Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



sábado, 19 de novembro de 2011

CUBATÃO DANADO DE BOM: 65 MIL PESSOAS FAZEM O SUCESSO DO FESTIVAL


Nem mesmo o mau afastou a animação dos artistas e do público

Recorde de público, mesmo embaixo de chuva forte. Excelente estrutura. Artistas consagrados. São itens como esses que consolidaram o segundo ano do Festival Cubatão Danado de Bom, que recebeu 65 mil pessoas durante os cinco dias de evento.

Daniela Mercury, uma das maiores estrelas da nossa música, encerrou o Festival trazendo um show que tem como principal lema o afeto: afeto pela diversidade e riqueza da música brasileira. E sentiu de perto o amor de toda a plateia que, mesmo embaixo de muita chuva, compareceu. “Estou imensamente feliz em estar na cidade de Cubatão. Vocês, aqui comigo, embaixo dessa chuva toda, são um grande presente. Eu nunca vou esquecer essa homenagem!”, disse a cantora, emocionada.

A artista demonstrou em cada canção, em cada dança executada com maestria pelos bailarinos, um espetáculo vigoroso e poético. O repertório escolhido especialmente para Cubatão foi eclético e incluiu músicas antigas como “Rapunzel” e até mesmo marchinhas de Carnaval. Daniela também cantou o Brasil de Elis Regina, de Carmem Miranda, de Raul Seixas, de Roberto Carlos, transpirando influências pop e de MPB, além das batidas do candomblé.

No palco desse espetáculo alegre e profundo, em que a música dividiu espaço com a dança contemporânea, sobrou colorido e emoção. Daniela Mercury invadiu a madrugada, encantando a todos. A artista encerrou o show com “O canto da cidade”, ao lado da cantora da Afrobanda, projeto musical de Cubatão que teve a oportunidade de conhecer horas antes de subir no palco. Uma queima de fogos que durou cerca de vinte minutos coloriu o céu da cidade, confirmando o sucesso desse Festival que tem por objetivo celebrar as raízes nordestinas dos cubatenses, aproximando essa rica e alegre Cultura de todos.

Daniela Mercury traz surpresa ao Danado de Bom – Ninguém esperava, mas a artista, que já fez shows por praticamente todo o Brasil e até no exterior, surgiu no pequeno palco da Praça de Alimentação do Danado de Bom por volta das 20 horas, dividindo a cena com o Grupo Afrobanda – Percussão e Movimento. Ela fez questão de conhecer o projeto, formado por adolescentes e jovens cubatenses de 12 a 21 anos em situação de vulnerabilidade social.

Daniela aproveitou a oportunidade para cantar junto com os integrantes da Afrobanda, que ficaram encantados com a oportunidade. A artista conhece de perto a importância de ações como essa: “É fantástico. Projetos assim fazem com que as crianças sejam mais expressivas e comunicativas para enfrentar esse mundo de hoje, que ninguém foi preparado para enfrentar. Trabalho com a Unicef há mais de 16 anos e sei que o quanto esses trabalhos nos ajudam na luta para que as crianças sejam respeitadas e se tornem protagonistas”.

Homenagem a Chico Anysio – O último dia do Cubatão Danado de Bom foi realmente marcado pela emoção. Chico Anysio, o grande homenageado do Festival, está em tratamento médico e ficou impossibilitado de viajar até a cidade. André Lucas, filho do humorista, veio no lugar do artista. “Vou passar para o meu pai o carinho de todo mundo aqui. Ele saiu de uma internação de 110 dias, foi novamente para o hospital e na última segunda-feira recebeu alta, mas ainda assim não pôde vir. Chico é nordestino, enverga, mas não quebra”, brincou.

André Lucas recebeu da prefeita Marcia Rosa e do Secretário de Cultura, Welington Borges, uma placa homenageando Chico Anysio, momento em que aproveitou para ler uma mensagem enviada pelo pai. O recado de Chico dizia: “Estou muito triste por não poder comparecer. Essa é a maior homenagem da minha vida. Obrigada a todo povo dessa bela cidade que é Cubatão”. 

A prefeita ficou profundamente feliz com a declaração: “Chico Anysio levou o nome dos nordestinos pelo Brasil afora. Em nome do povo de Cubatão, que é acolhedor, alegre, feliz e tem muito orgulho de sua origem nordestina, muito obrigada”.

No palco da Praça de Alimentação, a Banda Marcial de Cubatão interpretou o tema do programa Chico Anysio Show, com a música “Hino ao Músico”. André Lucas imitou personagens marcantes criados por seu pai como Alberto Roberto, Justo Veríssimo, Bento Carneiro e Professor Raimundo. Um vídeo com a trajetória da carreira de Chico finalizou a homenagem.

Vale lembrar que por cinco dias, os visitantes puderam conferir uma exposição inédita sobre a vida e obra do humorista. Pela primeira vez, Chico Anysio cedeu dez figurinos de seu acervo, usados para dar vida aos seus geniais personagens. Paineis gigantes traziam um pouco da história desse múltiplo artista, com muitas fotos. Havia, também livros, LPs e quadros, tudo criação de Chico Anysio. Milhares de pessoas conheceram um pouco mais desse que é considerado por muitos o Mestre do Humor.
Espaço Chico City foi bastante visitado

Exposição contou com 10 figurinos usados por Chico Anysio para  compor seus personagens

Outros shows - Durante os cinco dias do Cubatão Danado de Bom, o público, de todas as idades, teve a oportunidade de ver de perto grandes nomes da música nordestina como Cavaleiros do Forró, Zé Ramalho, Calcinha Preta, Oswaldinho do Acordeon e Bamdamel. Na terceira noite do evento, Frank Aguiar fez um show prá lá de especial. “Cubatão merece! A festa tem uma estrutura que não deixa nada a desejar a nenhuma em que já me apresentei. E olha que viajo por todo Brasil”, afirmou o cantor.

Depois, subiu ao palco principal o grupo Calcinha Preta, que incendiou a plateia com seu forró eletrônico. A vocalista Silvânia Aquino ficou feliz ao saber que mais de 60% dos moradores de Cubatão são nordestinos ou descendentes. “O show é melhor, nos sentimos em casa. E a gente acaba trazendo um pedacinho do Nordeste para o público matar a saudade”.

Além das atrações musicais, o Festival abraçou o dia dos cubatenses que puderam conferir apresentações de artistas locais, oficinas de arte e artesanato, brincadeiras matutas e uma Praça de Alimentação de 1800m² com 23 restaurantes, servindo os deliciosos sabores típicos. A cidade cenográfica, reproduzindo uma vila nordestina, deu um charme todo especial à festa. Uma das casinhas foi ocupada com a venda dos produtos da marca Danado de Bom. Muita gente saía de lá com o símbolo do Festival estampado no peito, com as camisetas promocionais. Todo dinheiro arrecadado na loja será destinado ao Fundo Social de Solidariedade.
Bamdamel

Calcinha Preta

Manifestações artísticas com grupos locais rechearam os cinco dias de atrações
Danado de Bom 2012 - No último dia, a prefeita Marcia Rosa estava muito satisfeita com o sucesso do Cubatão Danado de Bom e anunciou que o evento será realizado também em novembro do ano que vem. “O Kartódromo ficou cheio de gente todas as noites. Já temos muitos patrocinadores para 2012 e o Festival abrirá a temporada de verão na Baixada Santista”. Este ano, o Danado de Bom contou com patrocínio da Petrobrás, Usiminas, Vale, Ecovias e apoio da Ypióca, Rede Krill e Itaipava, sendo realizado pela Prefeitura de Cubatão.

Marcia Rosa comentou, ainda, o sucesso do cinema montado no espaço. Com cerca de 60 lugares, o local exibiu quatro sessões diárias e gratuitas. “O público gostou bastante e vimos o quanto o espaço foi ocupado durante o evento. No novo Parque Anilinas há espaço garantido para um cinema. A população gosta e se sentirá feliz”. 

Cubatão realizou um evento de grande porte, atraindo milhares de pessoas, não apenas da cidade, mas de muitos outros municípios da região. A vitalidade dos artistas, que se apresentaram no palco principal, na Praça de Alimentação ou pela arena do Kartódromo, demonstrou exatamente a reflexão que o Festival quer produzir: a alegria, graciosidade e generosidade da Cultura Nordestina, que abraça a todos, estejam essas pessoas no Nordeste ou em uma cidade do litoral paulista. É por isso que Cubatão é mesmo “Danado de bom”! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário