Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



sexta-feira, 2 de março de 2012

SIFÔNICA DE CUBATÃO EM CLIMA DE SAMBA

O Grupo Artístico gravou o Hino da Escola de Samba X-9. O clipe vai ao ar nesta sexta-feira (14/2), na TV Tribuna

Dupla tradição: de um lado, a Sinfônica de Cubatão, Grupo Artístico com quatro décadas de história. E do outro, a Escola de Samba X-9, com nada menos do que 68 anos de samba. Essa mistura, improvável para alguns, aconteceu e brilhou. Sinfônica, ritmistas e vários intérpretes do samba na região gravaram o Hino da X-9 Santista. O resultado poderá ser conferido nesta sexta-feira (17/2), no Jornal da Tribuna 1º edição (TV Globo), em uma reportagem especial de Carnaval.

Mas para que esse encontro fosse possível, Sinfônica e Agremiação se dedicaram muito. Marcos Sadao Shirakawa, maestro da Sinfônica, conta que foi elaborado um arranjo inédito do Hino da X-9. “Tive acesso à gravação do hino e através dessa música foi composto o arranjo para a Banda. Transportamos essa linda melodia para os instrumentos de sopro e percussão. O resultado ficou bastante original”, comentou o regente.

A partir daí, os músicos e os sambistas se encontraram em um ensaio geral em Cubatão e, dias depois, já estavam no Teatro Coliseu para gravação do clipe. No palco, Sinfônica mostrando o lado erudito da música. Na linha de frente, as simpáticas vozes da X-9, com Bolinha e Pedrinho da Véia. Isso, sem contar os outros intérpretes que, embora sejam representantes de diferentes agremiações santistas, deram as mãos nessa homenagem: Zinho e Manoel da União Imperial, Serginho e Duquinha da Unidos do Morro, Joãozinho da Vila Mathias, Célia da Real Mocidade e Primo do Pandeiro da Bandeirantes do Saboó. Isso, sem contar os 14 ritmistas entre cavaquinho, violão, surdo, caixa, tamborim e repinique.

Juntando tudo isso, o som ficou impressionante. “Quando ouvi a melodia do Hino, deu um aperto no meu coração, fiquei emocionado ao mesmo tempo… que coisa bonita! Para mim e para os componentes da Escola foi uma emoção muito grande. Não canso de agradecer a Sinfônica por esse trabalho maravilhoso”, disse o presidente da X-9 Santista, Fabiano Paes, mais conhecido como “Dentinho”. Para ele, todas as misturas que só as Artes proporcionam são sempre válidas. “No dia de hoje ficou mais do que provado isso, com essa comunhão entre Sinfônica e X-9. Tudo que é feito com amor, flui naturalmente”.

A gravação foi emocionante pois contou com a presença do Mestre Alemão, que permaneceu por 30 anos à frente da bateria da X-9. A ideia da homenagem as mais de seis décadas de vida da X-9, reunindo gerações de sambistas, partiu do editor regional da TV Tribuna, Eduardo Silva. “Sempre buscamos valorizar a cultura popular e regional. O resultado ficou lindo porque a Arte é universal. Ainda mais, com essa mistura tão simpática”, afirmou Eduardo. A Escola de Samba X-9 é pura tradição. Fundada em 1944 é a agremiação que mais conquistou títulos no Carnaval Santista e deu origem à X-9 Paulistana que, na sua criação, era chamada de “Filhote da X-9”.

Toda essa importância garantiu uma grande estrutura de captação de som, iluminação e cenografia montada no Teatro para gravação do clipe. A direção de fotografia foi assinada por João Guilherme Peixoto. Na próxima quinta-feira (16/2), o Jornal da Tribuna 1º edição exibe um making off do clipe e, no dia seguinte, a reportagem completa que conta, ainda, com a participação do Mestre-Sala e Porta-Bandeira levando o pavilhão da X-9, passistas e bailarinos da Cia de Dança da Sinfônica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário