Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



terça-feira, 16 de março de 2010

BEC OFERECE AULAS GRATUITAS DE MÚSICA PARA CRIANÇAS DOS PILÕES


As inscrições acontecem somente no próximo fim de semana e as aulas serão oferecidas vagas para musicalização infantil.

Crianças moradoras dos Pilões, um dos bairros mais carentes da cidade, podem participar de aulas de música oferecidas pelo Programa BEC – Banda Escola de Cubatão. As inscrições acontecem nos dias 20 e 21/3 das 9h às 17h na Sociedade de Melhoramentos dos Pilões, onde acontecerão as aulas. Este é o quinto pólo musical aberto pelo BEC em bairros de periferia no município.
São oferecidas vagas para o curso de Musicalização Infantil e podem participar meninos e meninos com idade a partir de 6 anos. Nesta oficina, os estudantes aprendem na teoria e na prática, desde o conhecimento das primeiras notas musicais até a leitura de partituras e depois, o uso do instrumento musical. Isso, além das aulas de percepção musical, em que desenvolvem a sensibilidade, e aprendem a “ouvir” os sons. Os cursos são de graça e as aulas ministradas por músicos profissionais da Banda Sinfônica. O BEC é, sobretudo, um projeto social e tem por objetivo educar a criançada por meio da arte, oferecendo, ao mesmo tempo, uma atividade de lazer.
Hoje o Programa atende mais de 800 jovens que têm aulas na sede do projeto que funciona no Parque Anilinas, além dos outros polos implantados na Estação das Artes, Vila dos Pescadores, Cota 200, Jardim Nova República e agora, nos Pilões. A iniciativa só é possível graças a uma parceria do BEC com a Secretaria de Educação e com as Sociedades de Melhoramentos que cedem espaço para realização das oficinas. “O objetivo é alcançar crianças desses bairros distantes, que muitas vezes encontram dificuldade em freqüentar as aulas na sede do projeto porque fica longe de casa”, afirma Marcos Sadao Shirakawa, coordenador do BEC e também maestro da Banda Sinfônica.


BEC – Banda Escola de Cubatão: O Programa foi criado em 2003 com o objetivo de levar conhecimento musical a crianças e jovens da cidade. Tornou-se um grande núcleo formador de músicos preparados para a profissionalização. São aulas de violino, violoncelo, viola, flauta, fagote, trompete, trompa, saxofone, eufônio, oboé, percussão, trombone, contrabaixo acústico, canto e musicalização infantil. Além da Banda Escola, o BEC tem ainda a Orquestra de Violoncelos, o Grupo de Sopros e Percussão, a Banda de Sopros e Metais, Orquestra de Cordas, Camerata de Violões e Madrigal, tudo formado pelos alunos. O interessante é que muitos desses estudantes acabam sendo absorvidos pelos Grupos Artísticos da cidade, mantidos pela administração municipal. Informações pelo telefone 3362-0845.

Serviço
Inscrições para Musicalização do BEC para crianças dos Pilões

Dias 20 e 21/3 das 9h às 17h
Local: Sociedade de Melhoramentos dos Pilões
Rua Caminho dos Pilões, s/nº
Para crianças a partir de 6 anos
Levar: certidão de nascimento e comprovante de residência

Texto e fotos: Morgana Monteiro

Um comentário:

EE ESMERALDO TARQUINIO - SÃO VICENTE disse...

Vimos através do presente, convidar vossa corporação para participar do nosso primeiro concurso de Bandas e Fanfarras.
Vendo vosso histórico, não difere da nossa realidade de Escola Estadual de bairro periférico, portanto nos identificamos e estamos entrando em contato, acreditando que servirá de incentivo para nossa corporação que ainda está batalhando para se organizar e para as demais que estarão competindo. Esse evento faz parte das comemorações dos 27 anos da nossa Escola e pretendemos melhorá-lo ano a ano.
Além de incentivar a cultura, pretendemos criar espaços competitivos na nossa região, para que mais bandas e fanfarras tenham acesso, já que os custos para participação em eventos é altíssimo, por conta do transporte e demais custos.
Certos de contarmos com vosso empenho, agradecemos antecipadamente.

Luiz Fernandes Geronimo
Diretor de Escola.

Samuel Ferreira dos Santos
Maestro

EE Esmeraldo Soares Tarquinio de Campos Filho
São Vicente/SP
Contato: 13-88211764

Postar um comentário