Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



quarta-feira, 31 de março de 2010

A HISTÓRIA MUSICAL DE CUBATÃO EM CENA NO DESFILE DE 9 DE ABRIL


Desfile Oficial contará com a participação especial da Banda Marcial e Linha de Frente. A apresentação será recheada de homenagens aos 61 anos de Cubatão e aos 20 anos da Banda Marcial.

O tradicional Desfile de 9 de Abril reúne milhares de pessoas ao longo da principal avenida de Cubatão. E este ano, a já esperada participação da Banda Marcial da cidade será ainda mais especial. Além de comemorar os 61 anos de emancipação político-administrativa do município, o Grupo festeja, também, os 20 anos da própria Banda Marcial e os 40 anos da Banda Musical Afonso Schmidt, que deu origem à Banda Sinfônica. Para isso, além de arranjos musicais surpreendentes, contará com a participação de antigos músicos e bailarinas que fizeram parte da primeira formação do Grupo.

Para a apresentação do dia 9 de abril que acontecerá a partir das 9h na principal avenida da cidade, o Grupo preparou uma versão da última cena da peça “Fantasia Sinfônica Cubatão 2001”, a chamada “Apoteose”, de autoria do maestro Roberto Farias. Estará acompanhado de um quarteto vocal onde o Hino de Cubatão será interpretado de uma forma diferente, percorrendo estilos musicais como o blues e o jazz, produzindo um efeito contagiante.

O repertório especial inclui a participação de ex-participantes da Linha de Frente, que fizeram parte da primeira formação da Banda. Recordando ainda a brilhante trajetória da Banda Musical Afonso Schmidt, a Banda Marcial juntamente com os músicos veteranos convidados, executará um dos temas que mais marcaram o Grupo na década de 70, a composição entitulada “Love´s Theme” de Barry White, num arranjo também do maestro Roberto Farias.

Banda Musical Afonso Schmidt e Banda Marcial, histórias de muito sucesso – a Banda Musical Afonso Schmidt surgiu em 4 de abril de 1970. Foi ela quem deu origem à Banda Sinfônica de Cubatão, atualmente reconhecida em todo o Brasil. Foi idealizada pelo maestro Roberto Farias dentro da Escola Estadual Afonso Schmidt, quando ele ainda era um estudante do antigo “primeiro grau”. Em setembro de 1977 o Grupo se tornou a Banda Musical de Cubatão, hoje a atual Sinfônica. Hoje, o maestro atua justamente como Coordenador dos Corpos Artísticos Oficiais de Cubatão. Roberto ganhou notoriedade internacional graças ao seu trabalho de difusão do repertório original para sopros e percussão.

Já a Banda Marcial de Cubatão, originária da antiga Fanfarra Municipal, foi idealizada pelo maestro Alexandre Felipe Gomes, seu primeiro e atual regente. Alexandre orgulha-se de ter sido discípulo do maestro Roberto Farias, desde a formação musical básica até a regência em nível avançado. Nesta trajetória de 20 anos, Alexandre Gomes acumula muitas conquistas, e se mantém fiel ao slogan : “Banda Marcial de Cubatão, criando oportunidades”. Isso porque este trabalho não se caracteriza somente por causa da formação artístico-musical mas também pelo aspecto social e intelectual oferecido aos jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário