Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

PROGRAMA BEC ABRE INSCRIÇÕES EM CUBATÃO

Os cursos gratuitos são de Música, Canto Coral e Dança. Inscrições acontecem de 23 a 27/1

Cubatão oferece oportunidade incrível para crianças e jovens da cidade e de outros municípios da região. De 23 a 27 de janeiro estarão abertas as inscrições para os cursos de Música, Canto Coral e Dança do BEC – Banda Escola de Cubatão. Os interessados devem procurar a sede Programa, no Parque Anilinas (Av. Nove de Abril, 2275), das 9h às 12h e das 14h às 16h30.

São oferecidas vagas para os interessados em aprender a tocar: violão, contrabaixo, violoncelo, viola, violino, percussão, tuba, eufônio, trombone, trompete, trompa, saxofone, fagote e oboé. Os candidatos devem ter a partir de 12 anos de idade e após a inscrição, serão selecionados por meio de entrevista e teste de percepção auditiva, por conta do grande número de inscrições recebidas. “Mas não exigimos conhecimento musical prévio”, afirma o coordenador do Programa BEC, maestro Marcos Sadao Sadao Shirakawa.

Para os pequeninos que ingressam no BEC, há o curso de Musicalização Infantil. Ali, meninos e meninas com idade entre 6 e 11 anos têm o primeiro contato com a Música por meio de atividades lúdicas, desenvolvendo a coordenação motora, se familiarizando com os sons e melodias e contam até com a oportunidade de fabricar alguns instrumentos musicais. O projeto funciona como uma atividade preparatória para que a criança tenha confiança na hora de escolher qual instrumento vai aprender a tocar.

Já para as aulas de Coral e Dança, a única exigência é ter a partir de 6 anos de idade e muita disposição. Esses inscritos também passarão por entrevista prévia. A lista com os nomes de todos os aprovados nos cursos sai dia 14/2 e a matrícula poderá ser feita de 14 a 16/2, na sede do Programa. As aulas têm início dia 27/2.

Todos os cursos do BEC são de graça e as aulas acontecem de manhã e à tarde. Os estudantes aprendem na teoria e prática, desde o conhecimento das primeiras notas musicais até a leitura de partituras e o uso do instrumento musical. O objetivo do Programa é educar a criançada por meio da arte e oferecer, ao mesmo tempo, uma atividade de lazer. O Programa investe também na profissionalização de jovens músicos, incentivando a vocação artística de Cubatão.

BEC – Banda Escola de Cubatão - foi criado em 2003 com o objetivo de levar conhecimento musical a crianças e jovens da cidade. Tornou-se um grande núcleo formador de músicos preparados para a profissionalização. Atualmente conta com mais 700 alunos e as aulas acontecem na sede do Programa que funciona dentro do Parque Anilinas, além de núcleos de ensino em outros oito bairros: Vila Nova, Jardim Casqueiro, Cota 200, Vila dos Pescadores, Jardim Nova República, Pilões, Água Fria e Sítio Cafezal (Camp).

Além da Banda Escola, o BEC tem ainda a Orquestra de Violoncelos, o Grupo de Sopros e Percussão, a Banda de Sopros e Metais, Orquestra de Cordas, Camerata de Violões e Madrigal, tudo formado pelos alunos. O interessante é que muitos desses estudantes acabam sendo absorvidos pelos Grupos Artísticos da cidade, mantidos pela administração municipal.

Inscrições para o Programa BEC
Música, Canto Coral e Dança
De 23 a 27/1 das 9h às 12h e das 14h às 16h30
Local: Parque Anilinas – Av. Nove de Abril, 2275

Texto: Morgana Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário