Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

CUBATÃO AGORA TEM FUNDO DE INCENTIVO À CULTURA

O Ficc vai patrocinar projetos culturais. Deve começar a funcionar em março deste ano.

Artistas sempre têm boas ideias. Mas isso não basta para que eles consigam tirar o projeto do papel. Com o objetivo de patrocinar esse fazer artístico, fomentando a Cultura local, é que foi criado o Fundo de Incentivo à Cultura de Cubatão, o Ficc. E agora, esse Fundo é realidade. O projeto de lei que institui o Ficc foi aprovado na última terça-feira (10/1) pela Câmara de Vereadores. Assim que a prefeita Marcia Rosa sancionar o projeto, o Ficc já pode funcionar, efetivamente.

O Fundo de Incentivo à Cultura vai oferecer verba para que os artistas da cidade realizem seus projetos como musicais, peças teatrais, espetáculos dos mais variados segmentos, produção musical (cds), criação de sites e até bolsas de estudos e aperfeiçoamento. Serão lançados, periodicamente, editais e concursos de projetos artístico-culturais, com prazos, documentação exigida  e os valores atribuíveis para cada proposta. Poderão concorrer pessoas físicas e entidades privadas de natureza cultural.

A previsão é de que atividades do Fundo tenham início em março, tão logo as 8 pessoas que vão compor a comissão do Ficc tomem posse. “Essa comissão será formada por quatro membros indicados pelo Conselho Municipal de Cultura, dois representantes da Secretaria de Cultura e outros dois da sociedade civil", afirmou Welington Borges, secretário da pasta. São essas pessoas que julgarão as propostas, direcionando o dinheiro do Ficc para os projetos escolhidos.

Para o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Ivan da Conceição, “o Ficc é a melhor maneira de, realmente, fomentar o fazer artístico em Cubatão, valorizando os artistas, a produção e a difusão de bens culturais”. Ivan explica, ainda, que foi o Conselho quem elaborou a proposta de criação do Fundo. Vale lembrar que os eventos do calendário oficial do município e os Grupos Artísticos da cidade não poderão receber esse incentivo.

O Fundo vai começar a funcionar com R$ 300 mil em caixa que poderão ser completamente investidos em projetos culturais. A verba do Fundo será formada por verbas vindas do orçamento municipal e convênios com os governos estadual e federal. O Ficc é mais uma das metas atingidas para que a Cidade se enquadre no Plano Nacional de Cultura (PNC), que pensa a implantação de políticas públicas de longo prazo para a Cultura dos municípios. Além da criação do Fundo, Cubatão já tem uma Secretaria de Cultura independente e o Conselho Municipal da área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário