Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



sexta-feira, 16 de abril de 2010

ESTUDANTES PASSEIAM PELA ÉPOCA MEDIEVAL



A “viagem musical” dos alunos da Escola Afonso Schmidt foi conduzida pelo Grupo Rinascita que levou canções renascentistas e barrocas para dentro da sala de aula. É o projeto Concertos Didáticos.

Uma corte real com direito a um rei, rainhas, herdeiros e músicos para compor a trilha sonora dos belíssimos bailes medievais. O cenário que parece nos transportar para alguns séculos atrás foi vivido de perto por estudantes da Escola Estadual Afonso Schmidt, em Cubatão. Nesta quarta-feira (14/3) os mais de 50 estudantes de 12 a 14 anos receberam a visita do Grupo Rinascita de Música Antiga.

Mas levar música de época para crianças e adolescentes requer uma dose extra de criatividade. E para isso, o regente do Rinascita vai pontuando a aula sobre música antiga com histórias de grandes reis e rainhas. Desta vez foi contada a saga do rei Henrique VIII da Inglaterra. Figura marcante, o monarca ficou famoso por ter se casado seis vezes, além de ter rompido com a Igreja Católica e ser um exímio poeta e compositor musical.

Alguns alunos foram escolhidos para interpretar os personagens históricos como próprio rei Henrique VIII e as rainhas Catarina de Aragão e Ana Bolena. E entre uma passagem e outra, o pessoal do Rinascita traziam ritmos da época como a “pavana”, “galharda” e até canções de caráter religioso, onde os músicos cantam também.

O que mais chamou a atenção dos jovens, é claro, foram os instrumentos de época utilizados pelo Rinascita. São violas da gamba, guitarras barrocas, alaúdes, percussão e uma família de flautas doces, tudo réplica de instrumentos utilizados entre os séculos XVI e XVII. Foram feitos artesanalmente após grande pesquisa sobre os períodos da renascença e barroco. E a cada música, uma surpresa: os estudantes descobriram que naquela época, a música era sinônimo de alegria e adoração a Deus, apreciada tanto pela nobreza quanto pelas camadas mais simples da sociedade européia.


O Rinascita investe nos Concertos Didáticos para divulgar o trabalho dos músicos e, principalmente, para formar público. Muitos consideram a Música Antiga elitizada, mas o Rinascita luta para mostrar uma visão diferente: de que para apreciar essa boa música, basta deixar sua imaginação participar também. O Grupo vai continuar a série de Concertos Didáticos. Dias 28/4, 5/5, 12/5, 19/5 e 26/5 os músicos se apresentam novamente no Colégio Afonso Schmidt para alunos de diferentes séries. Escolas e entidades interessadas em receber o Rinascita podem agendar através dos telefones 3362-0848.

Grupo Rinascita: tudo começou em 1974 quando um grupo de professores e alunos do Conservatório Municipal de Cubatão decidiu pesquisar a música medieval e criar um grupo que levasse ao grande público, melodias da época renascentista, canções essas que os músicos aprendiam em sala de aula. Em 1986 foi oficializado como projeto integrante e mantido pela Secretaria de Cultura e Turismo de Cubatão. Hoje o Rinascita conta com 16 integrantes e é o único grupo de música renascentista da região com grande número de participantes e acolhido por uma Administração Municipal.

Texto: Morgana Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário