Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

"CAMINHOS DA INDEPENDÊNCIA" TERÁ NOVO DIRETOR


Amauri Alves assume o comando. Ele foi um dos realizadores da encenação de São Vicente

O produtor cultural Amauri Alves será o diretor em 2010 da peça "Caminhos da Independência", produção do grupo cubatense Teatro do Kaos que chega à sua nona edição. Nesta sexta-feira (05), ele foi recebido em Cubatão pela prefeita Marcia Rosa em encontro promovido pelo ator e líder do Teatro do Kaos, Lourimar Viera.

A reunião contou com a participação da secretária de Cultura e Turismo, Marilda Canelas, e do dramaturgo Cícero Gilmar Lopes, autor de seis dos sete textos encenados pela produção que celebra a passagem de Dom Pedro por Cubatão antes de proclamar a independência do Brasil em 1822. Em 2010, estão previstas três apresentações do espetáculo, em setembro, na Semana da Pátria.

O diretor tem como uma das principais experiências recentes a realização da "Encenação da Chegada de Martim Afonso em São Vicente", da qual participou tanto como cenógrafo quanto dirigente cultural, tendo passado pelos cargos de chefe de departamento e secretário de Cultura do município vizinho. Criador em 1985 do grupo teatral Malucolengos, Alves produziu e dirigiu uma série de espetáculos.

A prefeita Marcia Rosa declarou aos artistas que a prefeitura buscará junto aos ministérios da Cultura e de Turismo os recursos necessários para que a nona edição do espetáculo possa crescer em recursos técnicos e cênicos. Além disso, ofereceu a Praça Independência, no Jardim Casqueiro, para a realização da peça: "Temos que usar o braço de mar. É uma oportunidade de mostrar o que há de bonito em Cubatão como parte de nossos esforços de elevação da autoestima do morador de nossa cidade".
Marcia Rosa ainda destacou a oportunidade de utilizar o espetáculo como ferramenta urbanística para valorizar a paisagem da Avenida Beira Mar, além de oferecer à população um grande espetáculo: "Vai demorar um pouquinho para chegar ao nível da encenação de São Vicente, mas vamos crescer ano a ano", avalia a prefeita.

Já Lourimar Vieira vê uma chance de evolução do espetáculo criado por seu grupo: "Eu sempre quis que o 'Caminhos da Independência' não fosse considerado como sendo do Teatro do Kaos, sempre quis que fosse algo da cidade". Amauri Alves destacou que pretende aproveitar todo o trabalho que o Teatro do Kaos desenvolveu nos últimos anos para que, ao lado da infra-estrutura oferecida pela administração, possa "transformar essa experiência em algo grandioso".

Caminhos da Independência 2009 trouxe o ator global Gustavo Leão

Dramaturgia - Além dos textos encenados pelo Teatro do Kaos, Cícero Gilmar Lopes foi escolhido por edital público da Secretaria de Cultura de São Vicente como o autor do texto encenado em 2010. Além deste trabalho, o autor foi selecionado pelo Programa de Ação Cultural (Proac), da Secretaria do Estado de Cultura, para receber recursos para a publicação de "O livro das respostas para todas as perguntas", com contos inéditos. A ideia é que o livro seja publicado nos próximos meses.

Fomento - Durante o encontro, a prefeita assinou projeto de lei que será enviado a Câmara Municipal com o objetivo de repassar ao Teatro do Kaos R$ 80 mil para o fomento das atividades do grupo ao longo do ano.

Texto: Alessandro Atanes/PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário