Edson Souza da Silva agora é percussionista formado pela Banda Escola de Cubatão
A noite desta quinta-feira foi especial para Edson Souza da Silva: ele é o primeiro aluno a se formar pelo Programa Banda Escola de Cubatão – BEC, realizando uma conquista inédita. O jovem completou os 10 módulos de aprendizado em Percussão Erudita propostos pelo Programa. Foram cinco anos de muita dedicação, desde quando ingressou na escola livre de música.
A formatura do jovem músico aconteceu nesta quinta-feira (2/12) à noite, na sala de audições do Conservatório Municipal, gentilmente cedida pela direção. Visivelmente emocionado e acompanhado por uma plateia cheia de professores, parentes e amigos, Edson encantou com canções-estudo da percussão e demonstrou total agilidade e domínio dos instrumentos vibrafone, tímpano, caixa e xilofone em peças solo e outras vezes, acompanhado por outros músicos, também estudantes de violino e piano.
Para o Coordenador Geral do BEC, Maestro Marcos Sadao Shirakawa, a formatura de Edson é um marco na história do Programa. O Maestro parabenizou o músico, agradeceu a presença de todos e desejou uma carreira brilhante ao percussionista, e ressaltou que essa formatura só vem ressaltar a qualidade do ensino oferecido no local. “Estamos radiantes com essa conquista”, afirmou.
Durante esses anos de estudo na música, Edson ingressou na Banda Marcial de Cubatão, através de processo seletivo. Este é, aliás, um dos objetivos do Programa BEC: os Grupos Artísticos de Cubatão com os talentos descobertos na escola, gente que poderá fazer parte, também, da Banda Sinfônica, Cia de Dança, Grupo Rinascita e Coral Zanzalá.
Cubatão, celeiro de talentos – Edson tem uma história muito parecida com tantos outros músicos cubatenses, jovens ou não. Começou a se integrar nesse mundo das Artes ainda no ensino fundamental. Com apenas 11 anos de idade ingressou na Banda de Tambores José da Costa, da qual participa até hoje, repassando o que aprendeu a outras pessoas. Em 2005 iniciou o Curso de Percussão Erudita no BEC porque desejava se profissionalizar. Foi ali que encontrou monitores competentes e verdadeiros amigos: “Meu muito obrigado aos professores Kelly Regina Cabral, Jonatas Rodrigo da Silva e Natali Calandrim. Eles foram muito importantes nesse processo de formação musical e se tornaram grandes amigos meus”, disse Edson.
Da esq. para dir.: Jonatas Silva (percussionista), Edson, Maestro Marcos Sadao (Coord. Geral BEC) e Davi Rosalino (Coord. de Atividades do BEC) |
Texto e fotos: Morgana Monteiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário