Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

CUBATÃO VAI TER CARNAVAL DIFERENTE: DA RAIZ À TRADIÇÃO

Entre as novidades estão a volta das matinês, concurso e exposição de fantasias, e até Carnaval de rua

A maior festa popular do Brasil recebe o tratamento que merece em Cubatão: com o tema “Da Raiz à Tradição”, os festejos na Cidade, em 2012, incluem a volta das matinês, realização de concurso de fantasias e o legítimo Carnaval de rua, com trio elétrico, frevo e as saudosas marchinhas. “Nosso objetivo é resgatar a essência dessa Festa, valorizando a Cultura Popular e permitindo que todos, independentemente da idade, brinquem o Carnaval”, afirma o secretário de Cultura, Welington Borges. E para isso, a Secult preparou uma programação que dura quase um mês. Começa dia 27 de janeiro e só termina em 21 de fevereiro.

Os festejos têm início com a eleição da Corte Carnavalesca, onde serão escolhidas a Rainha do Carnaval no dia 27/1, no Centro Esportivo Castelão, e a Rainha Gay, dia 28/1, no mesmo local. Lembrando que este ano, pela primeira vez, os dois concursos terão participação da comunidade através do voto popular. De 23 a 26/1, haverá uma exposição com fotos das candidatas no saguão do Paço Municipal, onde as pessoas poderão votar na sua preferida.

Exposição de fantasias – essa é uma das novidades em 2012. A mostra vai reunir fantasias, maquetes e croquis que fazem parte da história das agremiações da Cidade: Independência, Nações Unidas e Unidos do Morro. A exposição estará montada no saguão do Paço Municipal, de 31/1 a 10/2. Será um “esquenta” para o Desfile Oficial das Escolas de Samba que acontece dia 18/2, a partir das 20h, na passarela montada na Av. Beira Mar, no Jardim Casqueiro.

Matinê e Concurso de Fantasia para a criançada – se você tem 30 anos ou mais, com certeza deve se lembrar das matinês carnavalescas, em que centenas de crianças se vestiam de baiana, bailarina, pirata, super-herói, para brincar ao som das “marchinhas”. E essa tradição será retomada em Cubatão. De 19 a 21/2, a partir das 15h, o Novo Parque Anilinas vai ter Matinê para os pequeninos e Concurso de Fantasia. A criança que estiver com os adereços mais originais, será premiada simbolicamente. Apesar da matinê ser dirigida para os meninos e meninas, nada impede que o pessoal mais velho compareça. “Para os que têm mais experiência de vida é a alegria de reviver os carnavais de antigamente. E para as novas gerações, a oportunidade de conhecer essa tradição, legitimamente brasileira, em sua essência de festa e alegria”, completa o secretário de Cultura.

Carnaval de rua – além dos tradicionais Banhos da Dona Dora (dia 5/2 na Av. Nove de Abril) e do Banho da Dona Doroti (dia 12/2 no Jardim Casqueiro), a Cidade vai contar, novamente, com o projeto “Carnaval nos Bairros” que percorrerá as ruas da Vila São José, Vila Esperança, Vale Verde, Conjunto São Judas, Jardim Nova República e Vila Fabril.

Mas em 2012, esse projeto assume o formato de Carnaval de rua. Um trio elétrico percorrerá as principais vias do bairro, levando samba e as tradicionais “marchinhas de Carnaval”. Além disso, vai ter arrastão de maracatu com muita dança e show de Frevo, valorizando, além do Carnaval em si, a Cultura Nordestina, tão presente em Cubatão.

Carnaval é tradição há muito tempo em Cubatão – podemos dizer que a história do Carnaval em Cubatão começou com João Ramalho há quase cinco séculos, quanto trouxe a prática do entrudo português, absorvida e difundida pelos indígenas. No século XIX, o Carnaval conquista maior expressividade, sendo celebrado com os chamados limões-de-cheiro, lança-perfumes, confetes, serpentinas e luxuosas fantasias dos sitiantes da região e das filhas e netas dos “barões da banana”.

Na época, os clubes esportivos da Cidade organizavam bailes de Carnaval para reunir a juventude. Daí surgiram os primeiros blocos carnavalescos como o “Rancho da Sorte” e o famoso “Bloco dos Cabeções”. Este último reunia pessoas fantasiadas com enormes cabeças feitas de papel e moldadas em barro que após rápida passagem por Cubatão seguiam para o Centro de Santos. Foi desse bloco que surgiram as Escolas de Samba da cidade. Foi instituído o concurso para escolha do Rei Momo e Rainha do Carnaval e nesse ambiente, as agremiações apresentam-se para disputarem na avenida. Citamos aqui as tradicionais Independência, Nações Unidas e outras que não existem mais como Nove de Abril, Serrana e Vila Paulista.

Não podemos deixar de lembrar do Banho da Dona Doroti, criado em 1991, quando, em Santos, o Banho da Dona Doroteia já começara a esmorecer, um grupo de foliões continuava a festa no Jardim Casqueiro, fazendo uma paródia desse desfile, com homens vestidos de mulher. O modelo foi replicado na cidade, com a chegada do Banho da Dona Dora, a partir de 2002, em homenagem à dona Dora, criadora deste bloco carnavalesco, e que na época promovia a Festa na Vila Natal.

Outra iniciativa que marcou os festejos é o Concurso da Rainha Gay.  A partir da lei municipal criada em 2005, a brincadeira extravasou os limites da GRES Nações Unidas, abraçando representantes de toda a cidade. Hoje, o Concurso é visto como uma grande iniciativa de promoção da diversidade no município.

Programação Carnaval 2012 em Cubatão 

Inscrições Concursos Rainha do Carnaval e Rainha Gay
Até 12/1 das 9h às 12h e das 13h às 17h
Local: Secult (Av. Nove de Abril, 2275)


Votação popular Rainha do Carnaval e Rainha Gay
De 23 a 27/1 das 8h às 17h
Local: saguão do Paço Municipal (Pça. dos Emancipadores, s/nº)


Troca de ingressos - Rainha Gay
De 23 a 27/1
- Novo Anilinas – das 9h às 22h
- Centro Esportivo Armando Cunha (Jd. Casqueiro) – das 9h às 19h


Concurso Rainha do Carnaval
Dia 27/1 às 20h
Local: Centro Esportivo Castelão (R. Embaixador Pedro de Toledo, 365)


Concurso Rainha Gay
Dia 28/1 às 20h
Local: Centro Esportivo Castelão (R. Embaixador Pedro de Toledo, 365)


Exposição de Fantasias Carnavalescas
De 31/1 a 10/2 das 8h às 17h
Local: saguão do Paço Municipal (Pça. dos Emancipadores, s/nº)


Banho da Dona Dora
Dia 5/2 às 14h
Local: Av. Nove de Abril – Centro


Carnaval nos Bairros
Dia 11/2 às 19h
Local: Praça da Cidadania – Vila São José


Banho da Dona Doroti
Dia 12/2 às 14h
Local: Av. Beira Mar – Jardim Casqueiro


Troca de Ingressos – Desfile Oficial das Escolas de Samba
De 14 a 17/2
Novo Anilinas – das 9h às 22h
Centro Esportivo Armando Cunha (Jd. Casqueiro) – das 9h às 19h


Carnaval nos Bairros
Dia 17/2 às 19h30
Local: Vila Esperança


Desfile Oficial das Escolas de Samba
Dia 18/2 às 20h
Local: Av. Beira Mar – Jardim Casqueiro


Matinê e Concurso de Fantasias
De 19 a 21/2 às 15h
Local: Novo Parque Anilinas


Carnaval nos Bairros
Dia 19/2 às 19h
Local: Vale Verde e Conjunto São Judas


Carnaval nos Bairros
Dia 20/2 às 19h
Local: Jardim Nova República


Apuração do Desfile Oficial das Escolas de Samba
20/2 às 17h
Local: Centro Esportivo Castelão (R. Embaixador Pedro de Toledo, 365)


Carnaval nos Bairros
21/2 às 19h
Local: Vila Fabril

Texto: Morgana Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário