Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

BANDA SINFÔNICA: DE CUBATÃO PARA A ÁUSTRIA


Será a primeira sinfônica latino-americana a participar do Mid Europe, um dos mais importantes festivais de música clássica do mundo. A viagem acontece em julho.

Dentro de alguns meses, a música que brota dos instrumentos de sopro e percussão na cidade de Cubatão vai encher salas de espetáculos no coração da Europa! A Banda Sinfônica participa em julho, na Áustria, do Mid Europe 2010, um dos festivais de música clássica mais importantes do planeta. A Sinfônica foi convidada para participar de uma série de apresentações no Festival, incluindo o Concerto de abertura, e será a única representante de toda a América Latina.
O convite partiu do maestro Johann Suppan Mösenbichler, diretor artístico do Mid Europe, que reconheceu na Sinfônica de Cubatão, o pioneirismo em relação ao riquíssimo repertório latino-americano apresentado em concertos musicais. Mais uma vez, foi a qualidade da Sinfônica que fez a diferença. Muitos podem chamar de sorte, mas o coordenador artístico da Banda Sinfônica, maestro Roberto Farias, prefere dar a tudo isso o nome de trabalho e dedicação.

A Sinfônica, com uma delegação de 90 pessoas entre músicos e equipe técnica, participará do Festival de 13 a 18 de julho. A oportunidade é incrível não somente para a Banda de Cubatão, mas para a música latino-americana como um todo. A Sinfônica foi convidada a realizar uma série de concertos, percorrendo várias cidades austríacas, entre elas, Villach, Linz e Salzburg, levando um repertório até então inédito para o público europeu. A lista contempla músicas de compositores brasileiros como Villa-Lobos, Camargo Guarnieri, Egberto Gismonti, João Victor Bota, Fernando Morais e Roberto Farias e ainda, a nata de compositores latino-americanos, entre eles, Astor Piazzola, Vicente Mocho, Nestor Alderete e Roberto Pintos.

Os músicos brasileiros dividirão o palco com outros 2500 instrumentistas de 15 diferentes países e estarão em pé de igualdade com Bandas e Orquestras da Áustria, França, Finlândia, Japão e Alemanha. Mas para que essa viagem musical aconteça, a Banda ainda espera por patrocínio. O projeto, com amparo da lei Rouanet de incentivo à Cultura, está disponível para empresas que desejem patrocinar esse sonho fascinante de levar a música latino-americana até a Europa.

Enquanto a bela paisagem do verão europeu passar pela janela, a Sinfônica de Cubatão quer mostrar ao mundo como a música clássica latino-americana tem crescido, incorporando influências características dos trópicos, sem, contudo, perder a originalidade e requinte. A idéia de que os países latinos só produzem samba, salsa, tango e outros ritmos característicos está ultrapassada. O que os instrumentistas da música clássica tem em comum é o amor pela música: “Você só toca bem a música pela qual está verdadeiramente apaixonado”, diz o pianista polonês Piotr Anderszewski. É verdade. De um ou do outro lado do oceano Atlântico, a premissa é a mesma para quem gosta da boa música clássica.


A importância do Mid Europe: Repertório antigo ou novo, conhecido ou desconhecido, mensagem direta ou visionária – a música regional e internacional é oferecida em grande estilo, tornando o Mid Europe uma janela para o mundo musical desde 1997. Orquestras de sopro, professores, músicos, regentes, compositores, editores de música, expositores, e, sobretudo, a presença de um público interessado e exigente fazem do Festival um dos mais importantes eventos do gênero em todo o mundo. Além do ciclo de apresentações, os profissionais participam de oficinas, palestras, master classes e tem à disposição uma grande feira de música e instrumentos.
O foco do Festival é promover a música de concerto de alta. A variedade de estilos apresentados durante o Mid Europe é fascinante e o público tem se mostrado cada vez mais entusiasmado. Reúne dezenas de bandas sinfônicas e orquestras de sopro da Europa e alguns grupos convidados de outros continentes, figurando entre eles, este ano, a Banda Sinfônica de Cubatão.

Texto: Morgana Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário