Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



sexta-feira, 2 de março de 2012

SINFÔNICA ABRE TEMPORADA 2012

Concerto homenageia grandes nomes da Música, entre eles, Luiz Gonzaga e abre um ano de comemorações para a Banda. Espetáculo é dia 10/3, às 20h30, no Bloco Cultural
A Sinfônica de Cubatão dá boas vindas à temporada 2012 com um espetáculo que celebra o talento de grandes compositores eruditos e populares, lembrando centenários e aniversários de nascimento desses artistas. A apresentação acontece dia 10/3 (sábado), às 20h30, no Bloco Cultural (Pça. dos Emancipadores, s/nº). A entrada é gratuita.

E no ano em que todo o Brasil celebra os 100 anos de Luiz Gonzaga, a Sinfônica não poderia ficar de fora e também é tema para os 80 músicos da Banda com a obra “Gonzaguena”. Este nordestino que cantou tão claramente as alegrias e sofrimentos do sertão aparece em uma versão sinfônica sem perder a genialidade e sofisticadas melodias e harmonias criadas pelo compositor.

O espetáculo traz, ainda, célebres composições de autores eruditos como Debussy. Em 2012, comemora-se 150 anos de nascimento do compositor francês (1862-1918). Com a obra “La Mer”, que traduzida quer dizer “O Mar”, Banda vai trazer a música inovadora de Debussy, um verdadeiro fenômeno que catalisou vários movimentos musicais na França e até mesmo autores como Ravel, Bartók e Villa-Lobos.

Fazem parte do Programa, também, as canções: “Meditation from Thais”, lembrando um século da morte de Jules Émile Fréderic Massenet (1912), também francês; “The gum suckers march”, de autoria de George Percy Aldridge Grainger, rememorando 130 anos de nascimento (1882-1961); e a belíssima “Divertimento for Band”, do norteamericano Vincent Ludwig Persichetti, na data em que se lembra os 25 anos de morte do compositor. O espetáculo contará com a regência do maestro titular da Sinfônica, Marcos Sadao Shirakawa e do regente-assistente, Ulysses Damacena.

Um ano de comemorações e novidades – O início da temporada 2012 da Sinfônica celebra, também, os 10 anos do maestro Marcos Sadao à frente do Grupo Artístico, comandando-o de maneira bastante competente e sempre em busca da profissionalização. “A qualidade do trabalho vem, principalmente, do empenho dos músicos que acreditam no projeto”, declara o maestro. Mas é impossível notar o salto de qualidade que a Banda Sinfônica teve nesse período, com a inclusão de repertórios cada vez mais arrojados e complexos, além da inclusão de obras populares e até a gravação do 1º Dvd dos Grupos Artísticos de Cubatão em 2011 (“Queen Sinfônico”, da Sinfônica de Cubatão e Coral Zanzalá).

Para este ano, a Sinfônica já prepara um projeto com canções dos Beatles, que deve estrear em abril e foi batizado com o nome “Help!”. As apresentações devem percorrer várias cidades da Baixada Santista,c apital e interior. Está prevista, ainda, a montagem de um espetáculo especial que vai envolver Música, Dança e Artes Plásticas, tudo em um só lugar. “Mas este ainda é segredo...”, comenta o maestro.
ServiçoConcerto da Sinfônica de Cubatão Dia 10/3 (sábado) às 20h30
Local: Bloco Cultural – Pça. dos Emancipadores, s/nº
Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário