Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

INSCRIÇÕES PARA AULAS GRATUITAS DE TEATRO EM CUBATÃO

São 30 vagas para todas as faixas etárias. Inscrições acontecem de 1º a 9/2 na Estação das Artes

Se você tem vontade de aprender técnicas teatrais e ainda, dança e canto, não pode perder a oportunidade de se inscrever nas Oficinas de Interpretação que acontecerão em Cubatão. A realização é da Flair Produções que através do apoio da Secretaria de Cultura, realizará as aulas, gratuitamente, na Estação das Artes. As inscrições acontecem de 1º a 9/2 das 9h às 17h na própria estação (Av. Nove de Abril, 1208). A coordenação do projeto é dos atores Danilo Diniz e Vanessa Rodrigues.

Depois de se inscreverem, os interessados passarão por um teste de seleção que acontecerá dias 10 e 11/2 no Bloco Cultural. As oficinas incluem aulas de interpretação para teatro, canto, dança e manipulação de bonecos. Serão oito meses de aulas e na conclusão das aulas, os alunos apresentarão o espetáculo “As aventuras de Tito e Clara”, um musical direcionado a crianças com até 9 anos de idade. Com linguagem inovadora, a ideia é oferecer uma peça teatral completamente diferente das convencionais, com linguagem adaptada para a meninada. A estréia está prevista para 12 de outubro.

Tudo começou com um curta-metragem – a ideia do projeto partiu da ideia inicial de uma menina de apenas cinco anos. Vitória Andrade desenhou dois bonecos em um caderno e os chamou de Tito e Clara. Seu tio, Danilo Diniz, ator de teatro, se interessou pelos personagens e transportou as histórias que povoavam a imaginação da sobrinha no curta-metragem “As aventuras de Tito e Clara”. A partir daí, a história foi adaptada para linguagem de teatro.

fonte: cubatao.sp.gov.br

I ENCONTRO DE CULTURAS POPULARES CONECTA DIFERENTES LINGUAGENS

A festa acontece dia 28/1 no Bloco Cultural. Vai divulgar o projeto “Grafiiti de raiz” vencedor do Prêmio Hip Hop 2010 do MinC e único representante da Baixada Santista

Uma grande salada cultural, cheia de elementos que compõem as Artes Brasileiras. O I Encontro de Culturas Populares quer conectar diferentes linguagens, valorizando a Cultura Popular Brasileira. A grande festa reúne música, dança, grafite e literatura e acontece nesta sexta-feira (28/1) a partir das 19h30 no Bloco Cultural de Cubatão (Praça dos Emancipadores, s/nº). A entrada é gratuita.

Haverá boa música com o batuque inconfundível da Afrobanda – Percussão e Movimento. O Dj Jogado também participa com as canções que são sucesso na atualidade, a família BL Clube estará expondo bicicletas pra lá de diferentes. Vai ter, ainda, muito hip hop com os jovens da Academia de Break Pedro Paulo, além do Grupo de Capoeira Meninos Guerreiros. O evento é realizado pelo Grupo Zabelê, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Someca, Manancial Produções e Gráfica Controlpê.

Teatro e dança – nesta noite será encenado o espetáculo “Tradições de nossas vidas”, dirigido por Juliana Clabunde e Bruna Mercês. A apresentação é resultado da oficina de Danças Brasileiras, realizada pelo Grupo Zabelê através da Oficina Pagu e Secult/Cubatão. Este projeto proporcionou aos participantes a aproximação das tradições da Cultura Popular Brasileira como o maracatu, maculelê, ciranda, coco e cacuriá, utilizando suas matrizes de movimentos, sendo a percussão e o canto linguagens complementares deste estudo. Os jovens que participaram das oficinas receberão os certificados ao fim da apresentação. São crianças e adolescentes moradores da Vila dos Pescadores, Jardim Casqueiro, Vale Verde e Pilões.
 
Grafite para entender suas raízes - destaque também para a participação dos grafiteiros Marco Tuim e B.A., que vão expor seus trabalhos em telas gigantes. Haverá, ainda, varal de poesia de cordel e instalações artísticas. O objetivo do Encontro é conectar as diferentes linguagens artísticas, aproximando a Cultura Popular Brasileira do hip hop. O tema foi inspirado no Prêmio Hip Hop 2010 do Ministério da Cultura que o Zabelê abarcou através do trabalho do grafiteiro Marco Tuim. Ele ficou em 4º lugar no Concurso que reuniu 135 propostas de todo o Brasil, sendo o único representante premiado da Baixada Santista.

O projeto “Grafitti de Raiz” é desenvolvido por Tuim com os alunos do Grupo Zabelê. A criançada aprende através da arte do grafite, a importância da cultura afrobrasileira e a influência dela em nosso dia a dia. O resultado das oficinas foram paineis gigantes que traduzem a identidade cultural brasileira, a valorização dos vínculos familiares e a cultura de paz. “Vamos investir nos projetos de formação de Zabelê”, afirma Marco Tuim, sobre o valor do prêmio que o Grupo recebeu do Ministério do Cultura.

Serviço
I Encontro de Culturas Populares de Cubatão

Dia 28/1 às 19h30
Local: Bloco Cultural (Pça. Dos Emancipadores, s/nº)
Gratuito

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

ROTEIRO HISTÓRICO É SUCESSO EM CUBATÃO

Mais de 40 pessoas participaram, percorrendo pontos históricos da cidade

Pela primeira vez, a cidade de Cubatão abriu as portas de sua história  para a comunidade e visitantes: o Projeto Roteiro Histórico realizado neste domingo (23/1) de manhã recontou boa parte dos fatos que marcaram o município. Ao visitar cada ponto, os participantes entenderam mais sobre os acontecimentos passados e souberam várias curiosidades acerca de cada espaço. As dicas foram de Francisco Torres, historiador e Coordenador das Bibliotecas da cidade e do Arquivo Histórico.

O ponto de partida foi justamente em frente à Biblioteca Municipal. Antes mesmo das 9h, já havia dezenas de pessoas, ansiosas, aguardando o Passeio que teve início ali mesmo. O prédio da Biblioteca, com sua arquitetura diferenciada, contrastando com as edificações modernas da av. Nove de Abril, foi tema da primeira explicação. Muita gente descobriu que o local abrigou a primeira escola municipal e foi sede da Prefeitura, isso no século passado.

Dali, o pessoal seguiu, em um ônibus, o restante do Roteiro. A primeira parada foi no Largo do Sapo, lugar onde teria sido o início do processo de povoamento da cidade, espaço que abrigou também o Porto Geral de Cubatão, onde, na época do império, as mercadorias eram embaladas e seguiam serra acima. O Largo, hoje passando por uma ampla restauração, foi tombado como patrimônio histórico pelo Condepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural).

O próximo ponto a ser visitado: o Cemitério Israelita, situado dentro do Cemitério Municipal. O pessoal seguiu caminhando até lá, enquanto o historiador contava algumas curiosidades sobre o bairro. Já dentro do Cemitério Israelita, os participantes souberam um pouco mais sobre grande parte das mulheres enterrada ali, as chamada “polacas”. Eram judias, que fugindo da miséria que assolava a Europa a partir de 1850, vieram para o Brasil em busca de casamentos arranjados e acabaram sendo exploradas por seus maridos, chamados “caftins, daí, a expressão aportuguesada, “cafetão”.

Seguindo os rumos da história, o ônibus seguiu até o Cruzeiro Quinhentista, o primeiro dos Monumentos do Caminho do Mar. Nesta parada, as pessoas tiraram fotos e aprenderam que o ponto, através de sua arquitetura e azulejos pintados, retrata a passagem dos jesuítas, a colonização da região e abertura do caminho através dos bandeirantes. Dona Ana Angélica Santos, moradora do Jardim Casqueiro, ficou encantada com a beleza dos azulejos. “Já conhecia esse local mas cada vez que venho aqui, parece mais bonito. As pessoas às vezes falam mal da cidade porque não a conhecem. Cubatão é linda, e cheia de boas histórias!”, disse, animada com o Passeio.

Seguindo pela av. Bernardo Geisel Filho, o Roteiro foi até a Vila Light, uma das últimas vilas operárias preservadas no Brasil. Criada para abrigar os funcionários da antiga empresa Light, hoje Emae, a vila foi construída em modelo canadense, com as moradias padronizadas, sem portão e com garagem separada do restante. Com a diminuição do funcionamento da usina, o número de operários decresceu, e algumas casas ficaram sem habitantes. Hoje o Condepac luta para que o estilo diferenciado das casas permaneça, seja tombado, garantindo, assim que o estilo operário do lugar permaneça, mesmo que as moradias sejam vendidas para terceiros.

Na sequência, a visitação foi na Vila Fabril, onde há casarios remanescentes da vila operária instalada ali, por conta da antiga fábrica de papel Santista (hoje MD Papéis). Em 1940 existiam no local cerca de 200 casas com escola, igreja, mercearia, padaria, clube, cinema. De alguns anos para cá, mesmo com o protesto dos moradores, vem acontecendo a descaracterização da Vila Fabril original, até com a derrubada de algumas moradias para abrigar estacionamento de caminhões. “É uma pena que isso esteja acontecendo e por isso precisamos preservar nossa história. Fiz questão de participar do Roteiro e trouxe minha filha, também. Me orgulho da minha cidade!”, disse Ana Flávia Gomes, auxiliar de Recursos Humanos.

A estruturação de um Roteiro Histórico em Cubatão deve valorizar a Cultura e História do município, resgatando fatos esquecidos ou desconhecidos por muito, colocando em foco a própria cidade. “Ficamos surpresos com o número de participantes. Temos até lista de espera para o mês que vem”, disse Welington Borges, secretário de Cultura, que fez questão de acompanhar todo o percurso. De acordo com ele, a cada mês haverá um passeio diferente por esse museu ao ar livre, que é Cubatão. O Roteiro Histórico é a prova de que história, cultura e progresso podem, sim, caminhar juntos.

Texto e fotos: Morgana Monteiro

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA A GAROTADA EM CUBATÃO

Uma tarde de boas histórias com a educadora Eliana Grecco atraiu dezenas de crianças à Biblioteca Municipal

A garotada de Cubatão está aproveitando as férias escolares viajando por um mundo cheio de fantasia... o da Leitura! Nesta quinta-feira (20/1), dezenas de crianças e adolescentes acompanharam uma tarde de Contação de Histórias com Eliana Grecco. É o projeto “Hora do Conto”, onde a educadora percorre bibliotecas públicas, escolas, entidades assistenciais e demais lugares para onde for convidada a levar essas belas histórias.

Utilizando figurino simples e alguns materiais bastante lúdicos como chapéu, pedaços de madeira, lenços, ela transportou a todos para um mundo mágico, onde o enredo, geralmente, fala de amizade e obediência aos pais. De acordo com ela, depois de conhecerem as histórias, grande parte das crianças se interessa em ler o título que deu origem à contação: “Dessa maneira, também incentivamos a leitura junto à meninada”.

Programação de Férias
– a Biblioteca Municipal mantém uma programação especial para as crianças nestas férias escolares. Por conta da reforma do Parque Anilinas, a Sala de Leitura “Faz de Conta” foi transferida para um espaço dentro da Biblioteca. Dessa maneira, todos os títulos infantis, infantojuvenis, histórias em quadrinhos e livros paradidáticos continuam à disposição da garotada. Além disso, de terça a sexta-feiras há atividades especiais para quem passar por lá (teatro de fantoches, oficina de origami, contação de histórias e jogos de passatempo), sempre a partir das 15h. A Biblioteca Municipal fica na av. Nove da Abril, 1977.

Texto e fotos: Morgana Monteiro

VELHO NOVO MINC

Em nota do Ministério da Cultura divulgada nesta sexta por volta de 12h, a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, anunciou os nomes de seu novo secretariado e a criação de uma nova secretaria, a de Economia Criativa - que será coordenada pela economista Cláudia Leitão, ex-secretária de Cultura do Ceará.

Como a presidente Dilma, Ana também fortaleceu a presença feminina em seu secretariado, indicando três mulheres e três homens. Também o Nordeste passa a ser contemplado nos cargos, já que tanto o novo secretário de Articulação Institucional (Roberto Peixe), quanto Marta Porto (Cidadania e Diversidade) e Henilton Menezes (de Fomento e Incentivo, mantido no cargo) são da região.

Também foi anunciada a mudança mais aguardada, a nomeação do ator e produtor cultural Antonio Grassi, ex-secretário de Cultura do Rio, como presidente da Funarte (Fundação Nacional de Artes). Grassi, inclusive, acompanhou a ministra em sua agenda nas duas primeiras semanas de governo. O presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, nomeado por Gilberto Gil, foi reconfirmado no cargo, assim como o do Instituto Brasileiro de Museus, José do Nascimento Jr.

Newton Cannito caiu da Secretaria do Audiovisual, que será agora dirigida pela advogada Ana Paula Santana. A ministra também anunciou a unificação das secretarias da Cidadania Cultural e da Identidade e Diversidade, que será agora dirigida por Marta Porto, ex-chefe do escritório da Unesco no Rio de Janeiro.

A assessoria de Ana divulgou uma declaração explicando sua decisão de criar a Secretaria da Economia Criativa. "Não é possível ignorar, neste início do século 21, a importância da economia da cultura para a construção de uma nação desenvolvida. Por isso, decidimos criar uma estrutura que possa pensar todas as potencialidades desta área no Brasil", afirmou. A Secretaria da Cidadania e Diversidade terá "áreas específicas para cuidar de cada tema", e ganhará em eficiência, aposta a ministra.

Eis os secretários confirmados pelo ministério:

Secretário-executivo: Vitor Ortiz, secretário da Cultura das cidades gaúchas de Viamão (1997/2000), Porto Alegre (2002/2004) e São Leopoldo (2009/2010). Foi diretor da Funarte e diretor de relações institucionais da Bienal de Artes Visuais do MERCOSUL e gerente da Gerência Regional da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) no Rio de Janeiro.

Secretário de Articulação Institucional: Roberto Peixe, designer, arquiteto e gestor cultural, foi secretário de Cultura de Recife De 2001 a 2008,. Antes, havia sido Secretário do Patrimônio Cultural e Turismo da cidade de Olinda, em 1995. A partir de 2009, assumiu o cargo de Coordenador Geral de Relações Federativas e Sociedade da Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura, e passou a coordenar a elaboração e implantação do Sistema Nacional de Cultura (SNC).

Secretário do Audiovisual: Ana Paula Santana, advogada, especialista em relações internacionais e gestão do entretenimento. Entrou na SAV em 2002 como estagiária. Depois foi para a coordenaçao internacional da SAV e para a área de fomento a programas e projetos audiovisuais. Foi chefe de gabinete e, depois, atualmente atuava como Diretora de Programas e Projetos Audiovisuais.

Secretário da Cidadania e da Diversidade Cultural - Marta Porto, mestre em Ciências da Informação pela (UFMG), especialista em políticas de comunicação, cultura e investimentos social privado. Consultora de entidades e organizações multilaterais como a OEI, UNICEF e Convênio Andrés Bello. Foi Diretora de Planejamento e Coordenação Cultural da Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte e Coordenadora Regional do Escritório da UNESCO do Rio de Janeiro.

Secretário da Economia Criativa, Cláudia Leitão, Doutora em Sociologia pela Université de Paris V, é professora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Sociedade da Universidade Estadual do Ceará (UECE) onde lidera o Grupo de Pesquisa sobre Políticas Públicas e Indústrias Criativas. Foi Secretária da Cultura do Estado do Ceará no período de 2003 a 2006.

Secretário de Fomento e Incentivo à Cultura - Henilton Menezes, produtor cultural e consultor para elaboração de projetos. Foi gerente da área de cultura do Banco do Nordeste, sendo responsável pela criação e desenvolvimento do Programa BNB de Cultura, edital de patrocínios culturais e pela instalação da rede de centros culturais da estatal. É secretário de Fomento e Incentivo à Cultura desde o início de 2010.

Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/arteelazer,ana-de-hollanda-anuncia-seus-secretarios,669284,0.htm

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

OFICINAS PAGU CADASTRAM PROFESSORES DE ARTES ATÉ ESTE DOMINGO

As inscrições para ministrar cursos nas Oficinas Pagu terminam neste domingo. As vagas são para artistas que atuam nas áreas de acervos culturais, administração cultural, arte educação, artes plásticas, cinema, dança, design, folclore, fotografia, história em quadrinhos, literatura, música e rádio.

Para participar, os interessados devem elaborar um roteiro com os itens exigidos pela Secretaria de Estado da Cultura. O roteiro deve conter nome do projeto, sinopse, objetivo, público-alvo, desenvolvimento e cronograma, carga horária, forma de seleção, materiais, equipamentos e orçamento.

Se o projeto for aprovado pela equipe técnica poderá integrar o quadro da Oficina Cultural Pagu, podendo atuar na sede ou nas prefeituras da Baixada Santista. As propostas devem ser enviados por e-mail pagu@oficinasculturais.org.br ou na sede da Oficina Pagu, localizada na Praça dos Andradas s/n - Cadeia Velha, em Santos, das 13 às 22 horas.

De A Tribuna On-line

ABERTAS INSCRIÇÕES PARA CURSOS GRATUITOS DE MÚSICA EM CUBATÃO

Programa BEC oferece aulas de música, dança e canto coral. Inscrições vão de 24 a 28/1

Jovens de Cubatão têm a oportunidade de aprender a cantar, dançar ou tocar instrumentos musicais, gratuitamente. De 24 a 28/1 estarão abertas as inscrições para os cursos do Programa BEC – Banda Escola de Cubatão. A matrícula deve ser feita na sede do Programa que fica no Parque Anilinas (av. Nove de Abril, 2275), das 9h às 17h.

São oferecidas mais de 100 vagas para dança, canto coral, violão, violino, viola, saxofone, clarinete, trombone, percussão, violoncelo, contrabaixo, fagote, oboé, tuba e trompa, e as aulas acontecem no período da manhã e da tarde. Os estudantes aprendem a teoria e a prática, desde o conhecimento das primeiras notas musicais até a leitura de partituras, o uso do instrumento musical.

Para os pequeninos que ingressam no BEC, há o curso de Musicalização Infantil. Ali, os meninos e meninas com idade a partir de 6 anos têm o primeiro contato com o mundo musical por meio de atividades lúdicas, desenvolvendo a coordenação motora, se familiarizando com os sons e melodias e têm até a oportunidade de fabricar alguns instrumentos musicais. O projeto funciona como uma atividade preparatória para que a criança tenha confiança na hora de escolher qual instrumento vai aprender a tocar.

Todos os cursos do BEC são de graça e os professores, integrantes dos Grupos Artísticos de Cubatão. O objetivo do projeto é educar a criançada por meio da arte e ao mesmo tempo, oferecer uma atividade de lazer a essa comunidade. O Programa foi criado em 2003 e com o tempo tornou-se um grande núcleo formador de músicos preparados para a profissionalização. Atualmente conta com mais de 800 alunos e as aulas acontecem na sede do Programa, dentro do Parque Anilinas, além de núcleos de ensino na Estação das Artes (Vila Nova), Vila dos Pescadores, Pilões, Jardim Nova República e Água Fria. Os interessados em fazer aulas nestes bairros mais afastados, também podem procurar o Programa BEC no espaço sede.

Serviço
Inscrições para cursos do Programa BEC (Banda Escola de Cubatão)

De 24 a 28/1
Das 9h às 17h
Local: Parque Anilinas – av. Nove de Abril, 2275
Tel. 3362-0845

Texto: Morgana Monteiro
Fotos: Carlos Felipe

QUER SER REI MOMO, RAINHA DO CARNAVAL OU RAINHA GAY??

Interessados devem procurar a Secult. A novidade este ano é o Concurso de Rei Momo

A Corte Carnavalesca abre as portas para aqueles que desejam representar Cubatão no Carnaval 2011! Têm início dia 20/1 as inscrições para os Concursos da Rainha do Carnaval e Rainha Gay. A novidade este ano está por conta da eleição do Rei Momo, concurso que não era realizado há vários anos na cidade. Os interessados devem procurar a Secretaria de Cultura, a Secult (av. Nove de Abril, 2275, Parque Anilinas), de 20/1 a 11/2 das 9h às 12h e das 14h às 17h. Em todas as competições é preciso ter 18 anos ou mais e não há limite para número de inscritos.

Os candidatos a Rei Momo, além de terem samba no pé, precisam atender a alguns requisitos específicos: ter no mínimo 100kg de peso e 1,60m de altura. Os concorrentes serão julgados nos quesitos Comunicação, Espírito Carnavalesco e Simpatia, depois de desfilarem em traje carnavalesco ou fantasia. O concurso acontece dia 18/2 às 20h, no Centro Esportivo “Humberto de Alencar Castelo Branco”, no Centro. O vencedor recebe prêmio de R$ 4 mil e não há segundo nem terceiro lugares.

Já para quem deseja se tornar Rainha do Carnaval cubatense basta não ter sido sagrada Rainha anteriormente na cidade. As competidoras serão julgadas nos quesitos Porte, Charme e desembaraço e Qualidade de Sambista, desfilando em traje passeio e fantasia. A Rainha do Carnaval receberá coroa, cetro, faixa e um prêmio de R$ 4 mil; a 1º Princesa fica com R$ 2.500,00 e a 2º Princesa receberá R$ 1.500,00. O concurso é no mesmo dia do Rei Momo, em 18/2 às 20h, no Centro Esportivo Castelão.

E para participar do Concurso da Rainha Gay, que acontece dia 19/2 às 20h, também no Centro Esportivo do Centro, as pessoas interessadas não podem ter sido eleitas Rainha Gay em anos anteriores. Os concorrentes serão julgados através dos quesitos Charme e desembaraço, Porte e Qualidade de sambista. Os prêmios são os seguintes: Rainha Gay recebe R$ 4 mil; 1º Princesa Gay fica com R$ 2.500,00 e a 2º Princesa Gay leva R$ 1.500,00.

Nos três concursos (Rei Momo, Rainha do Carnaval e Rainha Gay) os interessados devem preencher ficha de inscrição e apresentar os seguintes documentos:
- RG original e cópia;
- CPF;
- uma foto 3X4;
- comprovante PIS/Pasep ou NIT (para autônomos);
- ofício da entidade carnavalesca que representa.
Vale lembrar que os candidatos assinam termo junto à Secretaria de Cultura, se comprometendo a participar de todos os festejos carnavalescos da cidade, incluindo visita às quadras das Escolas de Samba, Desfile de Blocos e Desfile Oficial das Escolas de Samba.

Programação Carnaval 2011 em Cubatão

De 20/1 a 11/2
Inscrições para os Concursos Rei Momo, Rainha do Carnaval e Rainha Gay do Carnaval
Local: Secult – av. Nove de Abril, 2275 – Parque Anilinas
Das 9h às 12h e das 14h às 17h

Dia 18/2 às 20h
Concurso Rainha do Carnaval e Rei Momo
Local: Centro Esportivo “Humberto de Alencar Castelo Branco”
Rua Embaixador Pedro de Toledo, 365

Dia 19/2 às 20h
Concurso Rainha Gay
Local: Centro Esportivo “Humberto de Alencar Castelo Branco”
Rua Embaixador Pedro de Toledo, 365

Dia 20/7 às 13h
Banho da Dona Dora
Local: Av. Nove de Abril - Centro

Dia 27/2 às 13h
Banho da Dona Doroti
Local: Av. Beira Mar – Jardim Casqueiro

Dia 5/3 às 20h
Desfile Oficial das Escolas de Samba
Local: Av. Beira Mar – Jardim Casqueiro

Dia 7/3 às 15h
Apuração do Desfile Oficial das Escolas de Samba
Local: Centro Esportivo “Humberto de Alencar Castelo Branco”
Rua Embaixador Pedro de Toledo, 365

COMEÇA PROJETO ROTEIRO HISTÓRICO EM CUBATÃO


Passeio gratuito leva os participantes a uma viagem no tempo, percorrendo prédios e monumentos históricos da cidade

Um ponto de passagem de tropeiros e viajantes. Um cemitério israelita do século passado que abriga histórias curiosas sobre as pessoas enterradas ali. Ou, quem sabe, uma vila operária construída no pé da Serra do Mar. Sabia que tudo isso faz parte da história de Cubatão? Essas e outras histórias pitorescas poderão ser conhecidas através do passeio “Roteiro Histórico” que acontece neste domingo (23/1), a partir das 9h. O ponto de partida dessa trajetória é em frente à Biblioteca Municipal, que fica na av. Nove de Abril, 1977.
A bordo de um microônibus, os participantes percorrerão vários pontos da cidade, acompanhados por um historiador que explicará em detalhes, a importância do prédio ou monumento. Os participantes ficarão sabendo, por exemplo, que o prédio onde hoje está situada a Biblioteca, abrigou a primeira escola do município e já foi sede da Prefeitura. Dona de uma arquitetura clássica, contrasta com as demais edificações completamente contemporâneas da principal avenida da cidade.
O roteiro segue por um verdadeiro museu ao ar livre, onde passará, ainda, pelo Largo do Sapo, tombado como patrimônio histórico pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultura, o Condepac. Lá, os “viajantes” descobrirão que no local funcionou o primeiro porto geral de Cubatão, sendo também o ponto inicial do povoado cubatense. No Cemitério Israelita - também patrimônio histórico – pausa para saber que neste espaço estão sepultadas as chamadas “polacas”, mulheres judias que vieram para o Brasil com promessa de casamento e acabaram sendo exploradas no cais.
O trajeto percorrerá, ainda, o monumento do Cruzeiro Quinhentista e a Vila Light, um acampamento construído para abrigar os operários da antiga Usina da Light. Os interessados em participar do Roteiro Histórico podem se inscrever através do telefone 3361-6844 ou pelo e-mail bibliotecacubatao@yahoo.com.br. Se não der tempo de se inscrever, basta aparecer no horário para garantir uma vaga no Roteiro. Outras informações sobre esses e outros pontos históricos de Cubatão estão disponíveis no blog www.condepaccubatao.blogspot.com .

PROJETO ÁGORA, PRAÇAS DE BRAÇOS ABERTOS AOS ARTISTAS


Neste sábado (22/1), Praça Princesa Isabel vai receber apresentações de música, teatro, poesia e exposições de artes

Um novo tempo cultural tem início em Cubatão, com seus espaços públicos disponíveis para os artistas da cidade. Neste sábado (22/1) começa o Projeto “Ágora” que vai reunir em um só espaço, artistas de vários segmentos, servindo como uma vitrine para quem produz cultura no município. A Praça Princesa Isabel, reformada recentemente, estará de braços abertos para que músicos, atores, poetas, escultores e representantes dos mais diferentes segmentos culturais mostrem todo seu talento durante um dia inteiro: a programação tem início às 9h e vai até à noite.
A ideia é transformar o espaço da praça em uma grande reunião de artistas. O coreto será utilizado para apresentações musicais e, além disso, serão montadas 12 tendas para que artesãos e artistas plásticos mostrem seus trabalhos à comunidade. Haverá apresentações musicais com os artistas: Baeta, Dan Lisboa, Jackson e Banda e Afrobanda.
O Grupo de Hip Hop Pedro Paulo e Cia também realizará performances e haverá demonstração de capoeira com o Grupo Meninos Guerreiros. E enquanto as apresentações acontecem no palco e espalhadas pela praça, haverá Oficina de Origami para a garotada, exposição do artista plástico Giovane Nazareth e das artesãs da Cooperativa Mãos de Fibra, que realizam lindos trabalhos com a fibra da bananeira.
O teatro estará representado com as performances do ator Átila. E os escritores da Sociedade Amigos da Biblioteca, a SAB, vão declamar poesias e contos. Haverá também um varal de poesia para que os visitantes conheçam um pouco mais sobre o trabalho desses autores cubatenses. De acordo com o secretário de Cultura, Welington Borges, essa será a primeira de muitas edições do Projeto, já que o objetivo é percorrer diferentes praças do município a cada mês.
Por que “Ágora”? – a palavra vem de “agorá”, termo que descreve as praças das antigas cidades gregas, nas quais se fazia o comércio e onde se reuniam, muitas vezes, a assembléias do povo. Ali era o espaço da cidadania, considerado símbolo da democracia direta.

Serviço
Projeto Ágora – Arte na Praça
Dia 22/1 a partir das 9h
Local: Praça Princesa Isabel – Centro

SEMANA CULTURAL EM CUBATÃO


Artistas na praça, roteiro histórico, sarau de poesia e contação de história: de tudo um pouco para alegrar a cidade

A semana que vem vai estar recheada de boa programação na área cultural de Cubatão. Haverá apresentações musicais e exposição de trabalhos artísticos no Centro, passeio com roteiro histórico e muita literatura com leitura de textos de poetas da cidade. Já no dia 20/1 às 15h, acontece a oficina “Hora do Conto”, na Biblioteca Municipal (Av. Nove de Abril, 1977). O evento é aberto a crianças, jovens e adultos. Belas histórias contemporâneas prometem encantar a todos através da interpretação da educadora Eliana Grecco.
Dia 21/1 às 20h, também na Biblioteca Municipal, tem Sarau Literário com os poetas da Sociedade Amigos da Biblioteca, a SAB. Escritores da cidade se reúnem, trocam ideias e mostram seus trabalhos aos amigos e participantes.
Projeto Ágora – o grande destaque do mês está por conta do lançamento do Projeto Ágora, no dia 22/1, na Praça Princesa Isabel, que estará de braços abertos aos artistas cubatenses de vários segmentos: haverá música com a Afrobanda, apresentações de teatro, varal de poesia, exposição de quadros e fotografias. Das 9h às 16h, o pessoal ligado à Cultura em Cubatão terá um espaço reservado para trocar experiências e mostrar toda sua criatividade ao público que passar por lá.
O nome do Projeto, batizado de “Ágora”, foi inspirado na expressão “agorá”, um termo que descreve as praças das antigas cidades gregas, nas quais se fazia comércio e onde se reuniam as assembleias do povo. Ali era o espaço de cidadania, considerado símbolo da democracia grega. Em Cubatão, a previsão é de levar esse projeto, a cada mês, a diferentes praças do município.
Passeando pela história de Cubatão – a programação também levará os interessados a uma verdadeira viagem pelo tempo. A programação “Roteiro Histórico” acontece dia 23/1, com partida às 9h em frente à Biblioteca Municipal. De um microônibus, os “viajantes” percorrerão prédios e monumentos tombados como patrimônio cubatense como a própria Biblioteca (que já abrigou a primeira escola e foi sede da Prefeitura), o Largo do Sapo, o Cemitério Israelita, o Cruzeiro Quinhentista e as casas da Vila Light. Sempre acompanhados por um historiador, que contará curiosidades sobre cada lugar.
Os interessados em participar devem se inscrever através do e-mail bibliotecacubatao@yahoo.com.br, pelo telefone 3361-6844 ou diretamente na Biblioteca Municipal.

Programação Cultural de Cubatão
Hora do Conto com Eliana Grecco
Dia 20/1 às 15h
Local: Biblioteca Municipal – av. Nove de Abril, 1977

Sarau com poetas da SAB
Dia 21/1 às 20h
Local: Biblioteca Municipal – av. Nove de Abril, 1977

Projeto Ágora – apresentações musicais, de teatro, exposição de quadros e fotografias
Dia 22/1 das 9h às 16h
Local: Praça Princesa Isabel – Centro

Passeio Roteiro Histórico
Dia 23/1 às 9h
Saída em frente à Biblioteca

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

CONCURSO CULTURAL OFERECE BOLSA DE ESTUDOS

“Eu mereço um futuro” é o nome do concurso cultural que contemplará dois estudantes com uma bolsa de estudos parcial durante um ano, para um curso a ser escolhido pelos candidatos vencedores. Organizado pelo site Praia da Polenta, as bolsas são oferecidas por dois patrocinadores, as lojas Mundo Verde Tatuapé e Santana e um patrocinador anônimo. O concurso será realizado em duas fases, que acontecem entre 10 de dezembro de 2010 e 11 de fevereiro de 2011. Podem participar maiores de 18 anos residentes em qualquer cidade do Brasil.

Na primeira fase do Concurso Cultural, os interessados devem enviar uma redação de próprio punho, informando o curso que gostariam de fazer e como este curso mudará o seu futuro. As redações devem ser enviadas pelo correio com o assunto “Eu mereço um futuro” para a caixa postal 14.526 – São Paulo/ SP – CEP: 03632-970 até o dia 20 de janeiro de 2011.

Cada interessado só pode participar com uma redação. Caso seja enviado mais de um texto, apenas o primeiro será considerado. A redação deverá conter até 30 linhas e estar acompanhada dos seguintes dados do participante: nome completo, RG, CPF, endereço completo, email, telefone fixo e celular para contato, incluindo o prefixo da região, uma foto do candidato e o último boletim escolar (ano letivo 2010) com as notas e faltas. Só terá direito ao prêmio o candidato que enviar todos os dados solicitados.

As redações recebidas serão avaliadas por uma comissão julgadora, que selecionará os dez melhores textos. Estes candidatos serão convocados para uma entrevista no dia 1° de fevereiro de 2011 e farão mais uma redação, que deverá ser produzida na hora sobre um tema pré-definido. Desses dez pré-selecionados, dois serão contemplados com as bolsas profissionalizantes.

A divulgação dos vencedores acontecerá dia 11 de fevereiro de 2011 no site http://www.praiadapolenta.com.br.cada/ vencedor será contemplado com uma bolsa de estudo parcial pelo período de um ano (ano de 2011), para algum curso de graduação profissionalizante. O valor máximo doado será de R$500,00 por mês, limitado ainda a não ultrapassar 90% do valor da mensalidade do curso escolhido, portanto, o interessado deverá necessariamente arcar com no mínimo de 10% do valor da mensalidade.

Se o valor da mensalidade do curso escolhido for inferior ao valor máximo de R$500,00, o interessado receberá a quantia proporcional de 90% do valor da mensalidade, e se o valor da mensalidade do curso escolhido for superior aos R$500,00, o interessado receberá o valor máximo de R$500,00 e deverá arcar com a diferença total do saldo da mensalidade. Mais informações e o regulamento do Concurso Cultural “Eu mereço um futuro” podem ser obtidos no site www.praiadapolenta.com.br.

Sobre o Portal Praia da Polenta
A praia da Polenta é mais que uma história de aventura em que tudo deu errado, pois foi a partir da adversidade que começou a diversão. E quem já não teve um dia assim? Por isso, no site www.praiadapolenta.com.br as pessoas podem mostrar por meio de vídeos, “como foi o seu dia de polenta”. Além de ser a principal forma de venda do livro, o portal também serve como um amplo canal de comunicação do autor com os jovens e adolescentes de todas as idades, meninos e meninas. Haverá também colunistas que trarão dicas e que responderão as mais diversas perguntas do mundo teen.

fonte: artesnasab.blogspot.com