosso dia a dia. O resultado das oficinas foram paineis gigantes que traduzem a identidade cultural brasileira, a valorização dos vínculos familiares e a cultura de paz. “Vamos investir nos projetos de formação de Zabelê”, afirma Marco Tuim, sobre o valor do prêmio que o Grupo recebeu do Ministério do Cultura.

Serviço
I Encontro de Culturas Populares de Cubatão

Dia 28/1 às 19h30
Local: Bloco Cultural (Pça. Dos Emancipadores, s/nº)
Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário