Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

SEMANA CULTURAL EM CUBATÃO


Artistas na praça, roteiro histórico, sarau de poesia e contação de história: de tudo um pouco para alegrar a cidade

A semana que vem vai estar recheada de boa programação na área cultural de Cubatão. Haverá apresentações musicais e exposição de trabalhos artísticos no Centro, passeio com roteiro histórico e muita literatura com leitura de textos de poetas da cidade. Já no dia 20/1 às 15h, acontece a oficina “Hora do Conto”, na Biblioteca Municipal (Av. Nove de Abril, 1977). O evento é aberto a crianças, jovens e adultos. Belas histórias contemporâneas prometem encantar a todos através da interpretação da educadora Eliana Grecco.
Dia 21/1 às 20h, também na Biblioteca Municipal, tem Sarau Literário com os poetas da Sociedade Amigos da Biblioteca, a SAB. Escritores da cidade se reúnem, trocam ideias e mostram seus trabalhos aos amigos e participantes.
Projeto Ágora – o grande destaque do mês está por conta do lançamento do Projeto Ágora, no dia 22/1, na Praça Princesa Isabel, que estará de braços abertos aos artistas cubatenses de vários segmentos: haverá música com a Afrobanda, apresentações de teatro, varal de poesia, exposição de quadros e fotografias. Das 9h às 16h, o pessoal ligado à Cultura em Cubatão terá um espaço reservado para trocar experiências e mostrar toda sua criatividade ao público que passar por lá.
O nome do Projeto, batizado de “Ágora”, foi inspirado na expressão “agorá”, um termo que descreve as praças das antigas cidades gregas, nas quais se fazia comércio e onde se reuniam as assembleias do povo. Ali era o espaço de cidadania, considerado símbolo da democracia grega. Em Cubatão, a previsão é de levar esse projeto, a cada mês, a diferentes praças do município.
Passeando pela história de Cubatão – a programação também levará os interessados a uma verdadeira viagem pelo tempo. A programação “Roteiro Histórico” acontece dia 23/1, com partida às 9h em frente à Biblioteca Municipal. De um microônibus, os “viajantes” percorrerão prédios e monumentos tombados como patrimônio cubatense como a própria Biblioteca (que já abrigou a primeira escola e foi sede da Prefeitura), o Largo do Sapo, o Cemitério Israelita, o Cruzeiro Quinhentista e as casas da Vila Light. Sempre acompanhados por um historiador, que contará curiosidades sobre cada lugar.
Os interessados em participar devem se inscrever através do e-mail bibliotecacubatao@yahoo.com.br, pelo telefone 3361-6844 ou diretamente na Biblioteca Municipal.

Programação Cultural de Cubatão
Hora do Conto com Eliana Grecco
Dia 20/1 às 15h
Local: Biblioteca Municipal – av. Nove de Abril, 1977

Sarau com poetas da SAB
Dia 21/1 às 20h
Local: Biblioteca Municipal – av. Nove de Abril, 1977

Projeto Ágora – apresentações musicais, de teatro, exposição de quadros e fotografias
Dia 22/1 das 9h às 16h
Local: Praça Princesa Isabel – Centro

Passeio Roteiro Histórico
Dia 23/1 às 9h
Saída em frente à Biblioteca

Nenhum comentário:

Postar um comentário