A Banda Marcial de Cubatão e o Coral Infantil Projeto Renascer dão início a um programa que vai levar educação musical a alunos da pré-escola. O projeto "Música Brasileira para crianças" começa dia 24/8 com duas apresentações: às 14h na Escola Técnica de Música e Dança de Cubatão e às 15h30 na Escola Estadual Lincoln Feliciano (Vila Nova). Os concertos acontecerão sempre às terças-feiras no período da tarde e os colégios interessados em receber o projeto devem agendar pelo telefone 8119-2389.
As músicas que ensinam a molecada a escovar os dentes e comer suas verduras continuam lá, mas desta vez, aliadas às cantigas de cunho infantil, de roda e do repertório brasileiro, tudo em novo formato, cheio de detalhes e com a qualidade técnica da Banda Marcial, já conhecida por todos. O Maestro Alexandre Felipe Gomes é quem coordena o projeto e promete apresentações bastante criativas e divertidas, sempre contando com a participação dos estudantes.
A ideia é estimular nas crianças a capacidade de percepção dessas canções de uma maneira lúdica e prazerosa. "O contato com a música na idade pré-escolar estimula a sensibilidade, imaginação e criatividade. Nosso objetivo é que esses concertos funcionem como uma 'recreação educativa', socializando e desenvolvendo a atenção dessa meninada", explica Milton Custódio, coordenador de eventos da Banda Marcial.
Desde muito pequena a garotada está em contato com a música. A mãe costuma cantar para o bebê, que também ganha brinquedos musicais, e até na mais tenra idade, a meninada já ensaia os primeiros passos de dança ao ritmo da melodia que é sucesso dentro de casa. E o contato com a música justamente na pré-escola facilita o entendimento e aprendizado: é o que os cientistas chamam de "riqueza sensorial". Pesquisas mostram que meninos e meninas que têm contato com a música desde pequenos são bons leitores, capazes de se concentrar melhor e controlar seus movimentos, se socializam facilmente e desenvolvem a autoestima. O projeto "Música Brasileira para crianças" também destaca a versatilidade e empenho social de dois programas desenvolvidos através das políticas públicas do município: Banda Marcial e Coral Infantil Renascer que seguem unindo educação e cultura, valorizando a juventude da cidade.
Texto: Morgana Monteiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário