Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

PEQUENO GRANDE TALENTO: O CUBATENSE RAFAEL PIVATO


O jovem músico, um trompista de apenas 11 anos, foi aprovado na EMESP – Escola de Música do Estado de São Paulo “Tom Jobim”, uma das mais importantes do país.

A vocação artística de Cubatão continua florescendo e agora, em pessoas cada vez mais jovens. Um exemplo disso é Rafael Pivato, de apenas 11 anos, que integra a Banda Marcial Infantil da cidade. O pequeno músico foi aprovado no teste e garantiu uma vaga para estudar na EMESP, Escola de Música do Estado de São Paulo “Tom Jobim”, um dos centros de aprendizagem musical mais concorridos do país. “Fiquei muito feliz em conseguir a vaga e não vejo a hora das aulas começarem”, diz Rafael, cheio de expectativas.
Em meio a mais de
30 candidatos, o pequeno músico ficou com o honroso 4º lugar. Em março começa a freqüentar as aulas teóricas e práticas do instrumento chamado “trompa”. Para o maestro Paulo Henrique, regente da Banda Marcial Infantil, essa grande conquista é motivo de muito orgulho: “Esse é o resultado de muito esforço e trabalho por parte da equipe da Banda Marcial Infantil em conjunto com os pais e alunos”, afirma o maestro.

Rafael Pivato Silva começou a estudar música bem cedo, aos 4 anos de idade, por influência dos familiares que integravam o grupo musical de uma igreja evangélica e foi incentivado, principalmente, pelo tio Rubens Araújo, que também é músico - toca “tuba” na Banda Sinfônica do Estado. Desde então, Rafael não parou mais. Dos primeiros ensinamentos no curso de Musicalização do BEC com a professora Claudete, passou a integrar a Banda Marcial Infantil alguns anos depois.


A escolha do instrumento foi bastante curiosa: Rafael queria mesmo tocar violino, mas como é canhoto, encontrava dificuldades em praticá-lo, uma vez que teria que usar as cordas invertidas. Como a trompa é um instrumento em que o músico aciona as teclas ou “chaves” com a mão esquerda, o jovem preferiu seguir este caminho. A paixão pelo timbre incorpado só veio amadurecer a decisão.
Como qualquer outro menino de sua idade, Rafael Pivato, morador do Jardim Casqueiro, tem outras suas preferências: pratica caratê e é apaixonado por trilhas sonoras de filmes de ação e ficção científica, figurando entre seus preferidos, os temas de Star Wars e Indiana Jones. Os pais dele sabem que a música deve ser o destino do filho e que neste sonho, a oportunidade de estudar na EMESP será o caminho para revelar ao Brasil, quem sabe, o talento de um grande trompista.

Texto: Morgana Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário